Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Inglês já não está sozinho nos endereços internéticos

 

O poder dos nomes

A partir do próximo ano, os endereços dos sites não precisarão mais ser escritos com o uso de letras do alfabeto romano, usando no mundo ocidental. Decisão aprovada hoje pela Icann, a entidade que controla os nomes internéticos, passa a aceitar endereços escritos em cirílico (o alfabeto russo), árabe, coreano e outros alfabetos não latinos.

E daí?, você pode perguntar. Ao que o presidente da dita entidade, Rod Beckstrom, responde dizendo que esse é "um movimento histórico no sentido da internacionalização da internet". Ele acredita que a medida torna a rede mais acessível a milhões de pessoas da Ásia, Rússia e Oriente Médio.

A decisão afeta os nomes de domínio --a parte do endereço que vem depois do ponto, como ".com" ou ".edu", que é escrita usando apenas as 26 letras do alfabeto, os dez algarismos e o hífen. Em alguns endereços, a parte antes do ponto já é escrita com outros caracteres. A partir do próximo ano, todo o endereço poderá ser escrito ao gosto do freguês.

Será uma transição feita aos poucos. Primeiramente, a mudança afetará apenas os endereços que tenham os códigos de países, como .kr, para a Coréia do Sul, ou .ru, para a Rússia.

Os caras da Icann estão no maior entusiasmo, acreditando que isso vai facilitar o uso da rede por novas parcelas da população mundial, além de torná-la mais amigável para cerca de metade dos internautas de hoje, que não usam em seus países o alfabeto latino.

Mas é bom ir com calma, pois talvez a questão do idioma não seja a maior barreira para a universalização do uso da rede, como aponta Hong Jong-gil, um analista da Korea Investment and Securities in Seoul. A questão principal para ampliar o uso da rede tem a ver com os preços dos computadores e do acesso de banda larga à internet. E isso não se resolve mudando a forma de escrever os endereços da rede.

Escrito por Rodolfo Lucena às 16h13

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Blog reúne fotos de estilosas de pais

Família

Quando você vê fotos de seus pais jovens, pensa no quão estilosos eles eram? Então vai adorar o blog My Parents Were Awesome (meus pais eram demais, em tradução livre), que reúne fotos antigas dos coroas   =)

Vejam mais: http://myparentswereawesome.tumblr.com/

Escrito por Daniela Arrais às 18h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Google lança programa de navegação GPS para celular

Direções

Eis uma notícia que não deve ter agradado nem um pouco a TomTom, Garmin e outras empresas que fazem softwares pagos e aparelhos de navegação GPS: o Google anunciou hoje em seu blog oficial o lançamento do gratuito Google Maps Navigation, software de navegação GPS para a versão 2.0 do Android, sistema operacional da empresa para telefones celulares.

O recurso mais inovador é a navegação com Street View, que oferece imagens em 360º no nível da rua. Outra função interessante é a busca por voz. Você pode não só dizer ao programa o endereço exato do local a que pretende ir como também falar uma expressão genérica, como "restaurante tailandês".

O primeiro aparelho que virá com o Google Maps Navigation pré-instalado será o Droid, à venda somente nos Estados Unidos pela operadora Verizon. Aliás, por enquanto, é só nos EUA que o programa vai funcionar.

Veja, abaixo, um vídeo de demonstração do Google Maps Navigation:

Escrito por Rafael Capanema às 17h06

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sony cria novo dispositivo

A moda do 3D

Ao que tudo indica, 2010 é o ano dos produtos que exibem imagens em três dimensões. Panasonic e Sony já anunciaram TVs e diversas outras marcas estão flertando com a tecnologia.

A mesma Sony que diz que suas TVs em 3D chegam ao mercado em 2010 está fazendo esforços de todos os lados pelo sucesso da técnica. A empresa desenvolveu uma espécie de dispositivo cilíndrico onde imagens em três dimensões são exibidas -e não é preciso nenhum óculos desagradável para vê-las. Veja o vídeo publicado pelo blog Boing Boing:

De acordo com o blog, o aparelho é alimentado com uma fonte de LED e dá para ver as imagens de todos os ângulos possíveis. Ele mede 27 centímetros e tem uma base de 13 centímetros de diâmetro. A Sony está criando os objetos mostrados a partir de computadores ou de fotos, tiradas de vários ângulos. A esperança que surge é de um dia poder "fazer você mesmo" a imagem que aparece no aparelho.

Escrito por Amanda Demetrio às 17h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Humanoides no Brasil

Mulher-robô

A Actróide, mulher-robô citada na última edição do caderno de Informática da Folha, acaba de entrar para o livro dos recordes. Ela foi considerada o robô mais parecido com um ser humano de todos os tempos. O UOL publicou um vídeo com reações de crianças diante da máquina. Veja:

 

Escrito por Amanda Demetrio às 17h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Confira vídeo sobre trajetória do Google

História

Quer saber como o Google surgiu e o quais foram as inovações que a empresa trouxe para a internet ao longo dos últimos 11 anos? Confira o vídeo feito pelo escritório do Google no Reino Unido:

 

Escrito por Daniela Arrais às 14h32

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Como será o laptop do futuro?

Para designers

Como será o laptop do futuro para designers? A empresa Orkin Design mostra, em vídeo, uma opção. Trata-se de um aparelho flexível, com tela de 13 polegadas de OLED sensível ao toque, com o peso de um notebook pequeno. Quando aberto, ele se transforma em tablet, com tela de 17 polegadas que pode servir como monitor. Confiram:

 

Escrito por Daniela Arrais às 10h57

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A rotina de Darth Vader

Dia a dia

Como seria um dia na vida de Darth Vader se ele fosse real? O fotógrafo Esteban Diacono resolveu mostrar isso.

Vejam mais: http://www.flickr.com/photos/teban32/sets/72157600806917315/

Escrito por Daniela Arrais às 09h29

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Criador do Linux posa com Windows 7

Joinha

De passagem pelo Japão para o Japan Linux Symposium, Linus Torvalds, o criador do Linux, passou por um estande de promoção do recém-lançado Windows 7 e posou para a foto que ilustra este post.

Segundo Chris Schlaeger, dono da conta do Picasa onde a imagem foi publicada, Torvalds não comprou nenhuma cópia do novo sistema da Microsoft.

E por falar em lançamentos de sistemas operacionais, na próxima quinta-feira (27/10) sai o Ubuntu 9.10, nova versão da distribuição de Linux mais popular atualmente.

Entre as novidades do Ubuntu estão o Ubuntu Software Center, para download e instalação de programas, e o Ubuntu One, sistema gratuito de armazenamento e back-up on-line que dá direito a 2 Gbytes de espaço.

Escrito por Rafael Capanema às 16h36

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Show do U2

Ao vivo na rede

Os fãs da banda U2 não precisarão pegar filas para ver um show deles na próxima segunda-feira (26). A partir das 1h30 (isso, de madrugada), a apresentação será exibida ao vivo no canal da banda no YouTube. De acordo com a "Wired", esse é o primeiro grande show inteiro que o YouTube transmite. Poderão assistir o evento pessoas de 16 países - incluindo os brasileiros, obviamente.

"É a maior banda do mundo se apresentando na maior plataforma do mundo", disse Chris Maxcy, diretor do Google. Exageros? Vamos ver no domingo se o site vai aguentar.

Em 2008, o YouTube fez algo semelhante, mas com menores proporções com o YouTube Live.

Escrito por Amanda Demetrio às 17h15

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Yahoo! oferece dança no colinho e pede desculpas

Mensagem diferente

Mulheres seminuas (ou meio vestidas, sei lá) dançando no colinho de engenheiros de software deram uma apimentada em um evento promovido pelo Yahoo! na semana passada em Formosa.

Era o Taiwan Open Hack Day. Nas sessões de "tempestade cerebral", as moças chegaram em seus trajes provocantes e se ofereceram para dançar no colo dos presentes.

Ao que parece, a ideia já tinha sido experimentada no ano passado, mas, no evento deste ano, fotos vazaram e foi um auê, com a comunidade de desenvolvedoras e engenheiras de software fazendo seu protesto.

O povo do Yahoo! acabou achando que tinha mesmo metido os pés pelas mãos, como se diz, e resolveu pedir desculpas. Chris Yeh, da Development Network do Yahoo!, disse, em um post intitulado "Sorry" (Desculpas), que as hacketes (hack girls) não refletem o espírito do evento e que não é aquela a mensagem que a empresa gostaria de passar.

"Nós queremos que todos se sintam bem-vindos, inclusive as programadoras", disse ele.

A história toda, com fotos e mais detalhes, você lê AQUI, em inglês.

Escrito por Rodolfo Lucena às 16h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sistema faz montagens automaticamente

Não requer habilidade

O PhotoSketch, projeto conjunto de universidades asiáticas, deve agradar àqueles pouco versados na arte do Photoshop.

Funciona assim: você faz o esboço uma cena com alguns elementos (um parque, uma pessoa pulando, um cachorro, por exemplo) e, ao lado dos desenhos, escreve uma expressão que ajude a buscar na internet fotos desses itens.

De posse dessas informações, o PhotoSketch gera montagens como estas (clique para ampliar):

Por enquanto, o sistema não está disponível para o público. Você pode saber mais sobre ele (em inglês) aqui e no vídeo abaixo:

Escrito por Rafael Capanema às 17h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Leitor eletrônico

Wikipédia de bolso

Agora dá pra carregar uma enciclopédia inteira no bolso. O WikiReader (veja a página do produto aqui) é um aparelho pequeno que leva a Wikipédia com você para onde for necessário. O produto sai por US$ 99 e tem tela sensível ao toque. Uma curiosidade é que não é preciso de internet para manter o leitor.

O WikiReader tem apenas três botões e funciona com duas pilhas AAA. Parece simples e útil, apesar da aparência antiquada.

Escrito por Amanda Demetrio às 15h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Escolha autores para seguir no Twitter

Leitura

O Mashable fez um lista com 70 autores que você deveria seguir no Twitter. Dividida por categorias, que vão de negócios e finanças à cultura pop, a lista traz nomes como o do guru Deepak Chopra.

Em comum, todos os citados atualizam frequentemente seus perfis, "fornecendo conteúdo útil e interessante", segundo o Mashable.

Confira: http://mashable.com/2009/05/22/twitter-nonfiction-authors/

Escrito por Daniela Arrais às 14h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Confira videocast com presidente da Motorola

Cliq

Chega neste mês ao mercado norte-americano o MotoCliq. Lançado pela Motorola em setembro, o celular é voltado para quem gosta de participar de redes sociais, pois sincroniza contatos, feeds, mensagens, fotos, e-mails e redes sociais, como Facebook, Twitter e MySpace. Fora dos EUA o aparelho se chamará MotoDext.

A Folha esteve em San Francisco no lançamento do Cliq, em setembro, e conversou com Sanjay Jha, presidente da Motorola. No vídeo a seguir, o executivo fala sobre o lançamento e sobre as diferenças entre os mercados norte-americano e brasileiro. Para ele, nos EUA, as pessoas veem nos laptops e computadores o que o brasileiro encontra no celular: seu principal dispositivo da vida digital. O fato, segundo o executivo, faz dessa nova tecnologia algo mais relevante e interessante para o mercado do Brasil.

 

Confiram o vídeo na Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u631694.shtml

Escrito por Daniela Arrais às 14h00

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O que fazer com uma bolinha de pingue-pongue

Inacreditável

Olha, os caras podem ter usado truques bestas para atinguir seus objetivos inomináveis ou trabalhado horas na produção do vídeo, mas o resultado é sensacional.

Vale pela diversão.

E, se você acha que isso não tem a ver com informática, tente descobrir quais os programas de edição que os fulanos usaram para realizar esta pequena obra-prima.

 

Escrito por Rodolfo Lucena às 10h39

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mude sua senha do Gmail

Segurança

O ataque que o Hotmail sofreu no início desta semana _a Microsoft confirmou que senhas do serviço de correio eletrônico foram expostas em uma página da internet, mas que depois foram retiradas do ar_ serve de alerta para usuários de e-mail.

O blog oficial do Gmail fez um post sobre o assunto, pegando carona no National Cyber Security Awareness Month, mês dedicado à conscientização sobre segurança no mundo virtual.

"Criar uma nova senha é, muitas vezes, uma das primeiras recomendações que você ouve quando o problema [de phishing; roubo de informações] ocorre. Mesmo uma senha forte pode não preveni-lo de ser enganado, mas definir uma que seja facilmente memorizável para você e difícil para que outros adivinhem é uma prática de segurança inteligente, já que senhas fracas podem ser facilmente adivinhadas", diz o texto, que aponta os principais problemas e suas correspondentes soluções:

Problema 1: Usar a mesma senha para diversos sites

Com o crescente número de serviços que necessitam de senha (e-mail, bancos, redes sociais, sites de compra), não é de se estranhar que muitas pessoas usem a mesma senha para diversas contas. Mas isso é arriscado, pois se um criminoso descobre a senha de apenas um serviço, poderá ter acesso a todos os outros _e, consequentemente, conseguir informações como seu endereço e até mesmo seu dinheiro

Solução 1: Use senhas únicas

É uma boa ideia usar uma senha específica para cada conta, especialmente para as mais importantes, como a de e-mail e a do banco

Problema 2: Usar senhas comuns ou palavras que podem ser achadas no dicionário

Solução 2: Use uma senha que misture letras, números e símbolos

Problema 3: Usar senhas baseadas em dados pessoais

Solução 3: Crie uma senha que seja difícil para os outros adivinharem

Problema 4: Escrever sua senha e guardá-la em um lugar inseguro

Solução 4: Mantenha seus lembretes de senha em um lugar secreto

Problema 5: Relembrando sua senha

Solução 5: Certifique-se de que sua recuperação de senha está atualizada e segura

Veja as recomendações completas, em inglês: http://gmailblog.blogspot.com/2009/10/choosing-smart-password.html

Escrito por Daniela Arrais às 15h37

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Liz Taylor avisa pelo Twitter que fará cirurgia

Saúde

A atriz Elizabeth Taylor, 77, avisou pelo Twitter que fará uma cirurgia no coração. "Queridos amigos, gostaria de informá-los, antes que chegue aos jornais, que estou indo para o hospital fazer um procedimento no meu coração", disse.

Ela detalhou que irá se submeter a um procedimento de reparação da válvula mitral. Dame Elizabeth, como assina em seu Twitter, pediu preces por sua recuperação. “Eu apreciaria qualquer oração que vocês façam. E vou avisar quando isso tiver acabado”, escreveu.

Acompanhe: http://twitter.com/DAMEELIZABETH

Escrito por Daniela Arrais às 15h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Teste do novo serviço

Google Wave

A equipe da Folha já tem em mãos seu login e senha do Google Wave, o novo supercomunicador do Google, que quer integrar e-mail, rede social e comunicadores instantâneos (e muito mais, diga-se de passagem). Como você poderá ver na edição desta quarta-feira do caderno, a correria pelos convites é grande e o serviço ainda está em versão de testes. Confira as primeiras impressões:

A primeira surpresa ao fazer o login foi que você é diretamente recomendado a não usar o Wave no Internet Explorer (veja a tela abaixo). E, se você decide fazer isso, é por "sua conta em risco".

Devidamente logada no Firefox, abri a página inicial do serviço, dividida em quatro partes e totalmente adaptável.  Dá pra diminuir cada janela e colocar ela na parte superior, mudar o tamanho de cada uma e outras coisas desse tipo. E tudo isso é feito facilmente, é só arrastar e jogar.


Logo na entrada, recebemos as boas-vindas do Dr. Wave, que nos incluiu em uma onda e embedou um vídeo sobre o serviço e uma série de links (para quem se interessar, o vídeo pode ser visto aqui). Uma das coisas legais que deu pra perceber é que o link é aberto logo dentro da onda aberta.

Os básicos
Montar a sua própria onda é algo simples, coisa de um clique na página inicial. Além de escrever, dá pra colocar vídeos do YouTube (ele te sugere incluir diretamente a caixa de vídeo e faz isso com um clique, se você coloca o link) e arrastar imagens do desktop para a onda (para realizar essa função no Firefox, é preciso instalar uma extensão). E dá mesmo para ver as intervenções na onda em tempo real, mesmo as feitas por você mesmo.

Para adicionar os amigos na onda, é só clicar no símbolo "+", do lado dos contatos. Em cada mensagem, você também pode responder para apenas uma pessoa.

O Wave também tem uma opção para quem não gosta da avalanche de e-mails que enche as caixas de quem usa Gmail. Você pode clicar no "mute" e não terá mais notícias da onda, a não ser que alguém te mande uma mensagem direta e privada.

Também existe a opção de bate-papo. É só clicar no contato da lista e escolher a opção que logo abre-se uma janela. A janela pode ser reduzida e ficar na parte superior da tela. Veja como funciona:

Outros usos do Wave

Eventos
O Wave tem uma espécie de sisteminha interno para ajudar na organização de eventos. Você cria uma onda, chama os convidados e coloca o gadget na onda para que cada um responda se pode ir ou não. Veja:

Ainda em testes
A ferramente realmente ainda não pode ser aberta a todos, porque ainda existem erros no sistema - como o
Google mesmo falou no lançamento do produto. O serviço ainda não lê muito bem o que está acontecendo com a sua conta. Veja este exeplo, em que o Google diz que eu tenho muitas "ondas" e diz estar exibindo apenas 24. A verdade é que eu estou participando de apenas quatro.

Update: acabamos de conhecer (infelizmente) a página de erros do Wave. O Google continua bem-humorado e pede que você dê um feedback ao Dr. Wave. Veja:

Update 2: substituímos o "embedar" (uso de código para incorporar vídeos a outras plataformas) do post, conforme apontado pelo leitor Gabriel.

Escrito por Amanda Demetrio às 18h15

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O que é um navegador?

Confusão

O que é um navegador?

A pergunta pode parecer tola para quem está familiarizado com tecnologia, mas muita gente não sabe bem o que é ou mesmo confunde navegador com mecanismo de busca.

Daí o interesse do Google, que tem um navegador de internet e um mecanismo de busca, em tentar explicar essa confusão.

No primeiro vídeo, um rapaz pergunta a pessoas na rua o que é um navegador e qual elas usam. Algumas respondem "Google" e "Yahoo!".

O segundo explica, de maneira didática, o que é um navegador. Ambos estão em inglês.

Escrito por Rafael Capanema às 17h43

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Jogo deleta arquivos do seu computador

Parte da brincadeira

Um novo jogo lançado no Reino Unido propõe uma brincadeira perigosa: ele deleta arquivos do seu computador se você falhar. São consequencias que afetam sua vida real de uma maneira assustadora.


O jogo funciona assim: os aliens são criados e ligados a um arquivo qualquer do seu computador. Se o jogador matar o alien, mata o arquivo. Se a nave do jogador for destruída, a aplicação se deleta. Não é a toa que o game chama Lose/Lose. Não tem muito como sair ganhando, né?

Mas parece que os desenvolvedores dizem que o game debate uma "questão maior", segundo entrevista dada ao site da Wired. "Com o crescimento da tecnologia, nosso entendimento sobre isso diminui e, ao mesmo tempo, isso se torna cada vez mais importante nas nossas vidas. Em que ponto seus arquivos se tornaram tão importante quantos seus bens físicos?". O resto da entrevista, pode ser lido aqui.

O Blog Gameover disponibiliza o link para download. Tem coragem?

Escrito por Amanda Demetrio às 14h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.