Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Street View flagra cenas engraçadas no Brasil

O Google Street View foi lançado em cidades brasileiras nesta quinta-feira (30) e algumas cenas bizarras da vida dos brasileiros já foram "eternizadas" pelo serviço. Uma delas, que está cirtculando pelo Twitter, é a de um homem vomitando no meio da calçada em Belo Horizonte.

O site StreetViewFunny.com reúne alguns dos melhores flagras feitos pelo serviço.

Se você, leitor do blog, flagrou algum desses momentos estranhos e até engraçados, faça um comentário ou nos envie a sugestão por e-mail no tec@uol.com.br.

Escrito por Amanda Demetrio às 16h02

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Destrua sites à moda Asteroids

Passatempo

Eis o site mais divertido do dia.

É só arrastar o link Kick ass (detonar, em tradução livre) para a barra de favoritos do seu navegador.

Clique em Kick ass para começar a atirar em imagens, vídeos e textos de qualquer site usando uma nave do game clássico Asteroids.

Use os direcionais para movimentar a nave e a barra de espaço para atirar.

Acima, a home de Tec sob ataque.

Escrito por Rafael Capanema às 19h00

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sony Ericsson anuncia acessório para controlar celular sem tirá-lo do bolso

Reloginho

Sabe o novo iPod nano? Aquele minúsculo, que é só uma telinha sensível ao toque, que dá pra botar numa pulseira e usar como relógio? Então.

A Sony Ericsson anunciou um trequinho quase igual que parece ser bem (mais) interessante: o LiveView.

É um acessório que permite controlar o celular e ter acesso a várias informações sem tirar o aparelho do bolso.

Dá pra trocar de música, aumentar ou diminuir o volume, ver torpedos SMS, e-mails, tuítes, atualizações no Facebook, chamadas perdidas...

O mais legal é que o acessório é compatível não só com celulares da Sony Ericsson, mas também com a maioria dos aparelhos com Android, sistema operacional móvel do Google.

O preço não foi anunciado, mas o LiveView será lançado no último trimestre de 2010, promete a empresa.

Abaixo, um vídeo de demonstração:

E aí, o que acharam?

Escrito por Rafael Capanema às 16h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Imprensa adora a Apple, diz estudo dos EUA

Noticiário entusiasta

Apesar de não ser a maior empresa de informática dos EUA nem a maior fabricante de celulares inteligentes, muito menos a mais importante no terreno do software, a Apple é a companhia do setor que mais recebe atenção da imprensa norte-americana, segundo pesquisa feita por uma entidade especializada em estudos de jornalismo, a Pew Research Center’s Project for Excellence in Journalism.

E a cobertura da empresa de Steve Jobs é francamente favorável, com menos de um quinto das notícias se atrevendo a levantar algum problema nos aparelhos por ela desenvolvidos.

Aliás, de modo geral o noticiário é favorável, procurando mostrar como a tecnologia torna a vida mais fácil e mais produtiva. Mas não deixa de apontar os riscos envolvidos no uso de traquitanas modernosas e mesmo na navegação na internet. Aliás, o tema isolado que mais registros recebeu foi exatamente o dos riscos de quem manda mensagens de texto enquanto dirige um carro.

A pesquisa analisou 437 notícias divulgadas de 1º de junho de 2009 a 30 de junho passado, com destaque, em 52 fontes (jornais, TVs abertas e pagas, sites e programas de rádio). Do total, 23% mandava uma mensagem positiva, falando sobre como a tecnologia torna a vida mais produtiva; e 18% alertavam sobre os riscos da internet.

A empresa mais falada foi a Apple, com 15,1% das citações, seguida pelo Google, com 11%. Twitter e Facebook aparecem em seguida, mas a Microsoft ficou lá para trás nos destaques feitos pela imprensa de tecnologia. Segundo a pesquisa, a empresa de Bill Gates atraiu apenas um quinto da cobertura da Apple e menos da metade da atenção dada ao Twitter.

A Apple não apenas é a mais falada, mas também é elogiada às pampas. Segundo a pesquisa, 42% das reportagens descreviam a empresa como inovadora e superior às concorrentes. Outros 27% tratavam de elogiar a fidelidade de sua base de clientes (ou fãs, como diz o estudo). E apenas 17% tinham algum viés critíco, comentando que os produtos da empresa não era assim tão bons quanto alardeados.

Escrito por Rodolfo Lucena às 12h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Samsung Galaxy Tab tem fôlego para competir com o iPad, da Apple? Veja vídeo

Concorrência

Pequeno, leve, equipado com sistema operacional Android, câmera traseira para tirar fotografias e frontal para videoconferências, suporte a Flash e capacidade para fazer ligações. O Samsung Galaxy Tab tem fôlego para competir com o iPad, da Apple?

Veja o vídeo oficial da Samsung de demonstração do novo tablet e tire suas próprias conclusões:

Escrito por Alexandre Orrico às 15h12

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tablet da HP com Windows 7 não parece ser muito legal

Pois é

"Em cinco anos eu prevejo que [o tablet] será o formato de PC mais popular vendido nos EUA", afirmou Bill Gates em 2001.

Os tablets, como idealizados por Gates --rodando Windows, é claro-- nunca deslancharam; ficaram restritos a nichos.

Já o iPad, da Apple, lançado nove anos depois, se tornou um estrondoso sucesso comercial.

E eis que caiu na rede um vídeo do Slate, lendário tablet da HP que concorrerá com o iPad (se for lançado um dia, é claro).

O sistema operacional é o Windows 7 --que, claramente, não é ideal para dispositivos com tela sensível ao toque. Vejam como é doloroso acertar o botãozinho microscópico para fechar uma aba do navegador, por exemplo:

Mas nem tudo está perdido: tudo indica que a HP lançará um tablet com o excelente webOS, da recém-adquirida Palm.

Outro bom caminho pode ser um tablet com Windows Phone 7, novo sistema móvel da Microsoft, conforme aventado por Augusto Valdez, gerente de marketing da divisão de comunicação móvel da Microsoft, no Tec de ontem.

E aí, o que acharam? Comprariam um HP Slate?

Mais informações aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 15h13

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja fotos da sede da Microsoft

Redmond

Veja, aqui, as fotos que o repórter Bruno Romani tirou da sede da Microsoft.

A cobertura completa você lê hoje, no caderno Tec

Escrito por Rafael Capanema às 14h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Facebook nega estar preparando celular, mas brincadeira on-line mostra protótipo

O Facebook anunciou que irá se integrar melhor com fabricantes e plataformas móveis, mas nega que esteja desenvolvendo um aparelho próprio. Apesar disso, surgiu uma brincandeira de como seria um possível smartphone da rede social. Veja a imagem do "protótipo":

 

Escrito por Amanda Demetrio às 19h01

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Novo Gmail para Android só funciona na versão 2.2

Para poucos

O Google lançou uma nova versão do Gmail para Android. Que beleza!

E tem mais: o aplicativo agora faz parte da loja Android Market, então agora não será mais necessário esperar uma atualização do sistema inteiro para obter a nova versão do programa de e-mail. Novidades devem aparecer com mais frequência. Oba!

Só que tem uma coisa: o novo Gmail só funciona no Android 2.2. Epa!

Pois é. No Brasil, virtualmente ninguém tem Android 2.2. Até agora, o único aparelho à venda no país que receberá a atualização será o Milestone, da Motorola. E só no primeiro trimestre de 2011.

De qualquer forma, se você quiser, pode ler sobre o novo Gmail para Android aqui (em inglês).

Escrito por Rafael Capanema às 18h59

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja vídeo do Kinect

Sem controle

Em Redmond, nos EUA, o repórter Bruno Romani testou o Kinect, novo sistema da Microsoft que dispensa controles para jogar games do Xbox.

Vejam o vídeo que ele filmou:

A cobertura completa dos lançamentos da Microsoft você lê no caderno Tec, da Folha, na próxima quarta-feira (22).

O jornalista viajou a convite da Microsoft

Escrito por Rafael Capanema às 13h30

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

WeTab, tablet com o sistema MeeGo, será lançado semana que vem; veja vídeo

Mais um

O WeTab, tablet da Neofonie em parceria com a 4tiitoo que roda o sistema MeeGo, baseado em Linux, será lançado na semana que vem, no dia 21. É mais uma tentativa de minar a liderança no setor do iPad, da Apple.

O anúncio foi feito ontem (14), durante a apresentação de Renée James, vice-presidente sênior e gerente-geral do grupo de soluções e software da Intel, no segundo dia do evento de tecnologia IDF (Intel Developer Forum).

O WeTab (que já se chamou WePad) funciona com um processador Atom N450, tem uma tela de 11 polegadas e conexões Wi-Fi e Bluetooth. O preço ainda não foi confirmado.

Fiz alguns testes com ele --a primeira impressão é que a sensibilidade ao toque dos dedos é menos precisa que o iPad, mas os menus fixos nas laterais do tablet são uma ótima ideia. Com eles você pode navegar pelo sistema ou pela interne com os polegares, mesmo segurando o WeTab com as duas mãos. O sistema MeeGo, baseado em Linux, pareceu bem veloz e funcional.

Veja abaixo um curto vídeo do dispositivo funcionando, feito na IDF:

Escrito por Alexandre Orrico às 18h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja trecho de reedição cômica de "Blade Runner"

Shreds

O finlandês Santeri Ojala, conhecido como StSanders, é brilhante.

Ele é responsável pela hilariante série de vídeos "Shreds", em que redubla músicos famosos, fazendo-os soar muito mal (melhor do que ler minha explicação ruim é ver alguns dos vídeos - Kiss, Rolling StonesPaco de LuciaJake E. Lee com Ozzy Osbourne - e ler esta reportagem de 2007 da "Wired").

Em parceria com outro gênio, o comediante britânico Peter Serafinowicz (sobre quem já falei por aqui), Ojala está trabalhando em um audacioso projeto: reeditar o clássico "Blade Runner" (1982).

StSanders publicou em seu site um pequeno vídeo para atiçar nossa curiosidade.

Clique abaixo ou aqui para vê-lo e saber mais sobre o projeto, que ainda não tem previsão de lançamento.

Escrito por Rafael Capanema às 16h50

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Séries abordam novas tecnologias e redes sociais

Vídeos

Inspirada neste post do blog Mashable, que traz vídeos hilários de séries falando sobre tecnologia e redes sociais, juntei alguns vídeos de episódios que abordam a presença das novas tecnologias e das redes sociais nas vidas dos personagens da TV. Algumas das sugestões tirei do próprio post do Mashable.

Nos Simpsons, a professora enlouquece com as crianças e seus celulares:

Ainda na década de 1990, Friends já mostrava a fascinação pelos supercomputadores e suas longas especificações:

A história de Gossip Girl é totalmente baseada em uma garota que escreve um blog de fofocas. Ela recebe dicas e envia notícias pelos celulares das personagens da trama. Veja o vídeo aqui (a incorporação em blogs foi desabilitada).

Já o Dr. House tem como paciente, durante o episódio "Private Lives", uma garota blogueira que conta tudo o que faz para toda a internet. E isso vai afetar no diagnóstico dos médicos (Leia um texto sobre o episódio aqui). As cenas não estão disponíveis, mas veja um vídeo promocional do episódio:

Em Pretty Little Liars, a tecnologia apareceu de maneira menos natural. Uma das personagens segura o celular Kin, da Microsoft, e o usa para tentar falar com uma amiga. Veja a cena aqui.

Como apontou o Mashable, também temos essa ótima cena de 30 Rock:

Escrito por Amanda Demetrio às 19h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja desenhos feitos no iPad

Arte

O desenho acima, de Goro Fujita, foi feito com o aplicativo Brushes, para iPad e iPhone/iPod touch.

No site oficial do software há uma galeria muito legal.

Escrito por Rafael Capanema às 18h08

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja teste de teclado de notebook à prova d'água

Vídeo

No Tec de hoje, o intrépido repórter Bruno Romani testa o notebook Thinkpad Edge, da Lenovo.

O teclado do computador, segundo a empresa, é à prova de líquidos. A Lenovo, porém, autorizou testes só com 35 ml de líquido frio.

Romani preencheu uma seringa com essa quantidade exata de água e derramou-a sobre o teclado. Vejam o vídeo: 

O resultado do teste você lê aqui (para assinantes).

Escrito por Rafael Capanema às 10h27

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.