Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Vivo libera Android 2.1 para o Motorola Milestone

Atualização

Rafael Capanema/Folha Imagem

A Vivo acabou de anunciar que os usuários do Milestone, da Motorola, receberão a partir de amanhã a atualização para a versão mais recente do Android, a 2.1.

Entre as novidades estão o corretor ortográfico em português, os papéis de parede animados (live wallpapers), a possibilidade de acrescentar até nove telas iniciais e uma nova galeria de imagens com efeitos 3D.

Se você tem um Milestone, vá a Menu > Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema a partir de amanhã para atualizar o sistema do seu aparelho.

Segundo a Vivo, a atualização por meio do computador também poderá ser feita a partir da terça-feira (4).

Na foto acima, você vê um Milestone rodando o recém-lançado aplicativo oficial do Twitter, que teoricamente requer o Android 2.1, mas, nos testes da Folha, foi instalado e funcionou perfeitamente na versão 2.0.

Escrito por Rafael Capanema às 21h54

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Programa transforma iPhones e iPad em autorama

Corrida

Vejam que legal o jogo PadRacer, que custa US$ 4,99 na App Store, loja de aplicativos da Apple:

Escrito por Rafael Capanema às 17h04

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site gera e-mail para Steve Jobs com resposta monossilábica

"Não!"

O Joy of Tech montou um formulário fazendo uma brincadeiras com os e-mails que o executivo-chefe da Apple tem recebido, e respondido. A ferramenta faz com que o usuário monte o seu próprio e-mail para Jobs e já escolha a resposta também. Entre as respostas simuladas do executivo estão: Não, De maneira alguma, OK e Se você quer conteúdo pornô, compre um celular com Android.

(Via Mashable)

Escrito por Amanda Demetrio às 19h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bill Gates, pai extremoso, apresenta poesia do filho

A voz do herdeiro

Um dia, há muitos anos atrás, o cofundador da Microsoft e ex-homem mais rico do mundo disse que não pretendia deixar herança para seus filhos. Para Bill Gates, seus rebentos deveriam ser capazes de construir a vida por si mesmos, como ele próprio fez.

Tudo bem. O tempo dirá o que vai acontecer.

O certo é que, agora, Gates não se furta a mostrar a arte e o brilho de sua prole.

O mais recente post no blog gateseano, chamado The Gates Notes, é a apresentação de um poema de Rory, seu filho de dez anos.

A luz é o tema da peça, que está devidamente publicado no blog. Afinal, diz Bill Gates, Rory é leitor do blog e pediu expressamente para que seu poema ganhasse uma vaga naquele território virtual.

"Que pai diria não a um pedido como esse?", pergunta Gates, e o orgulho paterno transborda pelo espaço internético.

Confira AQUI os versos de Rory.

Escrito por Rodolfo Lucena às 14h42

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Os disquetes de Lourenço Diaféria

Memória

Em 1998, a Apple lançou o iMac, um dos primeiros computadores a vir sem leitor de disquetes, prevendo que a transferência de arquivos se daria cada vez mais pela internet e por dispositivos USB.

Na época, ao testar o computador, a Folha escreveu: "Detalhe: o iMac vem sem acionador de disquetes. Quem precisar, terá de adquirir um dispositivo externo de armazenamento, como o Superdisk, de 120 Mbytes, que também lê disquetes comuns."

Em 2003, cinco anos depois do iMac, eu ainda dependia de disquetes para imprimir meus trabalhos na faculdade. Quem lidou bastante com esses discos flexíveis sabe que eles não são muito confiáveis. Lembro especialmente de um trabalho que, por precaução, salvei em três disquetes. Todos deram problema.

Passaram-se mais cinco anos. Em 2008, eu trabalhava como redator da revista "Almanaque Brasil", que tinha entre seus colaboradores o escritor Lourenço Diaféria.

Diaféria escrevia para o "Almanaque" crônicas mensais baseadas em datas comemorativas. Uma das minhas atribuições era ligar para ele todo mês e passar-lhe as três opções de efeméride eleitas pela equipe da revista (Dia da Sogra, Dia da Natação e Dia do Office-Boy, por exemplo), para que ele escolhesse uma.

Como Diaféria usava computador, mas não e-mail, todo mês a revista enviava um motoboy à casa dele para retirar um envelope com dois items: um disquete, que continha a crônica nova, e a versão impressa do texto, para o caso de o disquete dar problema.

E não era raro o disquete dar problema. Quando isso acontecia, cabia a mim ou à assistente administrativa transcrever no computador o texto de Diaféria a partir da versão impressa.

Em junho de 2008, saí da revista e comecei a trabalhar na Folha, onde, em 1977, Diaféria publicou um texto histórico*. Nesse mesmo junho de 2008 saiu no "Almanaque" a última crônica do escritor, que morreu três meses depois, em setembro, aos 75 anos.

Foi a última vez que tive contato com disquetes, uma espécie cada vez mais próxima da extinção definitiva: nesta semana, a Sony anunciou que vai parar de fabricá-los.

* Trecho da reportagem sobre a morte de Lourenço Diaféria publicada em 18 de setembro de 2008 na Folha:
"Seus textos foram publicados pelo jornal até setembro de 1977. Sua última e controvertida crônica comparava o heroísmo de um bombeiro que morreu em Brasília ao salvar no zoológico uma criança e o duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, que ele ironicamente criticava, como forma de atingir o regime militar.
A crônica virou pretexto para um dos maiores incidentes na conturbada história da mídia durante o pós-1964.
A coluna saiu em branco na edição de 16 de setembro de 1977, em sinal de protesto pela prisão do cronista. No dia seguinte, o chefe da Casa Militar da Presidência, general Hugo Abreu, ameaçou fechar o jornal caso o espaço da crônica saísse novamente em branco. Diaféria ficou cinco dias detido.
O que estava na época em jogo era a tentativa de recuo no processo de redemocratização, por meio da candidatura presidencial do general Sílvio Frota."

Reproduções tanto da página com a crônica citada na reportagem quanto aquela com a coluna em branco estão expostas hoje na recepção da sede da
Folha, em São Paulo.

Escrito por Rafael Capanema às 18h35

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Criatividade parece estar em falta nos anúncios de celulares

Tudo igual

Em 18 de março deste ano, o Engadget apontou semelhanças entre um comercial da Palm e um do Windows Phone 7, novo sistema operacional móvel da Microsoft (o da Palm veio primeiro).

Hoje, a RIM divulgou um vídeo promocional sobre o BlackBerry OS 6 que é... quase igual a esses outros dois comerciais.

Confira um por um:

 

Palm

 

Microsoft

 

RIM

Escrito por Rafael Capanema às 16h04

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Aplicativo ajuda a encontrar banheiro de qualidade

Banheiros

O site Diaroogle tem a nobre função de te ajudar a encontrar um banheiro público de qualidade ao seu redor. O único porém é que ele só funciona em Nova York, San Francisco e Londres, por enquanto.

Em cada banheiro encontrado, ele dá notas para fatores como privacidade, limpeza e acessibilidade, além de fazer comentários como "sempre bom para emergências".

(Via Update or Die)

Escrito por Amanda Demetrio às 19h42

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Designer faz máscara inspirada em distorção de webcam

Desfigurado

Os computadores da Apple incluem o programa PhotoBooth, que permite brincar com as imagens capturadas pela webcam.

Inspirado em uma distorção da própria figura obtida com o software, o designer Mark Pernice criou a pitoresca máscara que vocês veem acima. Gostaram do resultado?

Mais fotos e informações, em inglês, aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 16h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pianista toca iPad em concerto de música clássica

Virtuose

Durante um concerto em San Francisco nesta segunda-feira (19), o pianista Lang Lang sacou um iPad e executou a magnífica "O Voo do Besouro", do russo Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908).

Ele usou o programa Magic Piano, da Smule.

Via Cult of Mac

Escrito por Rafael Capanema às 15h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ouça o rap das mídias sociais

Rimas 2.0

O vídeo é do grupo de humor Pantless Knights:

Escrito por Rafael Capanema às 15h17

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Skype oferece Wi-Fi grátis até sexta-feira

Depois do vulcão

Eis uma inesperada consequência da erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia: Wi-Fi de graça.

O Skype está oferecendo até as 20h59 desta sexta-feira (23 de abril, horário de Brasília) acesso gratuito a 100 mil hotspots espalhados pelo mundo –muitos deles no Brasil.

"Enquanto a situação de tráfego aéreo no norte da Europa gradualmente começa a voltar à normalidade, muitos de vocês ao redor do mundo continuarão passando mais tempo do que o normal em aeroportos", escreve a empresa em seu blog oficial.

O acesso se dará por meio do serviço Skype Access, sobre o qual falamos recentemente neste blog.

Se você quiser aproveitar o Wi-Fi gratuito, instale no seu notebook a última versão do Skype e vá para um dos pontos de acesso compatíveis com o Skype Access.

As redes sem fio da Vex, abundantes no Brasil, estão entre as 100 mil compatíveis. Para localizar o hotspot mais próximo, consulte o site da empresa.

Escrito por Rafael Capanema às 13h32

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Confira trechos da entrevista com Eugene Kaspersky

Segurança

O executivo-chefe e fundador da empresa de segurança Kaspersky, Eugene Kaspersky, esteve no Brasil na última semana e falou com a Folha. Configura alguns trechos da entrevista:

FOLHA - Desde que você fundou a empresa, como foi o crescimento do negócio? Como mudaram os desafios desde a fundação?

EUGENE KASPERSKY - Quando começamos havia um mundo diferente com diferentes problemas de segurança. Muitas empresas não entendiam a real necessidade de segurança dos dados. Eles entendiam a importância dos backups encriptados, mas antivirus era um extra. Quando desenvolvemos o primeiro antivírus, as pessoas comentavam que estavam bravas com o programa, porque nao queriam que ele checasse seus e-mails. Era assim e levou anos para surgir a necessidade do antivirus. Várias pessoas pensavam que elas podiam viver sem antivirs, mas, agora, muitas acham que podem viver com um antivírus gratuito. Depois, o desafio foi sobreviver, porque éramos uma empresa desconhecida da Rússia. Então adotamos a estratégia de licenciar nossa tecnologia. Esse foi o primeiro passo para o sucesso. Depois desenvolvemos produtos para consumidores e agora estamos prestando mais atenção nas empresas. Foi passo a passo, melhorando. Agora, é diferente. Existem cibercriminosos profissionais que trabalham por dinheiro e investem no desenvolvimento de malware. As diferentes nações tem sistemas de educação divergentes. Na China, o sistema é longe de ser perfeito, então o malware é bem básico. No brasil, também. São malwares bem primitivos. Na Rússia, temos vários engenheiros de software e cibercriminosos talentosos.

FOLHA - E quais desafios trouxeram as redes sociais?

KASPERSKY - É um desafio bem interessante. É algo realmente novo, que mudou a vida de milhões de pessoas, especialmente pessoas que vivem em ambientes urbanos. No trabalho, a vida ficou dividida em dois tempos: as horas trabalhadas e as horas nas redes sociais. Isso mudou o comportamento de milhões de pessoas e é um lugar bom para cibercriminosos. Os usuários se comportam sem cuidado, eles confiam em todos e se tornam vítimas fáceis. Eles postam informações pessoais, o que pode se tornar crítico e não é só sobre cibercriminosos, isso envolve criminosos da vida offline. Teve uma historia engraçada, nos Estados Unidos, eu acho. Uma moça foi roubada quando estava de férias e o policial perguntou se ela havia dito a alguém sobre sua viagem. Ela disse que não havia contado à ninguém, só havia postado no Twitter ou Facebook. Toda vez que falo sobre esse assunto, peço que digam às pessoas que não confiem em ninguém nas redes sociais. É um lugar para pessoas comuns, mas também para criminosos. Sejam conscientes dos riscos oferecidos pelas redes sociais.

FOLHA - Você acha que ainda existe privacidade na internet?

KASPERSKY - Não existe privacidade na internet. Existe privacidade se você não viola a lei, porque se você viola a lei, o governo e a polícia podem falar com seu provedor de internet e ele não pode dizer não. Se a polícia quer achar alguém, acha com facilidade. Uma história engraçada aconteceu no Reino e no Canadá. Um criminoso foi quase pego pela policia no Reino Unido, mas migrou pro Canadá e ficou se escondendo por uns tempos. Mas ele cometeu um erro: continou jogando World of Warcraft com as mesmas credenciais. A maioria dos usuários não são profissionais, por isso não existe privacidade para eles, se violam a lei, mas os cibercriminosos são profissionais. Eles sabem se comportar de um jeito anônimo e se esconder para dificultar a investigação da polícia.

Escrito por Amanda Demetrio às 01h57

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Serviço mostra assuntos no Twitter em gráfico

Parede de tuítes


O projeto revisit oferece visualização em tempo real de tuítes relacionados a um tema de escolha do usuário.Os posts com  retuítes e respostas a outros posts recebem mais ênfase, segundo o site do projeto.

Os tuítes encontrados são posicionados em uma linha do tempo e os tuítes com ênfase ficam no meio do gráfico. Quando novos posts chegam, eles são colocados na parte da frente e destacados. Experimente no site.

(via Mashable)

Escrito por Amanda Demetrio às 19h11

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Apple tem obrigação moral de manter pornografia longe do iPhone, diz Steve Jobs

Pudica


Tela do aplicativo da revista "FHM", disponível na App Store, da Apple

De uns tempos para cá, Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, deu para responder um monte de e-mails enviados por clientes da empresa.

Ontem, o TechCrunch divulgou uma troca de mensagens entre Jobs e um fã da marca possesso com a cruzada antipornografia na App Store, loja virtual de aplicativos para iPhone e iPod touch.

"Acreditamos ter uma responsabilidade moral de manter pornografia longe do iPhone. As pessoas que quiserem pornografia podem comprar um telefone com Android", respondeu Jobs, referindo-se ao sistema operacional do Google para celulares.

Jobs havia dito basicamente a mesma coisa durante a entrevista coletiva após o lançamento do iPhone OS 4.0, neste mês: "Você sabe, existe uma loja pornô para Android. (...) Você pode baixar pornografia, seus filhos podem baixar pornografia. Esse é um lugar para o qual não queremos ir, então não iremos."

A troca de e-mails completa pode ser lida, em inglês, no TechCrunch.

Escrito por Rafael Capanema às 16h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Gmail agora tem "arraste e solte" para anexar arquivos

Nova função

Finalmente o Google implementou a funcionalidade "arraste e solte" (drag and drop) para o Gmail. Agora os arquivos podem ser anexados a um e-mail da forma mais simples possível: basta selecionar e arrastar o arquivo para mensagem. Pronto. Nada mais de clicar em "attach" e dar cliques e mais cliques para achar o documento que você quer anexar.

Eu, que sempre fui um defensor do Yahoo! por preferir organizar as mensagens em pastas - coisa que o Gmail não tem - fiquei tentado a migrar de serviço.

Só funciona para quem usa o Chrome ou o Firefox.

Veja uma imagem:

Escrito por Alexandre Orrico às 17h25

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site compõe música a partir de mensagens de erro do Windows

Erro

O site College Humor postou um vídeo com uma composição inusitada: uma música criada a partir dos sons das mensagens de erro do Windows. Veja:

(Via Mashable)

Escrito por Amanda Demetrio às 17h06

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja fotos sensacionais do vulcão em erupção na Islândia

Imagens gigantes

Para variar, o site Big Picture, do “Boston Globe”, continua dando um banho de bola quando se trata de produzir imagens de grande impacto em tamanho gigante.

A erupção do vulcão  Eyjafjallajökull, na Islândia, é um prato cheio para fotógrafos, além de ter conseqüências danosas para muita gente.

Por causa das enormes nuvens de cinzas geradas pelas erupção –a segunda neste mês--, o tráfego aéreo na Europa está bastante afetado.

Bueno, mas vamos às fotos do Big Picture, que você pode ver AQUI –detalhe de uma delas está reproduzido acima.

Escrito por Rodolfo Lucena às 12h33

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça espelhos futuristas com mapas, música e câmera

Espelho interativo

O blog Furniture Fashion separou alguns produtos curiosos que reúnem tecnologia e espelhos. Um deles é o Interactive Mirror, que tira fotos em alta resolução de quem se posiciona em frente ao produto, acessa mapas, mostra a parte de trás da cabeça e outras funções, segundo o blog. Veja uma demonstração:

Outro espelho curioso é o BlogLitStudios Interactive Mirror, que tem tela sensível ao toque. Veja uma demonstração:

Também existem opções com jogos embutidos, com "conselhos" do espelho para quem está se olhando e um que possibilida que você escolha sua música no próprio vidro. Veja mais no blog.

Escrito por Amanda Demetrio às 19h56

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Infográfico mostra quantidade imensa de servidores do Google

Monstro

Eis um infográfico impressionante que representa a quantidade estimada de servidores próprios em posse de empresas de tecnologia:

Via Intac, via Gizmodo

Escrito por Rafael Capanema às 19h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Opera Mini é o aplicativo gratuito para iPhone mais baixado em todos os países

Opera, Opera, Opera

A imagem acima é do site da Apple, alguns minutos atrás. O navegador móvel Opera Mini, recém-lançado para iPhone, é atualmente o aplicativo gratuito mais baixado nas App Stores de todos os países.

Escrito por Rafael Capanema às 14h54

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pequeno robô pode ser controlado por iPod Touch

Robótica

O Robovie mR2, desenvolvido por um instituto de pesquisas japonês, tem como destaque poder ser controlado por meio de um iPod Touch, que pode ser colocado no lugar do coração. O pequeno robô mede 30 centímetros e pesa cerca de 2 quilos, segundo o blog de tecnologia CrunchGear.

Com o iPod no peito, o mR2 pode ser controlado por Wi-Fi ou pela tela sensível ao toque do tocador de músicas da Apple. Como o robô precisa saber do ambiente ao seu redor, ele também traz uma câmera de 3,4 Mpixels, microfones, alto-falantes e articulações, ainda de acordo com informações do blog.

Vejam o mR2 em funcionamento:

Escrito por Amanda Demetrio às 18h27

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O iPad é um ímã de gatinhas

Que fofo!

Jim Colgan, editor do site The Take Away, relata que o iPad é um ímã de gatinhas. Foi só ele sacar o dele para ser bombardeado com perguntas de beldades de Nova York: "Quão pesado ele é? Posso tocá-lo? Dá para ler livros nele?".

Leander Kahney, do blog Cult of Mac, teve experiências parecidas em San Francisco: "Tantas pessoas querem ver o iPad que é impossível usá-lo em público. Eu fiquei envergonhado de utilizá-lo na Ritual Coffe Roasters um dia desses, embora eu tivesse trabalho para fazer. Acabei usando meu iPhone no lugar."

Já pensou como vai ser quando o iPad chegar ao Brasil (até junho, segundo a "Veja")?

Escrito por Rafael Capanema às 17h12

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Serviço permite usar créditos do Skype para acessar redes sem fio

Hotspots

Costumo fazer ligações interurbanas e internacionais no Skype para fugir dos elevadíssimos preços cobrados pelas nossas operadoras de telefonia fixa e móvel como informou a Folha em fevereiro, a tarifa de celular no Brasil é a segunda mais cara do mundo.

Tenho uma assinatura mensal do Skype para ligar para números fixos no Brasil e às vezes compro créditos para falar com celulares e números internacionais.

Há algumas semanas a empresa lançou o Skype Access (inadequadamente traduzido para "Acesso ao Skype"), que permite usar créditos do Skype para pagar o acesso à internet em hotspots Wi-Fi.

O serviço funciona com redes sem fio da Boingo, uma rede mundial de hotspots que tem entre seus parceiros a Vex, líder desse mercado no Brasil. Dá para localizar hotspots próximos a você tanto no site da Boingo quanto no da Vex.

Testei ontem o Skype Access na rede sem fio do Starbucks do Shopping Center 3, em São Paulo.

Quando você abre o Skype e se conecta a um hotspot compatível, surge uma janela perguntando se você quer usar seus créditos do Skype para acessar a internet:

Ao clicar em Continuar, o Skype mostra a quantidade de créditos que você tem e calcula o tempo que você terá para acessar a internet utilizando-os:

Ao clicar em Conectar, você acompanha o número de minutos usados e o valor gasto em reais:

No Brasil, o Skype Access custa R$ 0,43 por minuto. O valor é razoável para uma navegação breve, mas, em períodos maiores, a soma final pode ser exorbitante. Navegar por duas horas, por exemplo, custaria R$ 51,60.

No início do meu teste, as páginas do Gmail e do Twitter demoravam a carregar –enquanto isso, o Skype ia comendo meus créditos. Lembrei de um episódio dos "Simpsons" em que o Homer liga para um disque-algo e ouve uma gravação pausada: "Esta... ligação... custa... cinco... dólares... por... minuto..."

Alguns instantes depois, porém, a conexão se estabilizou.

Para quem já tem o costume de comprar créditos do Skype, o Access é uma boa opção para navegar casualmente em hotspots Wi-Fi pagos. Para quem usa essas redes sem fio com frequência, porém, o plano mensal ilimitado da Vex, que sai por R$ 19,90 mensais, oferece uma relação custo/benefício melhor.

O Skype Access requer a última versão do Skype para Windows e Mac, que pode ser baixada aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 16h22

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Player do YouTube está com novo visual

Mais discreto

Sempre achei o player do YouTube feio demais. Hoje, navegando no site, vi que ele está com um visual novo, muito mais discreto e elegante.

A novidade ainda não foi anunciada no blog oficial do portal de vídeos.

Não ficou tão bonito quanto o Vimeo, por exemplo, mas é um belo avanço. Vejam vocês mesmos.

Escrito por Rafael Capanema às 00h33

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Programa permite compartilhar teclado e mouse com mais de um computador

Dica

Tenho em casa um computador de mesa e um netbook. Em algumas ocasiões (quando vou instalar a versão mais recente de um software, por exemplo), uso os dois ao mesmo tempo.

Nessa situação, o programa gratuito Synergy+ é muito útil. Com ele, eu posso usar o teclado e o mouse do meu computador de mesa para controlar o meu netbook.

Costumo deixar o netbook ao lado direito do computador de mesa. Com o Synergy+, basta mover o mouse até o canto direito do monitor para que o ponteiro seja teletransportado, como num passe de mágica, para o netbook.

O Synergy+ é compatível com Windows, Mac e Linux tanto faz se cada uma das suas máquinas tem um sistema operacional diferente.

O maior problema do software é o fato de ele ser pouquíssimo intuitivo. Para configurá-lo, você terá que escrever manualmente os nomes dos computadores envolvidos (eles precisam estar na mesma rede) e definir, numa interface sem imagens, para onde deve ir o mouse quando você mover o ponteiro até uma das extremidades do monitor principal.

Para entender como configurá-lo, precisei ler isto aqui (em inglês). Apesar disso, trata-se de um software extremamente útil.

Escrito por Rafael Capanema às 18h23

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça algumas webséries

Na rede

Na edição desta quarta-feira do caderno de Informática (vejam aqui, para assinantes da Folha/UOL), fizemos um apanhado das boas séries feitas para a internet. Conheça outras dicas por aqui:

Conversas de elevador

Veja mais em www.conversasdeelevador.com.br

Sujeito a fome

Veja mais em www.videolog.tv/sujeitoafome

Neuróticas

Veja mais em www.neuroticas.com.br

Framework

Veja mais em frameworkshow.com

The Hayley Project

Veja mais em www.thehayleyproject.com

Road to the altar

Veja mais em www.roadtothealtar.com

Escrito por Amanda Demetrio às 15h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

HP mostra em vídeo tudo o que o iPad não tem

Espertinha

O Slate, tablet da HP ainda sem data de lançamento, não tem causado nem um quinto da comoção provocada pelo iPad, da Apple.

Mas este espertíssimo vídeo promocional da HP mostra, de uma só vez, tudo o que o Slate tem e o iPad não: câmeras frontal e traseira, porta USB, leitor de cartão de memória e até o efeito Coverflow, da própria Apple, para navegar em coleções de música.

Vejam só:

Escrito por Rafael Capanema às 16h06

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Projeto do Google permite jogar Quake II direto do navegador

Sem plugins

Engenheiros do Google portaram Quake II para HTML5, permitindo que o game lançado em 1997 seja jogado dentro de um navegador como o Chrome e o Safari, sem necessidade de nenhum complemento extra.

As pouco amigáveis instruções para quem quiser tentar fazer o mesmo (em Mac e Linux) podem ser encontradas aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 18h03

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O que é um nerd?

Definição

Michael Hughes

Acho que é um nerd é uma pessoa que usa um telefone para falar com outras pessoas sobre telefones. E um nerd de computador, consequentemente, é alguém que usa um computador com o objetivo de usar um computador.

A frase é de Douglas Adams, autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias", no excelente documentário "Triumph of the Nerds", exibido em 1996 pela emissora americana PBS.

Escrito por Rafael Capanema às 17h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Gmail será otimizado para o iPad

Versão especial

Quem acessar o Gmail em um iPad, que será lançado amanhã nos EUA, verá a interface acima, otimizada para o tablet da Apple. O Google acaba de anunciar a novidade no Google Mobile Blog.

Notem que o visual é bem parecido com o aplicativo de e-mail do próprio iPad. O layout, com conversas no lado esquerdo e mensagens no direito, também remete ao Google Wave.

Creio que seria legal usar essa interface em navegadores de computadores comuns. A ver. Atualização (18h12): o Lifehacker já ensina como se faz.

Escrito por Rafael Capanema às 17h22

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Stephen Fry entrevista Steve Jobs

Criador e criatura

Marco Grob/"Time"

Já estive com cinco primeiros-ministros britânicos, dois presidentes americanos, Nelson Mandela, Michael Jackson e com a rainha Elizabeth. Minha hora com Steve Jobs certamente me deixou mais nervoso do que qualquer um desses encontros.

A declaração é do escritor e ator britânico Stephen Fry, que faz na "Time" um relato sentimental sobre sua relação os com produtos da Apple, desde o primeiro Macintosh, em 1984, até o novíssimo iPad.

Recomendo a leitura. Aqui (em inglês).

Escrito por Rafael Capanema às 13h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Google lança programa para celular que traduz sons animais

Revolução dos bichos

O Google acaba de lançar um revolucionário programa para celular capaz de compreender o que "dizem" gatos, cachorros, porcos e outros animais. Assista ao vídeo:

Trata-se, é claro, de uma muito bem executada brincadeira de 1º de Abril.

É alto o nível de requinte da piada: o programa existe mesmo. Basta procurar por "Translate for Animals" no Android Market (loja de aplicativos para celulares com Android) ou apontar a câmera para o código abaixo usando um aplicativo como o Barcode Scanner.

Instalei-o em um Milestone, da Motorola. "Funciona" perfeitamente.

Escrito por Rafael Capanema às 00h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Saem as primeiras resenhas do iPad

Aprovado

Começaram a aparecer as primeiras avaliações do iPad, o mítico tablet da Apple que começa a ser vendido nos EUA neste sábado.

Todas as resenhas são bastante favoráveis. Os consensos são a ótima duração da bateria (mais do que as dez horas prometidas pela Apple), a alta qualidade da tela e um pequeno detalhe: o potencial de revolucionar a computação.

O teclado virtual é o maior motivo de discórdia. Para o "New York Times", é terrível. Para o "USA Today", razóavel. Para o "Wall Street Journal", excelente.

Uma opinião que me pareceu surpreendente foi a de Walter Mossberg, do "WSJ": ele diz que ler livros no iPad é mais agradável do que no Kindle, leitor da Amazon com tela de E Ink, mais próxima do papel de verdade do que o LCD de LED do tablet da Apple.

Leia os textos na íntegra (em inglês):

Veja a avaliação em vídeo do "USA Today":

Atualização: A PCMag.com também tem avaliações em texto e vídeo:

Escrito por Rafael Capanema às 23h33

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.