Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Lula diz que Lei Azeredo é censura

Fisl - Lula

Daniela Arrais/Folha Imagem

Adesivo distribuído no Fisl hoje à tarde, quando o presidente Lula fez uma visita

“Podem ficar certos, companheiros, neste governo é proibido proibir”. Foi com essa frase que o presidente Luis Inácio Lula da Silva começou a discursar sobre a Lei Azeredo, na tarde de hoje, durante o 10º Fisl (Fórum Internacional do Software Livre). Prontamente ovacionado pela plateia, o presidente discorreu sobre a lei que tipifica crimes cometidos pela internet e é um dos temas mais recorrentes desta edição do fórum _que contou, pela primeira vez, com a participação de um presidente da República.

Críticos da lei afirmam que ela vai contra os direitos do cidadão e que o projeto conta com brechas que podem transformar o simples ato de baixar música em crime que pode levar à cadeia.

“A lei que está aí não visa proibir abuso de internet. Ela quer fazer censura”, disse Lula, acrescentando que é preciso fazer modificações no código civil para responsabilizar questões que envolvem o mundo digital, e não sair fazendo condenações, porque “esse interesse é policialesco”,  uma vez que visa permitir, até mesmo, o sequestro de computadores.

O presidente afirmou, ainda, que não se pode condenar a maioria por conta de ações pontuais negativas. “As pessoas de bem são maioria. Não vamos ficar assim porque de vez em quando aparece um maluco. (...) Os que promovem a vida são muito mais numerosos”, afirmou.

Lula também relembrou o momento em que o governo optou por usar o software livre. “Nós tínhamos duas escolhas: ou íamos para a cozinha preparar o prato, colocar nosso tempero e fazer tudo do nosso jeito brasileiro ou a gente iria comer o prato que a Microsoft queria”, disse o presidente, acrescentando que prevaleceu a ideia de liberdade.

Escrito por Daniela Arrais às 19h19

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Palestrantes discutem regulação da rede

Fisl - Regulamentação

Em um debate sobre regulamentação da internet no Brasil, durante o Fisl, o professor e ativista do software livre Sérgio Amadeu arrancou aplausos da plateia ao fazer uma comparação simples, porém certeira: “Se eu estou andando no meio da rua, falando ao celular, ninguém me para para me perguntar com que eu estou falando. A internet reproduz o mundo da rua, o mundo da vida. Ninguém tem o direito de ficar me ouvindo. Quero navegar sem vigilância.”

O debate contou com a participação de Marcelo Branco, coordenador do Fisl, Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons no Brasil e professor da FGV, Pedro Paranaguá, também professor da FGV, Ivo Correa, do Google Brasil, e José Vaz, coordenador geral de Gestão Coletiva e de Mediação em Direitos Autorais da Diretoria de Direitos Intelectuais.

Branco começou o debate afirmando que "estamos passando por um período histórico de transformações nas relações sociais, onde a revolução não é somente tecnológica, como principalmente social e de comportamento, como foi a Revolução Industrial. Não podemos viver uma nova era com regras que pertencem a um modelo antigo de negócio."

Lemos abordou a questão cada vez mais rígida do direito autoral. “Nos últimos 15 anos, a indústria do contúdo conseguiu tudo o que queria do ponto de vista legal. Todas as decisões judiciais foram faváveis a essa indústria. Foram fechados o Napster, o mp3.com, o Groktsy. O direito autoral foi se tornando cada vez mais severo, a ponto de não ter como torná-lo mais rígido.”

Sobre a lei Azeredo, em tramitação, Lemos destacou que é necessário atender a três demandas: “O que a gente está buscando é um equilibrio de três demandas: a primeira é por coibir condutas mais graves na internet. A segunda é a ampliacao das possibilidades de investigação. E a terceira é a de proteção de direitos fundamentais e de garantias institucionais”.

Pedro Paranaguá  falou sobre a rigidez dos direitos autorais brasileiros, que mantêm qualquer obra protegida após 70 anos da morte do autor. "Nem o mais criativo dos autores levantaria de seu túmulo para continuar criando," disse.

Ivo Correa, do Google, lembrou que a cópia é um princípio básico da internet. E citou a importância de haver uma regulamentação sobre o uso da internet durante as eleições. “O tipo de regulação que se dá para a internet vai afetar como o Brasil vai se inserir nesse novo panorama tecnólogico.”

Ele disse ainda que as discussões que ocorrem não destoam dos debates no mundo todo. "Espero que o Congresso Nacional entenda a importância da criação de um marco civil básico para a internet, que seja proveitoso para o país."

Escrito por Daniela Arrais às 19h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cofundador do Pirate Bay fala sobre liberdade

Fisl - Peter Sunde

Daniela Arrais/Folha Imagem

Peter Sunde,30, confundador do Pirate Bay, site de compartilhamento de arquivos, conversou agora há pouco com jornalistas e blogueiros. O sueco falou sobre liberdade, compartilhamento de arquivos, como a indústria do entretenimento quer mais ganhar dinheiro do que criminalizar quem baixa músicas, filmes e demais conteúdos protegidos por direitos autorais, entre outros assuntos.

Sunde citou estudos que mostram que quanto mais as pessoas compartilham as músicas de um artista, mais dinheiro ele consegue. “As gravadoras não querem achar um novo modelo de negócios. Eles não querem trabalhar com a gente [Pirate Bay], com ninguém. Se não acharem alternativas, elas vão simplesmente desaparecer.”

No entanto, as gravadoras não querem mudar esse modelo e preferem cobrar US$ 80 mil de pessoas físicas por música em processos por download ilegal, disse. “Para fazer uma comparação, para cada vítima da tragédia da Air France, a indenização será de US$ 24 mil. Olha só o valor que a indústria julga ter."

Segundo ele, apenas artistas que não produzem há muito tempo se contrapõem ao compartilhamento de arquivos. “Prince e Village People tentaram processar a gente. Nenhum deles está fazendo música desde os anos 1980. Mas eles se incomodam por não venderem coletâneas de melhores sucessos. No entanto, sem a internet, os novos músicos não seriam nada. A internet abriu uma grande possibilidade. E a distribuição gratuita de músicas ajuda a chegar a mais pessoas."

Sobre a indústria de entretenimento, Sunde apontou que as constantes condenações de usuários comuns mostram que o órgão encontrou uma maneira de ganhar mais dinheiro. "É um modelo de negócios. Eles estão processando as pessoas para ganhar dinheiro, e não porque elas cometeram um crime, como eles dizem."

"Nós precisamos defender a liberdade, é o primeiro passo. Essa liberdade está sob o ataque de companhias, de governo. Nunca foi tão importante lutar por liberdade. Também temos que ampliar essa discussão. É uma grande batalha", completou.

O sueco ainda falou sobre a situação do Irã, dizendo que não tem conhecimento suficiente para analisar o caso, mas que junto ao Pirate Bay defende uma nova eleição e, principalmente, a liberdade de discurso.

Escrito por Daniela Arrais às 19h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Começa o Fórum do Software Livre

Fisl - Abertura

Daniela Arrais/Folha Imagem

Fisl começou oficialmente na tarde desta quarta-feira. Marcelo Branco, coordenador do fórum (e, também, da Campus Party), falou para o público, ressaltando a importância de a internet continuar livre. “Não queremos uma interenet censurada, vigiada, controlada, queremos uma internet livre. Por isso estamos aqui com esse tema de liberdade. ”

Branco também citou a crise econômica, afirmando que ela é reflexo dos valores da era anterior. “A superação da crise se dará pela inovação aberta, colaborativa e distribuída.”

Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation, arrancou risos da plateia ao falar “me disseram que era melhor falar espanhol, ok?”

Ele afirmou que é necessário educar as pessoas pasra que elas valorizem sua própria liberdade. “Travar o compartilhamento de arquivos é travar a sociedade.”

Escrito por Daniela Arrais às 18h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pré-adolescentes aprendem robótica

Fisl - Robôs

Fotos Daniela Arrais/Folha Imagem

André Brum começou a brincar com robótica quando ainda era bem pequeno. Não que ele tenha crescido muito _afinal, tem apenas 12 anos. Mas já encara a construção de robôs como um grande aprendizado.

Ele faz parte da equipe de robótica do Colégio Marista Assunção, do Rio Grande do Sul. A disciplina é opcional e tem como objetivo aplicar conceitos de robótica educacional, refletir sobre o uso consciente da internet e utilizar, ecologicamente, material de descarte.

Nos corredores do Fisl, André e Rafael Ribas, 11, mostram o resultado das aulas: Penelo-py, um robô feito com materiais reciclados. Além de andar, o robô canta _o efeito é conseguido graças a um tocador de MP3. Foi feito por uma equipe de dez alunos, sob orientação do professor Marcos Aranda.

“Tudo nela é reaproveitado. O monitor, o controle, que era de um carrinho”, diz André, acrescentando que desde pequeno é “chegado em tecnologia”.

Penelo-py, os meninos explicam, é uma adolescente apaixonada por tecnologia, principalmente pelos recursos da internet. Ela gostava de conversar apenas dor MSN, seus amigos eram do Orkut... Um dia, ela acabou sendo engolida pelo computador e virou a Penelo-py.

“As pessoas ficam muito na internet, esquecem dos amigos. A gente quis falar disso”, diz André.

Patrícia de Camillis, professora responsável pelo turno integral do colégio, acrescenta que os meninos discutem bastante o uso do computador no dia a dia. “Eles falam sobre passar muito tempo na internet, de que é preciso usar o computador de forma moderada.”

Rafael diz que ele e os colegas pensam em criar um timer para controlar o tempo on-line. “Você tem um tempo para ficar no computador. Quando esse tempo acaba, tem que sair dele”, diz o menino, acrescentando que costuma passar apenas uma hora por dia no micro.

Escrito por Daniela Arrais às 16h22

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Software Livre em Porto Alegre

Fisl

Daniela Arrais/Folha Imagem

 A abertura oficial ocorre logo mais, mas a PUC-RS (Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul) já está bem movimentada por conta do 10º Fisl (Fórum Internacional do Software Livre), que ocorre em Porto Alegre.

Para esta edição, é esperado um público recorde: cerca de 7.000 pessoas já estão inscritas para participar de cerca de 300 atividades, entre palestras, oficinas e exposições _ainda é possível fazer inscrições no local. O fórum vai até o próximo sábado.

Durante os quatro dias de evento, a estrela é o software livre, cujo uso é abordado em áreas como segurança, economia, educação, política, cultura e tecnologia. A ideia é discutir como esse modelo de distribuição pode ser usado para reduzir custos e aumentar a confiabilidade dos sistemas.

Um dos palestrantes mais aguardados do Fisl é Peter Sunde, um dos fundadores do Pirate Bay, site de compartilhamento de arquivos que foi condenado por incentivar a pirataria.

O presidente Lula também deve aparecer por aqui para fazer o pré-lançamento de seu perfil no Twitter, seu blog e de um canal de vídeos no YouTube.

Outros nomes de destaque são Richard Stallman e John Maddog Hall, gurus do software livre.

O valor da inscrição nas modalidades individual/empresa é de R$ 163. Estudantes e caravanas pagam R$ 81,50 e  órgãos governamentais, R$ 203.

Para saber mais, acesse:

www.fisl.org.br

Escrito por Daniela Arrais às 15h47

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vídeo pergunta o que é um navegador

O que é um browser?

Você sabe o que é um navegador? Muita gente não sabe

Confira o vídeo, em inglês, feito por Scott, do Google, nas ruas de Nova York

A confusão principal que as pessoas fazem é entre navegador e mecanismo de buscas...

 

Via Swiss Miss

Escrito por Daniela Arrais às 14h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja fotos da sede do Twitter

Espaço

Fotos Daniela Arrais/Folha Imagem

O Twitter é minimalista em seu propósito de expressar qualquer informação em 140 caracteres. Minimalista também é a sua sede, que a Folha visitou na semana passada.

Localizado no quarto andar de um loft na rua Bryant, em San Francisco, o Twitter reúne os elementos que tornam uma empresa "cool" hoje em dia -adeus ambientes formais e burocráticos, bem-vinda personalização que deixa o escritório com jeitinho de casa.

Logo na entrada, um grande sofá na cor preta serve para descansar no tempo livre -em frente, a televisão de tela plana é ideal para jogar videogames.

Uma estante guarda livros, bonecos e prêmios. Nas paredes, adesivos imitam nuvens. Há várias revistas para leitura, como a "Time", cuja capa recente falava sobre... o Twitter!

Uma mesa retangular é lugar para reuniões. Próximo a ela, há um pequeno estacionamento de bicicletas, além de uma cabine telefônica antiga e uma máquina de games.

Na cozinha, funcionários se servem à vontade de refrigerantes, sucos, chocolates e outras guloseimas. Na parte superior do armário, há diversas bebidas alcóolicas, como tequila e gin _resta  saber se é possível beber em horário de expediente...

Há, ainda, pequenas salas que servem para reuniões ou descanso. Uma delas é decorada com adesivos de pássaros, o símbolo da ferramenta. Em um mural, outro pássaro indica quem são os "Twitter folks", a equipe que trabalha por lá -que conta com o designer brasileiro Vitor Lourenço.

O escritório é formado por grandes bancadas, separadas por equipes. Cada um personaliza sua mesa com bonecos, adesivos e o que mais quiser.

Não é possível chegar muito perto, pois o que o Twitter está fazendo leva mais do que 140 caracteres para ser explicado.

E onde ficam os poderosos, então, nem é possível entrar -afinal, é lá em que eles escrevem, em uma grande lousa, quais passos terão que dar para "conquistar o mundo". 

Escrito por Daniela Arrais às 09h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja fillmes em alta definição na internet

Alta qualidade

O YouTube e o Vimeo são dois portais que hospedam vídeos em alta definição.

O Vimeo é mais tradicional nessa seara. O canal HD --de high definition, ou alta definição-- tem quase 900 filmes já.

Se sua conexão não for muito rápida, deixe o filme carregar um pouco antes de ver, ou é engasgo certo.


Grand Central Terminal NYC: Canon 5Dmk2 from Mike Kobal on Vimeo.

O filme acima está disponível em HD no Vimeo. Clique duas vezes nele para ir para ir para o Vimeo e clique no botão HD is ON, na direita da telinha do vídeo.

Aqui, um exemplo de animação médica em alta no YouTube.

Para procurar filmes nessa qualidade no portal, na entrada Tipo (que fica abaixo da caixinha de buscas), altere para a opção HD, como eu fiz aqui com a palavra Animation.

O Miro, um tocador e baixador de filmes na internet, tem um monte de canais em alta definição, com programas que falam de computadores a turismo. Recomendo.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 09h15

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja vídeos de feira de inventores nos EUA

Engenhocas

Hoje, no caderno Informática da Folha, há uma matéria de Bruno Romani sobre a Maker Faire, feira de inventores em San Mateo (a 25 km de San Francisco) em que foram apresentadas engenhocas de áreas como robótica, combustíveis alternativos, gastronomia, artesanato e computação.

Vejam, abaixo, alguns vídeos feitos no evento:

Escrito por Rafael Capanema às 09h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja fotos da conferência da Apple

WWDC

A Apple anunciou hoje várias novidades durante a WWDC (Worldwide Developers Conference; conferência mundial de desenvolvedores), em San Francisco

Acima, vocês conferem fotos do exterior e do interior do Moscone, local onde ocorre a conferência. As meninas de biquíni na segunda foto aguentaram o frio da primavera para promover o site iPorn, de vídeos adultos

O principal anúncio da Apple foi o novo iPhone, o 3GS, que tem o mesmo design dos anteriores, mas parte interior totalmente nova, segundo Philip W. Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple

O aparelho chega às lojas do Brasil em nove de agosto

Uma das principais queixas dos usuários foi revista. A outrora limitada câmera do aparelho tem agora resolução de 3 Mpixels e permite capturar vídeos _30 fps (quadros por segundo), em qualidade VGA

 

É possível editar os vídeos no próprio iPhone, procurar cenas por meio de uma linha do tempo visual e compartilhar o resultado por e-mail, mensagem multimídia, Mobile Me (serviço de internet da Apple) ou sites, como o YouTube

Escrito por Daniela Arrais às 19h33

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bill Gates vai a Roland Garros

Entre as russas

Confira só o modelito escolhido pelo cofundador e ex-presidente da Microsoft para assistir, de camarote, à final feminina do torneio de Roland Garros, na manhã de hoje na França.

Hoje longe do estresse do dia a dia da luta pela sobrevivência no mercado, Bill Gates provavelmente acompanhou de sangue doce a disputa entre as russas Svetlana Kuznetsova (abaixo) e Dinara Safina.

Baixa para os atuais padrões tenísticos, Kuznetsova (1m74) deu um pau na grandalhona Safina, número 1 do mundo. Apesar da derrota (6/4, 6/2), a líder do ranking não perde o posto.

Fotos AP (tenistas) e Reuters (Gates)

Escrito por Rodolfo Lucena às 12h43

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pelé, Kareen Abdul-Jabbar, Mario Andretti e Atari

Estrelas

Três estrelas do esportes e uma estrela da diversão eletrônica juntos:

Escrito por Gustavo Villas Boas às 18h59

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Como seria a Wikipédia em papel?

Conhecimento

E se todos os artigos da Wikipédia fossem transformados em uma enciclopédia física?

Rob Matthews resolveu fazer o teste. Ele escolheu os Featured Articles _aqueles que são considerados os melhores pelos editores da enciclopédia colaborativa_ e montou o livrão aí acima

Vejam mais: http://www.rob-matthews.com/index.php?/project/wikipedia/

Escrito por Daniela Arrais às 18h32

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Os efeitos especiais de Lost

Fumaça e fogo


Matéria do VFX World mostra como foram produzidos algum dos efeitos especiais da quinta temporada de "Lost".

O texto disseca a produção dos efeitos --Mitch Suskin, supervisor da área no programa de TV, é entrevistado e cita até o plug-in (acessório para software) usado para uma cena.

Para quem é fã, as imagens de uma cena antes e depois das artes de Suskin impressionam.

Quem é nerd e gosta de TV --ou trabalha com projetos visuais-- tem a chance de ver como a mágica de um dos principais programas da atualidade é feita.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 17h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bebê vai atrás de laptop em campeonato

Mininerd

Enquanto a maioria das crianças ia atrás de brinquedinhos durante uma corrida de bebês, o pequeno lituano Kajus escolheu ir atrás do laptop do pai

Nerd desde pequenininho, não é?   =)

Via Gizmodo

Escrito por Daniela Arrais às 18h15

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça o Keyboard Cat

Gato sarrista

Há uma curiosa simbiose entre humor, gatos e internet -os LOLcats que o digam.

Pois a última palavra em humor com gatos na internet são os vídeos do Keyboard Cat. Geralmente intitulados "Play him off, Keyboard Cat", mostram alguém se dando mal e, depois, sendo brindado com uma performance do gato tecladista.

Abaixo, uma seleção de vídeos do Keyboard Cat, dois deles feitos por brasileiros:

Aos fãs, uma notícia triste: Fatso (nome verdadeiro do Keyboard Cat) já morreu.

Se você apreciou a obra executada por ele, pode baixá-la em MP3 aqui e usá-la como ringtone, por exemplo.

Escrito por Rafael Capanema às 22h16

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Spike Jonze é diretor de canal de TV da internet

Mix


O cineasta Spike Jonze, conhecido por filmes como "Adaptação" e "Quero Ser John Malkovich", é um entusiasta da internet

Já dirigiu inúmeros videoclipes que fazem sucesso no YouTube, de bandas como Pavement, Beastie Boys e Chemical Brothers

Ele também é responsável pela direção artística da VBS TV, canal de vídeos da revista "Vice", cuja edição brasileira será lançada hoje em São Paulo _a revista de "estilo de vida" é distribuída internacionalmente e de graça

No portal, você tem acesso a conteúdo gratuito, 24 horas por dia, misturando notícias e cobertura do mundo pop underground. E, claro, muita música

Um dos vídeos mais legais é o "Spike Spends Saturday With", em que o cineasta acompanha diferentes pessoas para conhecê-las melhor e saber o que elas fazem nos seus fins de semana

A primeira convidada é a cantora M.I.A. Assistam: http://www.vbs.tv/shows.php?show=1137833100

Uma boa pedida para passar horas navegando, confiram: http://www.vbs.tv/

Escrito por Daniela Arrais às 16h22

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Microsoft mostra vídeo de videogame sem controles

O project Natal (projeto Natal), da Microsoft, que está com tudo hoje, apareceu na E3. Veja o vídeo abaixo.

Parece coisa de Papai-Noel, não?

Escrito por Gustavo Villas Boas às 17h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bing mostra seus músculos

Primeiras impressões

O lançamento oficial será na quarta-feira, mas já está disponível uma versão limitada, em português, do Bing, o novo serviço de buscas da Microsoft. A versão em inglês, apesar de vir com a etiqueta "preview", apresenta recursos e informações mais completas.

Antes de seguir pela descrição, parto logo para a avaliação: o serviço é muito bom, especialmente se comparado com experiências anteriores da Microsoft. O tal Live Search era bastante limitado, para manter o adjetivo no terreno da elegância condescendente; o Bing se mostra com potencial para ser um concorrente do Google.

Foge do visual limpo, branquela: a janela de busca é um rasgo em uma foto de paisagem que será mudada a cada dia. Hoje a versão americana traz balões sobrevoando uma paisagem bem bacana, e todas as outras (há quase 60 opções, como Japão, Alemanha, Argentina, República Popular da China, Países Árabes em inglês e em árabe...) mostram uma cena da Turquia.

Na página em inglês, aparecem as buscas mais populares (Fernando de Noronha era uma delas, assim como balonismo --esta, possivelmente inspirada pela imagem da tela).

O site é todo autorreferenciado: na própria foto, há vários links ativos sugerindo exploração de sites que têm relação com a imagem (passeios, balonismo, trekking etc.). No lado direito inferior, há botões que permitem viajar por fotos anteriores, mas, se quiser fazer isso, você terá de instalar o Silverlight, que é uma espécie de Flash da Microsoft. Como você pode ver, a Microsoft não prega prego sem estopa, como a gente dizia em tempos idos. Aliás, a página também tem um link para você se cadastrar na rede da empresa...

O encadeamento das buscas com serviços outros (buscas de compras e serviços relacionados a turismo) também está muito bom.

Provavelmente falhas vão ser reveladas com o aumento do uso, mas, nas primeiras buscas que fiz e nas primeiras navegadas, os resultados foram bastantes positivos.

O resumo da ópera é o seguinte: o Google agora tem um concorrente.

Escrito por Rodolfo Lucena às 12h36

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Total Eclipse of the Heart: Literal Video Version

A releitura de uma pérola.

Alguém conhece um clipe literal de música brasileira?

http://www.youtube.com/watch?v=lj-x9ygQEGA

Escrito por Gustavo Villas Boas às 00h19

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.