Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Lançamento do iPad no Brasil? Só depois de Cingapura, Luxemburgo e Nova Zelândia

Longa espera

O iPad já foi lançado, em maio, nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Inglaterra.

Depois de dois meses de espera, a Apple confirmou que o iPad vai ser vendido em mais nove países na próxima sexta-feira: Áustria, Bélgica, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Luxemburgo, México, Nova Zelândia e Cingapura. 

Luxemburgo, Cingapura... Mas cadê o Brasil?

Segundo a Apple, o iPad deverá ser lançado por aqui apenas no último trimestre do ano. Até lá quem quiser um vai ter que apelar para um amigo no exterior ou encarar os salgados preços de quem vende os iPads em sites de leilão.

O modelo mais simples, com Wi-Fi e 16 GB de armazenamento, custa US$ 499, ou aproximadamente R$ 900 (sem impostos).

Escrito por Alexandre Orrico às 16h19

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja como visitar Marte sem sair de casa

Passeio virtual

A NASA, agência espacial norte-americana, uniu forças com o WorldWide Telescope, da Microsoft, para oferecer um verdadeiro tour virtual por Marte. Para conseguir a façanha, os computadores da NASA, famosos por terem uma das maiores capacidades de processamento do mundo, passaram três anos renderizando imagens de 13.000 Gpixels (1 Gpixel = 1.024 Mpixels). São imagens tão detalhadas que dá para ver rastros dos robôzinhos terráqueos que já passearam pela superfície do planeta vermelho. Um Gigapixel equivale a bilião de pixels. 26 Gigapixels é o mesmo que dizer 26 mil megapixels que é cerca de três mil vezes mais do que um máquina fotográfica comum que poderá ter cerca de 8 megapixels.

A ferramenta precisa ser instalada no computador. Por meio dela, que parece uma versão marciana do Google Earth, o usuário pode passear por todo o planeta e ouvir comentários (em inglês) de cientistas sobre os principais pontos de Marte.

Para baixar: WorldWide Telescope

Escrito por Alexandre Orrico às 14h50

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Impeça que o Facebook use suas informações para publicidade no futuro

Privacidade

O Facebook tem sido bastante criticado pelo descuido que tem com as informações dos seus usuários. Dando uma boa olhada nas configurações que os usuários podem fazer na sua conta, acabamos encontrando a seguinte opção:

"Anúncios exibidos por aplicativos de terceiros
O Facebook não concede a aplicativos de terceiros ou redes de anúncios o direito de usar seu nome ou sua foto em anúncios. Se isso for permitido no futuro, esta configuração controlará o uso de suas informações." (Texto retirado do Facebook)

Na prática, isso quer dizer que o Facebook já está pedindo que você autorize certa veiculação de seu nome e foto em anúncios. Mesmo que seja "no futuro".

A opção vem configurada automaticamente como "Permitir que anúncios em páginas de plataformas mostrem minhas informações para: Apenas meus amigos". Mas é possível que você faça ajustes para que essas informações não sejam exibidas para ninguém. Veja como:

Depois de colocar seu nome de usuário e senha no site facebook.com, você deverá procurar a opção Conta, que fica na barra azul na parte de cima do site.

Clique em Conta e depois vá para Configurações de conta. Nesta nova tela, escolha Anúncios do Facebook:

Em seguida, escolha a opção Ninguém, onde está marcado Apenas meus amigos.

Depois, clique em Salvar alterações para finalizar o processo.

Atualização (20/07):

O leitor Guilherme, de Campinas, disse que recebeu um alerta do Facebook ao tentar mudar as configurações dizendo que o uso era boato. O alerta faz referência às fotos pessoais dos usuários, aquelas colocadas dentro do álbum do perfil. Ao contrário, da dica, que  é relacionada ao possível uso futuro de informações como nome e foto do perfil.

Escrito por Amanda Demetrio às 18h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Saiba quando alguém está usando seu Gmail em outro computador

Dica

Você já se perguntou se tem algum estranho usando o seu e-mail em outro computador?

Se você usa o Gmail, pode conferir isso de um jeito bem simples. Veja:

Logo abaixo das suas mensagens da caixa de entrada fica essa espécie de menu com algumas opções para a sua conta. Ao lado de Última atividade da conta, existe um link escrito Detalhes. Clique sobre ele e uma nova janela será aberta.

Logo no topo da janela que se abre, o Gmail informa se a conta parece estar aberta em outro local. Abaixo da informação, também é possível ver de onde você acessa seu e-mail.

Atualização (13/07, às 15h30):

Resolvi atualizar o post diante da dúvida da Mônica, de Praia Grande, que deixou um comentário neste post. Ela pergunta como pode fazer para impedir que violem a privacidade dela. Segundo a Mônica, alguém movimentou seu Gmail em outra cidade.

Mônica, entrei em contato com o Google e fui informada de que só com a senha é possível entrar em uma conta do Gmail. Então, se violaram mesmo sua conta, é bom que você troque sua senha.

Pense sempre em uma senha forte. Na prática, isso quer dizer uma combinação que traga letras maiúsculas e minúsculas, além de números. Tudo isso dificulta a vida de quem quer invadir seu e-mail.

Evite usar: nome do parceiro ou filho (mesmo que seguido por 0 ou 1), sequências de números (tipo 123, 1234 e 123456), datas de nascimento, nome da sua cidade, nome da sua faculdade, nome do seu time, palavras fáceis e comuns (amor, senha, dinheiro ou deus, por exemplo).

Trocada a senha, você pode verificar sempre se estão usando sua conta pela dica dada acima. Você pode notar que, na caixa que se abre ao clicar em Detalhes e mostra se sua conta está aberta em outros lugares, é possível escolher Sair de todas as sessões. Assim, ao menos você desconecta seja lá quem estiver usando sua conta.

Escrito por Amanda Demetrio às 19h42

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mapa propõe criação de história mundial colaborativa

História


No mapa World History, é possível navegar pela história mundial por meio do tempo e do espaço.

A ideia é que o conteúdo seja colaborativo, então todos podem participar. Para fazer isso, é preciso clicar em Add Content, botão que aparece no menu do lado esquerdo do mapa. Também é necessário fazer um cadastro.

Além dos mapas, dá para escolher visualizar as pessoas importantes da história. Para isso, clique em People, na parte superior do site.

Escrito por Amanda Demetrio às 17h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja um curta filmado e editado no iPhone 4

Multiuso

O diretor Michael Koerbel deu uma amostra do que o iPhone 4 é capaz de fazer: produziu um curta filmado e editado inteiramente no celular da Apple. O filme se chama "Apple of my Eye", e conta a história de um avô que passeia com sua neta e se depara com um ferrorama na vitrine de uma loja. Boa parte do tempo do curta é sobre as memórias do vovô Koerbel.

A câmera de 5Mpixels do iPhone, que filma em HD, não faz feio. Depois do filme há ainda um "making of" do filme, com o próprio diretor explicando como fez para produzir e editar tudo no telefone. Vejam:

Escrito por Alexandre Orrico às 17h34

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.