Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Caneta esferográfica captura rascunhos em formato digital

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do Inkling, sistema com uma caneta esferográfica capaz de capturar uma cópia digital do desenho que está sendo produzido.

"Além de capturar o desenho traço por traço, o Inkling permite que você crie camadas em arquivos digitais enquanto você desenha no papel", diz o site da Wacom, fabricante do Inkling.

Qualquer papel pode ser usado no processo. O sensor da caneta armazena os dados, que podem ser acessados por conexão USB em programas como o Photoshop e o Adobe Illustrator.

Não é a primeira vez que uma empresa relacionada ao campo da tecnologia usa o nome Inkling para um produto. Um aplicativo para iPad que funciona como plataforma para livros didáticos interativos também tem esse nome.

Escrito por Leonardo Luís às 16h57

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja curta-metragem baseado no jogo Portal

Você conhece o jogo Portal?

Nele você encarna Chell, uma mulher que acorda numa cela e tem à disposição apenas uma arma, a Portal Gun, para criar portais dimensionais. Por meio deles você pode se teletransportar para superar obstáculos e resolver enigmas.

O game, lançado em 2007 para Xbox 360, Playstation 3, PC e Mac, foi bastante elogiado pela crítica e bem recebido pelos consumidores.

Tem uma versão em flash que pode ser jogada aqui.

Dan Trachtenber, um cineasta norte-americano, produziu um curta-metragem muito bem feito baseado no jogo:

 


Não é a primeira vez que alguém faz, por conta própria, um vídeo que tenha como inspiração um game. O usuário do YouTube Zotarkill subiu, há cinco anos, um trailler do que seria uma 'adaptação' caseira do clássico jogo PacMan para as telonas:

Escrito por Alexandre Orrico às 20h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Aplicativo para descobrir restaurantes é lindo

Que coisa mais linda é o Ness, novíssimo aplicativo para iPhone que promete recomendar restaurantes com base nas suas preferências gastronômicas --uma espécie de Pandora (de recomendação musical) da gastronomia, segundo o GigaOM.

É uma pena que ele não esteja disponível na App Store brasileira.

Escrito por Rafael Capanema às 20h51

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

iPhone 5 imaginário tem tela holográfica

Um vídeo postado no YouTube pela conta AatmaStudio mostra um iPhone 5 imaginário. O aparelho é mais fino que o atual, tem teclado a laser e uma tela holográfica. Veja abaixo:

Escrito por Leonardo Luís às 21h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Botão +1, do Google+, ganha novas funções

 

O botão +1 do Google, semelhante ao Curtir do Facebook, ganhou novas funções, conforme anunciou o blog do Google.

Agora, o usuário poderá clicar no +1 para compartilhar o conteúdo diretamente com seus Círculos do Google+ --como são chamados os grupos de compartilhamento criados pelos usuários do Google+-- e adicionar seus comentários sobre o conteúdo. O que for compartilhado aparecerá na timeline do Google+.

Outra funcionalidade relacionada ao botão +1 é que ele criará "snippets" --quando o usuário compartilhar um conteúdo com o +1, imagens associadas a links e a pequenos textos serão automaticamente vinculadas à postagem.

As novidades serão liberadas aos poucos para os usuários. Quem quiser testá-las imediatamente pode se inscrever aqui.

Escrito por Leonardo Luís às 19h43

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Extensão do Chrome reúne num só link todas as abas abertas

O Tabulate, extensão para o Chrome, reúne todas as abas abertas no navegador em um único link. Com a extensão instalada, basta clicar no ícone dela para criar o link.

O Tabulate cria um endereço que armazena uma lista das abas abertas. Além disso, grava uma espécie de galeria das abas, em que cada aba é uma página.

Com as abas das reportagens do Tec sobre a feira de jogos Gamescom abertas, montei um exemplo do uso do Tabulate.

A lista das páginas você pode ver aqui, se usar Chrome ou Firefox (no Internet Explorer, as abas vão abrir em janelas separadas). Clique em "Open all links at once" para abrir tudo de uma vez.

A galeria criada pelo Tabulate está aqui.

Escrito por Leonardo Luís às 17h08

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

No iPad 2, webOS é duas vezes mais rápido do que no TouchPad

Segundo fontes do The Next Web, os engenheiros da HP colocaram o webOS para rodar em um iPad 2. O resultado diz muito sobre o hardware do TouchPad: a velocidade do sistema dobrou no tablet da Apple.

A divisão do webOS inclusive teria comemorado a descontinuação do TouchPad e dos smartphones da linha Pre. Segundo a fonte, o hardware oferecido pela HP impedia o desenvolvimento de novas ideias – a empresa teria comprado o hardware do TouchPad quando comprou a Palm, há mais de um ano, em tempos em que processadores de 1 GHz ainda eram um projeção do futuro.

John Gruber, do Daring Fireball, recebeu a notícia com ceticismo: "não duvido que o hardware do iPad seja melhor, mas se é tão fácil enfiar o webOS no iPad, por que os hackers especializados em jailbreak ainda não o fizeram?".

Mas como os engenheiros colocaram o webOS no iPad? Segundo o site, o sistema operacional foi rodado como um web-app no iPad 2. Para Gruber, é difícil acreditar que um sistema operacional rodando dentro do MobileSafari seja mais rápido do que em um hardware próprio.

Mesmo com dúvidas, se a ideia de licenciar o webOS para uso em outros smartphones e tablets é real, eis um belo indício de que ainda há futuro para a plataforma.

Escrito por Leonardo Martins às 16h07

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja cartum de Arnaldo Branco sobre fotografia digital

Amanhã, 19 de agosto, é o Dia Mundial da Fotografia, data que inspirou a edição especial de Tec publicada ontem.

Encomendamos a Arnaldo Branco dois cartuns sobre o assunto: um que ilustra este post e outro, sobre o Instagram, que você vê aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 17h59

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Microsoft parabeniza Linux pelos 20 anos de vida

Entre 1991, ano em que Linus Torvalds e outros desenvolvedores terminaram o código do Linux, e 2011, quando o software completa 20 anos, a relação entre o sistema operacional aberto e a Microsoft, criadora do Windows, foi em geral conturbada. Mas isso vem mudando nos últimos anos: hoje, por exemplo, a Microsoft enviou o vídeo acima para Jim Zemlin, executivo-chefe da Linux Foundation. Ele foi exibido em sua apresentação no LinuxCon.

As empresas já se alfinetaram diversas vezes e Steve Ballmer, hoje executivo-chefe da Microsoft, já chegou a chamar o Linux de "câncer" em 2001. Mas nos últimos anos, as empresas têm colaborado entre si para desenvolvimento de código. Enquanto o Linux usou colaboração da Microsoft para resolver questões da virtualização do Hyper-V, a Microsoft utilizou soluções da Apache Software Foundation, baseada em código livre, diversas vezes. Mas, apesar do humor do vídeo, Zemlin lembra que a Microsoft ainda tem processos contra o Linux por quebra de patentes.

Apesar de ter sido concluído oficialmente em 1991, o Linux já estava em gestação há muito tempo: em 1969, o sistema Unix foi criado nos laboratórios da AT&T e da Bell Labs por quatro funcionários. Mais para frente, em 1983, o lendário Richard Stallman começou o desenvolvimento de um software baseado em Unix, que culminou, em 1985, com a criação da Free Software Foundation e do GNU GPL. Mas nenhuma tentativa foi tão bem-sucedida quanto a criação de Torvalds.

Hoje, após duas décadas de desenvolvimento, os usuários de Linux continuam apostando na plataforma, como prova o número alto de downloads da última versão do projeto GNOME. Parabéns, Linux.

(via Ars Technica)

Escrito por Leonardo Martins às 17h51

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Botões úteis do Google Maps para Android estão de volta

Se você tem um celular com Android, recomendo que atualize agora o aplicativo do Google Maps para a versão atual, a 5.9.0, lançada nesta terça-feira (16).

Por quê? Porque os extremamente úteis Bubble Buttons (botões de bolha), que haviam sido removidos na versão 5.0, estão de volta.

Eles funcionam assim: você faz a busca pelo nome de um estabelecimento e, se ele for encontrado, surgirá um botão com duas opções laterais --uma para ligar para o lugar e outra para inicar a navegação GPS até lá. Muito prático.

O recurso ainda é experimental (coisas do Google...) e precisa ser ativado manualmente da seguinte forma:

  1. Abra o Google Maps
  2. Pressione o botão físico Menu
  3. Selecione Mais
  4. Pressione Google Labs
  5. Selecione Botões de Bolha

Reprodução

Botões de bolha com as opções de ligação (ícone verde) e navegação GPS (ícone azul)

Escrito por Rafael Capanema às 00h19

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Robô cantora lê partituras musicais

O belo rosto acima é de uma robô cantora.

Além da aparência, uma particularidade dela em relação a outros robôs cantores (como esta aqui) é a capacidade de ler partituras musicais.

Ela detecta o ritmo, o tom e as letras e sintetiza o canto a partir disso. Também está sendo programada para reproduzir algumas expressões faciais e interagir com humanos, segundo o site da revista "New Scientist", que tem um vídeo sobre a robô.

A criação é do professor Chyi-Yeu Lin, da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Taiwan.

Escrito por Leonardo Luís às 19h16

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Firefox 6 oficial chega amanhã, mas você já pode baixar versão beta hoje

O lançamento oficial é amanhã (16), mas caso você já queira explorar o novo navegador da Mozilla, a empresa já disponibilizou o link para download do Firefox 6.

A interface continua semelhante ao antecessor, mas o ganho em velocidade, que a Mozilla diz ser de 20%, foi sensível em nossos primeiros testes. Mesmo com o lançamento da sexta versão, há rumores de que o sétimo Firefox chegue até o final do ano.

Amanhã, às 16 horas, a versão oficial será liberada. Assim, usuários poderão atualizá-lo a partir do próprio navegador. Por enquanto, se você estiver muito curioso, é só clicar aqui e baixar a versão em português do novo Firefox.

Atualização: um porta-voz da Mozilla disse ao VentureBeat que, apesar de a versão 6 já estar disponível no FTP da empresa, o download que será liberado amanhã. "Apesar de ficarmos felizes com a empolgação sobre o lançamento do Firefox, esta versão não é final e ainda está passando pelos últimos testes".

Mas, como frisa o VentureBeat, já que a versão nova chega amanhã, espere algo muito semelhante ao disponível atualmente.

Escrito por Leonardo Martins às 17h43

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Por que os sites de restaurantes são horríveis?

Animações em Flash, músicas que começam a tocar automaticamente... Tom Bohan, do site Menupages, responde à "Slate":

Digamos que você é um designer e tem que demonstrar um site que lhe tomou dois meses de trabalho. Seu cliente é alguém com 50 e poucos anos que comanda um restaurante e não é muito ligado em tecnologia. O que vai impressioná-lo mais: algo com música e imagens em movimento, algo que parece ser muito chique para alguém que não entende de otimização da web para uso de consumidores; ou se você mostrar a ele um site simples, que apenas lista todas as informações? Aposto na primeira opção --ele vai achar ótimo e que se trata de dinhero bem gasto.

Leia a íntegra aqui, em inglês.

Escrito por Rafael Capanema às 23h39

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Aplicativo para iPad tem 45 mil livros do século 19

O aplicativo para iPad British Library 19th Century Collection tem cerca de 45 mil livros do século 19 do acervo da British Library, uma das maiores bibliotecas do mundo, localizada em Londres.

Captura de tela do aplicativo British Library 19th Century Collection

O aplicativo tem reproduções das páginas originais dos livros, que foram todas escaneadas. Há títulos em inglês, português, italiano, espanhol, holandês e norueguês.

As páginas carregam rápido, e as reproduções são em resolução alta. O alcance do zoom é suficiente para ler a maioria dos livros de forma confortável, mas, em alguns, especialmente em livros com páginas grandes, as letras ficam pequenas até no zoom máximo.

Escrito por Leonardo Luís às 18h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça o Graphicly, o 'YouTube dos quadrinhos'

Para quem gosta de HQs, o Graphicly é um ótimo serviço. Baseado em HTML5, já é conhecido nos EUA como o "YouTube dos quadrinhos", por permitir a visualização on-line das histórias, pelo navegador. 

O Graphicly também disponibiliza códigos "embedáveis" para que qualquer um publique as revistas -- que vão desde editoras consagradas, como a Marvel, até pequenas editoras independentes-- em blogs ou sites. 

Há espaço também para você montar sua biblioteca virtual de quadrinhos, discutir com outros membros e deixar comentários ou indicações nas revistas que você leu. Você pode ainda ler os quadrinhos em tablets ou celulares, e há bastante coisa gratuita para quem quer conhecer sem gastar dinheiro. :)

O Graphicly aceita login com sua conta de Facebook. O pagamento das revistas pode ser feito com cartão de crédito internacional.

Escrito por Alexandre Orrico às 19h15

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Microfone oferece experiência imersiva de audição

O áudio do vídeo abaixo foi captado com o 3D Mic Pro, da Mitra, um microfone 3D cuja proposta é oferecer uma experiência imersiva de audição. Segundo a descrição, o único programa usado para a edição do vídeo foi o Adobe Premiere CS5.

Há mais demonstrações no site da empresa.

Escrito por Leonardo Luís às 15h42

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O mundo hacker no início dos anos 80

Um Steve Wozniak com cara de bebê aparece no documentário Hackers, gravado em 1984. Além dele, firguras como Andy Hertzfeld, Bill Atkinson, Lee Felsenstein, Richard Stallman, Richard Greenblatt e Steven Levy protagonizam esse documentário que tinha a intenção de desmistificar os 'geeks' que passavam horas na frente do computador:

Escrito por Amanda Demetrio às 20h02

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.