Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Netqueta - ou um sutil guia comportamental em redes sociais

Pequeno preâmbulo: 2011 se aproxima e, com ele, os meus sinceros votos de um excelente ano a todos os leitores da Folha, sempre presentes e atentos conosco. Vocês fazem parte das nossas vidas, cobrando, elogiando e fiscalizando o serviço jornalístico que, como qualquer outra atividade humana, também comete seus pecadilhos. Sem vocês, não seríamos nada! Obrigada por tudo. (:

O termo “netqueta” foi cunhado lá pelo final dos anos 90, quando o “boom” da internet ganhava escopo no Brasil com listas de internet e fóruns de discussão, com gente cujos interesses eram afins. Mérito do amado ciberespaço.

O demérito, entretanto, acabou criando um neologismo que funde o sufixo net, de internet, com um pedaço da palavra “etiqueta” (do francês étiquette, apropriado pela burguesia do país para indicar qual a conduta correta para determinada ocasião).

E no que consiste a netqueta? É uma maneira de registrar certas condutas em redes sociais e locais semelhantes no ciberespaço, de modo que não incomode os demais.

Mais ainda, que não prejudique o próprio internauta --lembre-se: empresas checam as redes sociais em busca de “antecedentes” dos futuros profissionais ou candidatos a emprego. Já faz parte da cartilha de consultorias, e da própria internet.

Então, antes de postar aquela foto de lingerie um tanto quanto, hum, “sensual”, no seu Facebook, Twitter ou Orkut, dê uma lida rápida nas dicas dadas aqui embaixo (com a honesta colaboração de grandes amigos do meu próprio perfil no site de Mark Zuckerberg).

- Evite colocar fotos simulando nudez, ou fotos de roupas íntimas. Não é sexy, é exposição demais --redes sociais também são como um encontro entre pessoas, então é como se você tirasse a roupa em um ambiente público. Lembre-se da capacidade de multiplicação da internet! Você pode se arrepender daqui a alguns anos, mas o Google pode continuar expondo essas fotos quando se busca pelo seu nome. Fotos de nudez explícita, nunca. Lembre-se: existem brechas em sites sociais que, inclusive, permitem o compartilhamento de imagens com pessoas que não são suas amigas por lá.

- Pule as descrições e pormenores de sua vida, em qualquer rede. As pessoas não se interessam por isso, e você cai no risco de ganhar um “hide” ou um “unfollow” dos seus amigos virtuais.

- Fotos de balada, fazendo pose de "poderoso", "jet-setter" ou "insider" podem dizer bem o oposto disso. Be careful!

- Não vale postar ensaios fotográficos amadores, feitos na escada de incêndio do seu prédio ou na sala de casa. Pelo simples fato de que não é bom ou bonito, é amador, por mais que você seja o Brad Pitt (ou Angelina Jolie, tanto faz)! Mas atenção: ensaios divertidos, com bom-humor e bom-senso sempre são bem-vindos.

- Diga não ao Photoshop. Retoques malfeitos podem ressoar pior do que uma beleza natural.

- Repudie fotos de si próprio no espelho e fotos de si mesmo sem olhar para a câmera. É meio forçado...

- Evite frases de efeito da Clarice Lispector. É uma grande escritora, sim, mas a leia antes. Conheça. Muito do que se difunde como sendo de sua autoria não é.

- Dentro disso, não tente impressionar demonstrando conhecimento sobre coisas que você não domina. Não é feio não saber das coisas. Sócrates, um dos filósofos mais brilhantes da nossa história (e era analfabeto, vejam só), resume: “só sei que nada sei”. Não é clichê, é real.

- Não tire foto de qualquer coisa e poste em redes sociais. Uma samambaia que é empolgante para um não é, certamente, para muitos outros.

- Saia fora de descrições minuciosas sobre as suas viagens. Seja sucinto. E poste um monte de fotos depois, elas falam por si só. Acessa somente quem quiser vê-las. E fim de papo.

Lembrando que são dicas, não mandamentos. Longe de qualquer pretensão, é só para que você tenha uma atividade saudável na rede. Se você discorda de mim, tudo bem. O que importa é ser como se é, vivendo da melhor forma possível. E um ótimo 2011 para todos!

Agradecimentos: a todos que participaram do brainstorm via meu Facebook! <3

Escrito por Marina Lang às 19h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Filtre chatos do Twitter sem precisar dar unfollow neles

A situação é comum entre entusiastas do Twitter: você começa a seguir uma pessoa e logo descobre que ela fica o tempo todo tuitando piadas ruins e observações cretinas, inundando sua timeline com bobagens ininterruptas.

Fica chato dar unfollow se você conhece o sujeito pessoalmente. O jeito é tolerar os tuítes idiotas eternamente, certo?

Bem, não mais: o maravilhoso complemento Tweetfilter permite fazer os chatos desaparecerem da sua timeline sem que você precise dar unfollow neles.

Para instalá-lo no Google Chrome, basta ir a este endereço e clicar em Install. No Firefox, é preciso antes instalar o complemento Greasemonkey, reiniciar o navegador, ir ao site e, finalmente, clicar em Install (é por essas e outras que migrei do Firefox para o Chrome, mas isso é assunto para um outro post).

Depois de instalado o Tweetfilter, você deve atualizar a página do Twitter. Na barra da direita, é possível gerenciar os filtros e as diversas opções do complemento. Para filtrar alguém, basta passar o mouse sobre um tuíte dela, clicar em Add to filter e no nome do usuário. Também dá para filtrar uma pessoa preenchendo o campo + Add to filter, à direita, escrevendo o nome do usuário precedido por duas arrobas e dando Enter (exemplo: @@pentelhodotwitter + Enter).

Vale lembrar que o Tweetfilter só funciona no novo Twitter.

Dá até para filtrar perfis que você não segue. Assim, você não verá tuítes deles se alguém que você segue os retuitar.

Filtrar pessoas na timeline sem parar de segui-las --sugiro o nome "unfollow covarde"-- é um recurso pelo qual há tempos eu ansiava e que, espero, seja implementado oficialmente pelo Twitter.

O lado ruim do Tweetfilter é que, se você costuma acessar o Twitter no celular ou em programas como o TweetDeck, continuará vendo o fluxo de bobagens das pessoas que baniu: o filtro só funciona se você acessa o Twitter pelo twitter.com, e só se você estiver usando um navegador com o Tweetfilter instalado e configurado.

Além de filtrar pessoas, é possível aplicar uma série de melhorias ao Twitter com o Tweetfilter, como realçar replies para você, exibir tuítes novos automaticamente, mostrar se as pessoas que você segue seguem você e ver na timeline qual serviço foi usado para publicar os tuítes (no novo Twitter, é preciso clicar no tuíte para ver essa informação).

Posso dizer que, depois do Tweetfilter, minha experiência no Twitter ficou muito mais agradável.

Escrito por Rafael Capanema às 13h15

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Loja americana expõe celular gigante de 42 polegadas

Se você acompanha tecnologia, deve ter notado a onda de smartphones gigantes, como o Droid X, da Motorola, e o Evo 4G, da HTC, ambos com tela de 4,3 polegadas.

Pois você não viu nada: este Nexus S, novo celular do Google fabricado pela Samsung, tem 42 polegadas e funciona normalmente.

O celularzão está exposto em uma loja da rede Best Buy, em San Carlos (EUA).

Jason Kincaid, do TechCrunch, passou por lá e fez um vídeo. Veja aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 16h17

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Aplicativo para iPhone faz tradução com realidade aumentada

Enquanto você lê este post, executivos do Google provavelmente discutem a aquisição da empresa Quest Visual para aprimorar seu --já impressionante-- Google Goggles.

A Quest Visual criou o aplicativo para iPhone Word Lens. Assim como o Goggles, ele usa a câmera do celular para traduzir textos do mundo real. Mas com uma diferença: enquanto o Goggles escaneia a imagem, faz o reconhecimento de caracteres, processa a tradução em seus servidores e, só depois disso, entrega o resultado em forma de texto, o Word Lens mostra a tradução automaticamente na tela, no lugar do texto original, à la realidade aumentada.

Mais clara do que a minha explicação torta é o vídeo de demonstração:

Infelizmente, o Word Lens só faz tradução do inglês para o espanhol, e vice-versa.

O programa é gratuito, mas é preciso comprar os dicionários inglês-espanhol e espanhol-inglês, a US$ 5,99 cada um. A parte boa é que não se requer conexão à internet para fazer as traduções.

Escrito por Rafael Capanema às 20h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O futuro de Mario e sua turma

Há entusiastas da nova geração de games para os quais saltitar entre plataformas e pular na cabeça dos inimigos para derrotá-los simplesmente não é suficiente; o legal é pegar uma arma de fogo e meter bala em tudo o que aparece pela frente.

Pensando nisso, o canal The Game Station, no YouTube, especializado em informações e vídeos humorísticos sobre games, publicou um pequeno trailer, muito bem feito e divertido, sobre um possível futuro para o encanador Mario e sua turma.

Nele, os irmãos Mario e Luigi são criminosos de primeira e entram numa guerra regada com brigas, vocabulário adulto e muita violência, no melhor estilo Grand Theft Auto.

Ainda assim, pululam referências aos games clássicos do personagem, como o fato de 100 moedas serem suficientes para "comprar" uma vida extra e a famosa frase "A princesa está em outro castelo!", do primeiro Super Mario Bros, lançado em 1985.

Os inimigos --Goombas, Koopa Troopas, Shy Guys, Bullet Bill, Hammer Brothers e o próprio vilão Bowser-- foram humanizados para se adaptarem ao enredo.

Seria esse o destino dos games do bigodudo? Confira o ótimo resultado no vídeo abaixo (em inglês):

 

 

Escrito por Luiz Gustavo Cristino às 17h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mozilla adota dois filhotes de panda vermelho para promover o Firefox 4

Para garantir o sucesso de seu novo Firefox 4, a Mozilla usa táticas que vão além das funcionalidades do navegador.  A empresa anunciou no início do mês que adotou 2 pandas vermelhos que nasceram no zoológico Knoxville, no estado do Tennessee, Estado Unidos.

Os pandas vermelhos são conhecidos como firefoxes (raposas de fogo) naquele país. Estão em extinção e são o símbolo do browser. Para estimular o download do Beta da quarta versão do programa, a Mozila promete implementações para o lar dos pequenos irmãos adotados, Spark e Ember. Uma estrutura para exercícios físicos já foi montada graças ao empenho dos usuários.

Dá para ver ao vivo os pandas no site Firefox Live. Os bichinhos são muito ativos durante a parte da tarde e você pode escolher diversas câmeras instaladas na casa montada pela Mozilla.

Escrito por Alexandre Orrico às 11h39

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Uma odisseia de memes brasileiros

Quantos você consegue identificar?

A obra é de Rafael Nelvam, também responsável pelo comovente dueto de Dilma Rousseff e José Serra em auto-tune.

Escrito por Rafael Capanema às 02h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Brasileiro testa notebook com Chrome OS

No último dia 7, uma terça-feira, eu estava na redação da Folha acompanhando a transmissão ao vivo do lançamento do Chrome OS, sistema operacional do Google.

Durante o evento, os engenheiros do Google divulgaram o link com o formulário para interessados em receber para teste um Cr-48, notebook-protótipo com o sistema. O problema é que eles só mandariam o aparelho para residentes dos EUA.

Lembrei imediatamente de meu amigo Rafael Gaino. Ele mora em San Francisco e é diretor de programas da agência de publicidade DOJO e programador nas horas vagas. Criou dois aplicativos de iPhone: o Pet Pic e o 5 O'Clock.

Poucos segundos depois da divulgação do link, um tanto incrédulo, inscrevi o Rafael para receber um notebook.

Pois adivinhem o que chegou à casa dele na sexta-feira (10), meros três dias depois?

Rafael Gaino

Pedi para o Rafael escrever sobre a experiência. Aí está:

 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o Chrome Notebook é um protótipo. Ninguém que o recebeu pagou um centavo, nem ao menos pelo envio. É uma prova de conceito de software, não de hardware, e como tal é excelente.

Mesmo assim, o acabamento é ótimo, muito parecido com os saudosos MacBooks pretos. Ele possui bordas arredondadas e o estilo é simples e minimalista, como o Google sempre faz. O material é uma espécie de borracha que dá uma boa impressão de resistência e conforto. Ele possui uma saída VGA que me parece dispensável, uma porta USB e saída para fones de ouvido. Um fato interessante é que a tecla Caps Lock foi removida e substituída por uma tecla Search (busca), que abre uma nova aba no navegador pronta para pesquisa. O trackpad é multitoque e sem botões, também como os MacBooks, porém a resposta não é boa e muitas vezes frustrante. 

Mas esses problemas desaparecem quando você enxerga o Chrome Notebook como o que ele é: um computador feito para a internet e determinado a ser o mais simples possível. Assim que o liguei pela primeira vez tive apenas que indicar a senha para a rede Wi-Fi, minha conta Google e pronto, estava pronto para usar. E a melhor parte: ao abri-lo novamente depois de fechar e colocá-lo em modo de hibernação, a reativação é imediata. O Google diz que ele ativa novamente em 1,2 segundos, mas a verdade é que é imediato. Vai ser difícil usar outro computador depois disso. 

Acima de tudo, o ponto mais importante provado pelo Chrome OS é que é possível trabalhar em um computador que não possui nenhum software além do navegador. Pode não ser novidade, mas até agora ninguém tinha utilizado um computador que não possui nenhum programa além do Chrome.

Durante o tempo que o utilizei como meu computador principal, encontrei poucos obstáculos. Edição de imagens, videochamadas, criação de documentos, apresentações e planilhas, tudo é possível sem utilizar nada além do navegador, e sem instalar absolutamente nada localmente. E, se algo acontecer com o computador, todas as minhas informações estão armazenadas remotamente, sem que eu precise me preocupar com backups.

A conclusão é que o Chrome Notebook é um excelente computador pessoal. Certamente não é o suficiente para ser o seu computador principal, nem é essa a intenção da Google, mas é uma excelente solução para quem está na estrada ou quer apenas um computador simples para a internet.

 

Escrito por Rafael Capanema às 20h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Rap dá dicas de Photoshop

Como tirar os olhos vermelhos de uma foto? Esse rap, feito pelo site de humor Collegehumor pode ajudar. Ele traz dicas para algumas dúvidas básicas em relação ao Photoshop:

Como bem disse o pessoal do Gizmodo, estamos aguardando músicas educativas sobre outros programas =)

Escrito por Amanda Demetrio às 18h07

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sega cria jogo para banheiro masculino

A produtora de jogos Sega está levando o videogame para um lugar inusitado: o banheiro masculino. Além disso, o controle do console está sendo substituído pelo xixi do jogador.

Isso mesmo! O jogo, chamado Toirettsu, traz um sensor que consegue medir a velocidade da urina do jogador.

A ideia da iniciativa é estimular que os visitantes de lugares como restaurantes e lojas não urinem no chão (!). Veja o vídeo:

(Via Kotaku)

Escrito por Amanda Demetrio às 16h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Google lança nova versão de Gmail para celular

O Google lançou hoje a nova versão web do Gmail para celulares.

São 44 idiomas, com português brasileiro incluso.

O vídeo de introdução (logo abaixo) é bem fofo.

Para usar, basta ir a gmail.com no seu celular. (:

 

Escrito por Marina Lang às 20h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Artista cria protótipo de air guitar para Kinect

A Microsoft não condena hackers de Kinect. E deveria ter orgulho de pessoas como Chris O'Shea, artista e designer britânico que desenvolveu este espetacular protótipo de air guitar:

Mais informações aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 22h07

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Grooveshark agora é (quase) todo em HTML5

Antes feito totalmente em Flash, o estupendo serviço de música por streaming Grooveshark foi redesenhado em HTML5.

"Oba!", deve ter pensado você, proprietário de um iPhone, de um iPod touch ou de um iPad, onde o complemento multimídia da Adobe não entra de jeito nenhum, por determinação de Steve Jobs.

Bem, ainda não é hora de comemorar. O Grooveshark ainda exige Flash para executar sua função primordial: tocar música.

Proprietários de gadgets com o sistema iOS (caso do iPhone, do iPod touch e do iPad) só podem ouvir música no Grooveshark se fizerem jailbreak em seus aparelhos --o aplicativo oficial do serviço espera há anos, em vão, aprovação para entrar na App Store, loja oficial da Apple.

Escrito por Rafael Capanema às 23h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site elege os melhores memes do ano

"He's climbing in your windows, he's snatchin your people up. Hide your kids, hide your wife..."

As palavras de Antoine Dodson, em uma matéria jornalística sobre a invasão de sua casa, foram transformadas em música e se tornaram o hit do ano. Segundo o site Ranker.com, o meme foi o melhor de 2010. Que a música não sai da cabeça é uma verdade... A boa notícia é que Antoine conseguiu comprar uma casa para sua família com a parte que detém dos direitos autorais da música.

As vuvuzelas ficaram em segundo lugar entre os memes do ano. A Copa do Mundo fez com que o barulho ensurdecedor se espalhasse pela rede.

Entre os outros memes escolhidos estão o Sad Keanu, que faz uma brincadeira com a foto do ator Keanu Reeves, e as piadinhas em torno do filme "A Origem".

Confira a lista completa aqui.

Escrito por Amanda Demetrio às 16h51

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Aplicativo de Facebook ajuda a escolher o melhor presente de Natal

Um aplicativo desenvolvido pelo site Etsy ajuda o usuário a escolher o melhor presente para seus amigos do Facebook.

Ele cruza os dados do perfil do usuário em questão e sugere alguns presentes. Na prática, ele busca itens que o usuário diz gostar e faz as sugestões em cima disso.

Em um teste rápido, ele sugeriu que eu desse ao meu colega de caderno Alexandre Orrico: uma camiseta do Michael Jackson, um retrato de David Lynch e uma mão manequim de zumbi (?).

PARA USAR

Vá ao site www.etsy.com/gifts, clique em Choose a Facebook Friend e escolha para qual amigo você pretende dar seu presente. Em seguida, você terá que permitir que o aplicativo acesse seus dados do Facebooks.

Selecione o amigo e clique em Okay. Então, surgirá uma lista de possíveis presentes. Boa sorte =)

Escrito por Amanda Demetrio às 16h43

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Nerds vintage (ou a evolução da tecnologia por meio da propaganda)

Para os que se amarram em propaganda (ou em seriados com aquele ar vintage, no estilo "Mad Men"), o ótimo blog Huffington Post selecionou 13 anúncios que demonstram o quão longe nós chegamos nos avanços tecnológicos.

nerd

Expressões e perguntas hoje engraçadas, mas que há certos anos, faziam sentido --"Que diabos é um correio eletrônico?", via Honeywell, ou "Que tipo de homem tem o seu próprio computador?", da Apple; e até mesmo um nerd enquadrado por duas gatas com os dizeres "Dois bytes (!) são melhores do que um"-- aparecem na seleção.

Uma pena que as propagandas não estão datadas :(

Mas já vale para se divertir um pouco (como, por exemplo, sobre um disco rígido de 10 Mbytes, o equivalente a três arquivos de música, por US$ 2.400), pensar sobre a quantidade de mudanças que passamos nos últimos cinco, dez anos, e como isso tudo reflete nas nossas vidas.

e-mail

A seleção completa rola aqui.

 

Escrito por Marina Lang às 20h08

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Namorado envia carta de amor pelo YouTube

Walter C. May fez uma loucura de amor criativa após sua namorada ter se mudado para o outro lado do país.

Ele postou no YouTube um vídeo feito com a ajuda de seus colegas e pediu que as imagens fossem compartilhadas. A ideia é que a namorada dele visse as imagens --feitas para ela, claro-- organicamente: por meio de tuítes, links compartilhados no Facebook e coisas do tipo. Até a cantora Katy Perry chegou a tuitar o vídeo.

O vídeo foi postado em 28 de novembro e, ontem, finalmente chegou à namorada de May: "Nós conseguimos! Ela amou! Obrigada a todos pelo apoio. É maravilhoso o que podemos fazer juntos! Vocês fizeram o mundo um pouco menor hoje", ele tuitou.

Vejam o vídeo/carta de amor de May:

(Via Gizmodo)

Escrito por Amanda Demetrio às 13h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quem é o herói mais rápido dos games?

Uma montagem muito bem feita publicada no YouTube simula uma disputa de velocidade entre personagens clássicos dos consoles da era 16 bits, como Mega Drive e Super Nintendo.

O protagonista do vídeo não poderia ser outro além de Sonic, mascote da Sega. Entre seus concorrentes estão diversos heróis consagrados, como Mario, Kirby, Megaman, Samus, Earthworm Jim, Yoshi, Alex Kidd e Kid Chameleon.

Também figuram entre os corredores protagonistas de bem sucedidas adaptações da Disney aos games, como Simba, de "O Rei Leão", e Aladdin.

Quem será o vencedor da corrida? Confira no vídeo abaixo:

 

Escrito por Luiz Gustavo Cristino às 01h34

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Chegou o aplicativo oficial do Google Reader para Android

Antes tarde do que nunca: acabou de sair o aplicativo oficial do Google Reader para Android.

Instalei agora e é uma beleza. Mais informações aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 20h27

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.