Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

"Marcha Imperial" tocada com dois drives de disquete

Não deve ser a primeira vez que posto aqui uma versão da "Marcha Imperial", de "Guerra nas Estrelas", tocada com periféricos antigos de informática.

Aqui, com dois drives de disquete:

Via Gizmodo

Escrito por Rafael Capanema às 15h03

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Windows 8: sincronização com conta de usuário associada a Windows Live ID

Ao criar uma conta de usuário local no Windows 8, será possível associá-la a um Windows Live ID (identificação usada em vários serviços da Microsoft, como Hotmail, Windows Live Messenger e Xbox Live). Em um longo artigo no blog Building Windows 8, a empresa dá mais detalhes sobre isso, com destaque para a sincronização de configurações e aplicativos entre diferentes equipamentos.

Katie Frigon, da equipe Windows User Experience, diz que, ao usar um Windows Live ID com a sua conta de usuário, você poderá (palavras dela, em tradução livre):

  • Associar as configurações do Windows mais comumente usadas à sua conta de usuário. As configurações salvas são disponibilizadas quando você entra na sua conta em qualquer PC com Windows 8. O seu PC ficará configurado exatamente da maneira com a qual você está acostumado!
  • Readquirir facilmente seus aplicativos no estilo Metro em múltiplos PCs com Windows 8. As configurações e o último estado de uso do aplicativo persistem por todos os seus PCs com Windows 8.
  • Salvar credenciais de sign-in (entrada) para os diferentes aplicativos e websites que você usa e retornar a eles facilmente, sem precisar introduzir as credenciais todas as vezes.
  • Entrar automaticamente em aplicativos e serviços que usam o Windows Live ID para autenticação.

Além de detalhar esses itens, o texto de Frigon aborda controle, privacidade e segurança. Abaixo, destaco mais algumas informações do artigo.

  • As informações de sincronização serão armazenadas na nuvem.
  • Infelizmente, a sincronização de configurações e estado de uso de aplicativos – um dos recursos mais interessantes do Windows 8 – só funcionará para programas no estilo Metro (adotado na interface principal do novo sistema operacional). Em outras palavras, inicialmente não será possível sincronizar configurações e estado de uso de aplicativos que não adotam o estilo Metro, o que inclui as versões atuais de todos os programas para Windows 7, por exemplo.
  • Pelo Painel de Controle, será possível configurar quais dados deverão ser sincronizados.
  • Em ambientes com domínio Windows (comuns em muitas empresas), a sincronização será um pouco diferente. Quando o usuário conectar sua conta de domínio a um Windows Live ID, ele poderá decidir quais dados serão sincronizados (entre esse computador e os outros) antes mesmo de a sincronização ocorrer. Recurso especialmente útil para controlar o que deve ficar só nos equipamentos pessoais e o que pode ser usado também nos computadores do trabalho.
  • As empresas poderão controlar o que os usuários poderão sincronizar nos computadores do trabalho. Além disso, credenciais em uma máquina que faz parte de um domínio não serão sincronizadas para outros computadores.
  • O tamanho dos dados transmitidos será “mínimo”, e apenas alguns limites serão impostos – “por exemplo, o tamanho do arquivo da imagem da tela de bloqueio (lock screen)”. As informações armazenadas ficarão separadas de outros dados, como os do SkyDrive, e não consumirão sua cota de armazenamento do Windows Live.

Escrito por Emerson Kimura às 04h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mozilla lança Firefox 7

A Mozilla lançou hoje o Firefox 7. No post sobre a novidade em seu blog, a empresa dá destaque para o fato de a nova versão de seu navegador reduzir significativamente o uso de memória.

Isso, segundo a Mozilla, ficará evidente na abertura de novas abas e quando o usuário clicar em itens do menu e de botões de sites. A empresa diz que a velocidade mais alta em comparação com a antiga versão será notada especialmente quando várias abas estiverem abertas e em sessões de navegação de período prolongado.

Além disso, diz que novas ferramentas do navegador devem facilitar a vida de desenvolvedores e que jogos e animações em HTML5 ficam mais rápidos nele.

Baixe a nova versão do Firefox aqui.

Escrito por Leonardo Luís às 15h39

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Londres terá exposição de fotos feitas com Instagram

 

Entre 21 e 23 de outubro, a galeria de arte East Gallery, em Londres, vai abrigar a exposição My World Shared. Todas as fotos que serão exibidas no evento terão sido tiradas com o aplicativo de captura e edição de fotos Instagram.

A organização do My World Shared foi do IGers London ("IGers" é uma abreviação de "instagramers", algo como "instagramadores"), um grupo de pessoas cuja afinidade é a paixão pelo Instagram. A ideia do evento surgiu no começo do ano, durante o Instameet, um encontro de pessoas de Londres e suas redondezas que apreciam o aplicativo.

Recentemente, o Instagram ganhou uma versão nova.

 

Veja aqui fotos que farão parte da exposição.

Escrito por Leonardo Luís às 20h23

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Saiba como ativar a nova Timeline do Facebook

Já é possível testar a Timeline, uma das novidades anunciadas hoje pelo Facebook na conferência F8, que a Folha cobriu in loco com a correspondente Fernanda Ezabella.

O site de tecnologia TechCrunch publicou um artigo que explica como ativar o recurso. Ele observa que há possibilidade de haver bugs, que inicialmente apenas você verá a sua linha do tempo (“a não ser que você decida o contrário”), que o recurso parece ser desativado quando você faz o login em outra máquina (diferente da usada para ativar a função) e que você precisa ter uma conta “verificada” para um dos passos – “o que significa que você precisa de um número de cartão de crédito ou telefone conectado à conta”.

Eis uma tradução livre do tutorial passo a passo publicado pelo TechCrunch:

1. Faça login no Facebook.

2. Ative o “developer mode” (modo de desenvolvedor), se você ainda não o fez. Para isso, digite “developer” na caixa de busca, clique no primeiro resultado (que deve ser um aplicativo feito pelo Facebook, com centenas de milhares de usuários) e adicione o aplicativo.





3. Vá ao “developer app” (aplicativo de desenvolvedor) (se o Facebook não o colocou lá automaticamente, ele deve aparecer na sua barra de ferramentas à esquerda).

4. Crie um novo app (não se preocupe – você não o enviará para alguém vê-lo ou usá-lo). Dê ao seu novo app qualquer “display name” e “namespace” que você quiser. Leia e concorde com a “Platform Privacy Policy” (políticas de privacidade da plataforma). É neste passo que você precisa ser um usuário verificado (esse processo pode demorar alguns minutos).







5. Confira se você está na tela de configuração principal do seu novo app. Você deve ver o nome do seu app quase no topo da página.

6. Procure o menu “Open Graph” e clique em “Getting Started”. Crie uma ação de teste para o seu app, como “read” a “book” (“ler” um “livro”), “eat” a “sandwich” (“comer” um “sanduíche”) ou “kiss” a “girl” (“beijar” uma “garota”).





7. Isso deve levá-lo a uma página de configuração de tipo de ação. Mude algumas das configurações principais (eu mudei o passado de “read” para “redd” – de novo, apenas você pode ver isso, a não ser que você teste e envie o seu aplicativo ao diretório público) e passe pelas três páginas de configurações.





8. Espere de 2 a 3 minutos.

9. Volte à sua tela inicial do Facebook. Um convite para testar a Timeline deve aparecer no topo da página. Clique em “Get It Now”.



Colaborou Rafael Capanema

Escrito por Emerson Kimura às 19h01

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça o MegaPad, um tablet gigante

O desenvolvedor Martin Drashkov fez um protótipo de um tablet de 23 polegadas que roda o sistema operacional Android, do Google.

Segundo ele, a criação é o "próximo passo lógico" depois do iPad.

Veja o vídeo que ele divulgou com o Google Earth e outros programas rodando no tablet gigante:

Escrito por Leonardo Luís às 15h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fantasias de Angry Birds

Em pré-venda na loja Costume Discounters, nos EUA.

Tem também para bebês achatados (alô, Photoshop Disasters):

Via Cult of Mac

Escrito por Rafael Capanema às 15h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Gangstar Rio leva tiroteio e perseguição para celulares e tablets

Gangstar Rio, da Gameloft, é um jogo que conta a jornada de um homem que tinha tudo o que desejava (mulheres, dinheiro, fama) e que perdeu tudo depois que seu carro explodiu num atentado. 

O enredo simples dá espaço então para um sujeito desfigurado pelo fogo e sedento por vingança. Nas ruas do Rio de Janeiro, o personagem pode usar diversos tipos de armas (desde pistolas e espingardas até metralhadoras e bazucas), roubar carros e passar por cima de quem for para caçar os culpados pela tentativa de assassinato. 

A premissa faz lembrar o jogo GTA, da Rockstar, onde o jogador também assume o papel de um bandido e comete todos os tipo de atrocidades para ganhar moral e progredir na vida do crime.

Gangstar Rio estará disponível "em breve" apenas para dispositivos com Android e iOS, segundo a empresa responsável pelo jogo. 

Veja abaixo o trailer do game, com direito a tiroteiro nas calçadas da praia de copacabana:

 

Escrito por Alexandre Orrico às 18h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Larry Page não posta publicamente no Google+ há um mês

Faz mais de um mês que Larry Page, executivo-chefe do Google, não posta publicamente no Google+. No começo das atividades da rede social, ele postava publicamente com frequência, divulgando fotos pessoais e links que achava interessantes.

A ausência de Larry Page, que tem mais de 300 mil seguidores no Google+, foi constatada por Paul McNamara, do Network World, que publicou um artigo sobre o assunto.

O problema, segundo ele, não é o fato de um executivo ocupado como Larry Page ficar sem postar por um grande tempo, mas sim a ausência completa depois de um período de postagem frequente.

McNamara perguntou ao Google o motivo disso. A empresa respondeu que não fala sobre perfis individuais, mas ressaltou que algumas das atividades do Google+ podem ser feitas entre círculos privados, e que os usuários, por enquanto, tendem a fazer mais isso do que a compartilhar conteúdo publicamente.

Escrito por Leonardo Luís às 16h08

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

George Costanza e sua carteira obesa em comercial do Google

George Costanza, personagem interpretado por Jason Alexander em “Seinfeld”, é a estrela do novo comercial do Google Wallet, serviço de carteira eletrônica que permitirá o pagamento de compras com o telefone celular.

O vídeo, intitulado “Our first Google Wallet customer” (nosso primeiro cliente do Google Wallet), mostra George com sua carteira ridiculamente gordona – que ficou famosa em “The Reverse Peephole” (o olho mágico invertido), lembra Alexia Tsotsis, do TechCrunch. No episódio, o 12º da nona temporada de “Seinfeld”, Kramer e Newman colocam um olho mágico invertido na porta de seus apartamentos e George ganha um problema nas costas por causa da volumosa carteira.

Escrito por Emerson Kimura às 21h37

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Nome de novo serviço de edição de vídeo não soa bem a lusófonos

Antes de dar um nome a um serviço de edição de vídeo on-line colaborativo, certifique-se de que, na língua portuguesa, ele não soe como a palavra que define a "mistura composta do dejeto de animais (ger. gado eqüino e bovino) e da palha fermentada que serviu de cama nos estábulos".

Via VentureBeat

Escrito por Rafael Capanema às 17h54

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Disposição dos nomes do memorial do 11/9 foi feita com algoritmo

Os nomes exibidos no novo memorial do 11/9, no local onde ficavam as duas torres do World Trade Center derrubadas em Manhattan em 2001, foram organizados por meio de um algoritmo baseado nas relações pessoais e profissionais que as vítimas dos ataques tinham entre si, de acordo com um artigo da revista "Scientific American".

Os algoritmos foram elaborados pela empresa de design de mídia Local Projects, com a ajuda de uma linguagem open-source chamada Processing, segundo a CNET.

Não há organização alfabética dos nomes, e o mural do memorial não exibe divisões por categoria. À primeira vista, a disposição dos 2.983 nomes das vítimas parece aleatória.

A "Scientific American" dá um exemplo concreto de como o algoritmo ajudou a organizar o memorial: os 704 nomes das vítimas que trabalhavam no banco de investimento Cantor Fitzgerald estão juntos no mural.

Escrito por Leonardo Luís às 19h22

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Desenvolvedor é confundido com PJ Harvey no Twitter e recebe 2.000 mensagens de parabéns

Akira Suemori/Associated Press

Nesta terça-feira (6), o celular do desenvolvedor inglês Philip John Harvey não parava de apitar com notificações de menções no Twitter.

O motivo: o nome de usuário dele no serviço é @pjharvey, mesma alcunha da cantora e compositora que, naquela noite, ganhara o Mercury Prize.

"Eu estava na cozinha, fazendo o meu jantar, quando meu celular começou a tocar. Ele me notifica quando alguém me menciona, o que acontece muito raramente porque sou apenas um cara normal no Twitter", contou à BBC o desenvolvedor, que diz ter recebido mais de 2.000 mensagens com congratulações pelo prêmio musical.

Lembrei de Sarah Law Wu, a @sarney, que tuitou o seguinte em fevereiro deste ano: "Pessoas do Brasil, pelo amor do doce bebê Jesus, eu não sou José Sarney."

Em tempo: PJ Harvey, a musicista, não usa o Twitter.

Escrito por Rafael Capanema às 18h14

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site vende versão restaurada de Polaroid dos anos 1970

A Photojojo está vendendo modelos restaurados da bela Polaroid SX-70, que parou de ser produzida em 1977, a US$ 290.

Via Gizmodo

Escrito por Rafael Capanema às 18h13

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Danilo Gentili será protagonista de jogo para iPhone e iPad

A Monster Juice, desenvolvedora brasileira que acabou de ser comprada pela também brasileira FingerTips, vai lançar um jogo para iPad e iPhone com o humorista Danilo Gentili como protagonista. Abaixo, o trailer de divulgação:

Segundo Breno Masi, sócio-fundador da FingerTips, o jogo terá cinco fases, inicialmente. "No começo, o Danilo está no palco do Comedians fazendo um show. Ele faz uma piada que revolta todo o mundo. Ele apanha dos políticos, dos seguranças... Aí, entra no eBay e compra uma máquina de clone, para ninguém saber qual Danilo é o verdadeiro. O jogo são esses vários Danilos tentando escapar dos inimigos."

Masi diz que O Mundo vs. Danilo Gentili terá opções de compras de fases e adicionais, que devem custar entre R$ 0,99 e R$ 4,99. Seguirá, portanto, o conceito de "freemium" --modelo de negócio em que a empresa oferece um jogo de graça, mas cobra por recursos adicionais. Além de arrecadar dinheiro com esses opcionais, O Mundo vs. Danilo Gentili será patrocinado por algumas marcas.

Haverá interação entre usuários. Cada jogador poderá controlar vários Danilos Gentilis diferentes. Entre os principais inimigos de Danilo Gentili estarão políticos, ex-BBBs, seguranças, "ativistas de tudo quanto é tipo" e pessoas que frequentam seu show no Comedians.

O jogo será lançado na primeira quinzena de outubro.

Escrito por Leonardo Luís às 18h55

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Acessório para iPad 2 promete aperfeiçoar gravação de vídeo

A câmera traseira do iPad 2 não é grande coisa, mas deve melhorar bastante se você acoplar a ele um Makayama Movie Mount e acessórios como lentes, microfone e tripé.

Para entender como funciona, dê uma olhada no vídeo abaixo:

Em pré-venda, o Makayama Movie Mount custa US$ 69,95 (não inclui lente, microfone nem tripé).

Via 9to5Mac

Escrito por Rafael Capanema às 20h26

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.