Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Programa para iPhone resolve o cubo mágico

Assim é fácil

O CubeCheater (US$ 0,99 na App Store), para iPhone e iPod Touch, é um programinha que resolve automaticamente o famoso cubo mágico.

Você informa ao software como está cada face do cubo real, ou, melhor ainda, tira fotos de cada uma delas com a câmera do iPhone, e o CubeCheater mostra a solução, passo a passo, em 3D. Brilhante. Vejam como funciona:

E já que o assunto é programa para iPhone, aí vai mais um dos meus favoritos: o quebra-cabeça Crayon Physics:

Escrito por Rafael Capanema às 15h11

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Que tipo de geek você é?

Tribos

Diretamente do Boing Boing Gadgets:


Escrito por Rafael Capanema às 17h39

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja panorama gigante da posse de Obama

1.474 Mpixels

Impressionante este panorama criado durante a cerimônia de posse de Barack Obama. Dá para ver perfeitamente o rosto de grande parte dos presentes.

Foi criado por David Bergman, que explica o processo aqui.

A imagem, com 59.783x24.658 pixels (ou 1.474 Mpixels), é composta por 220 fotografias tiradas com uma Canon G10.

Escrito por Rafael Capanema às 14h59

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Proteja seu laptop com madeira

Marcenaria

Que tal bancar o diferente e guardar seu laptop em um protetor de madeira?

Desde que você tenha um MacBook ou um MacBook Pro, da Apple, você pode optar pelo case acima, criado por Rainer Sphel

Escrito por Daniela Arrais às 12h56

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mac original completa 25 anos

Quarto de século

No aniversário de 25 anos do Mac, completados amanhã (24 de janeiro), a BBC publicou um simpático vídeo em que uma moça com a mesma idade demonstra brevemente a máquina.

Escrito por Rafael Capanema às 16h00

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Impressões sobre a Campus Party

#CPARTY

Quem não está em São Paulo pode acompanhar parte da Campus Party no Flickr ou no Twitter. A etiqueta cparty inunda os dois serviços.

No Twitter, entre comentários inúteis e piadinhas, sempre tem alguém dando uma dica de transmissão ao vivo de algum dos eventos do encontrão.

*

Vendendo seu peixe, lá está a blogosfera. Dani Oliveira, por exemplo, divulgava seu blog de culinária, o Comida Travessa, distribuindo cerejas de verdade e um simpático cartãozinho.

*

Os eventos são bons, mas é preciso atenção e conhecimento de leitura de lábios. O barulho é horrível, em todos os cantos tem alguém com microfone na mão.

*

Uns e outros reclamam da velocidade da conexão. Mas, sem dúvidas, ela é mais do que suficiente para conversar no MSN, atividade de muitos dos campuseiros que estavam nas máquinas enquanto eu espiava.

*

Notável também é o número de gamers e suas supermáquinas, que rodam os jogos mais modernos com os gráficos no máximo.

*

Como eu disse no primeiro dia, a coelhinha Thaís da "Playboy" faz muito sucesso. Agora acompanhada de outras duas coelhas.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 19h42

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Lobão fala sobre mobilização social

Debate

O músico Lobão fala agora sobre inclusão digital e mobilização social na Campus Party

Quer acompanhar?

Tente o livestreaming da TV Cultura: http://www.iptvcultura.com.br/

Escrito por Daniela Arrais às 18h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Gilberto Gil fala sobre sua relação com tecnologia

Conectado


O ex-ministro da Cultura Gilbero Gil aproveita a Campus Party para debater tecnologia. Hoje, o músico participa de debate. Ontem, compareceu à abertura da área de inclusão digital. Ele lembrou da sua participação na primeira edição do evento, no ano passado, quando abordou a necessidade de politização das tecnologias, e fez um paralelo com a situação de hoje.

"Nós vivemos a fase de temor, vivemos o terror de que as corporações do mundo econômico, por um lado, e os governos incisivos demais, por outro, detenham os instrumentos de designação do que sejam a internet e as novas tecnologias", disse. Para o músico, essa designação deve ser feita pelo povo, para que ele mostre o significado de seus desejos individuais, coletivos e sociais nas respectivas áreas.

Gil lembrou, também, sua ligação com tecnologia, que começou na infância "ao entender os mecanismos do corpo" e alcançou maturidade em sua expressão artística _com músicas "Cérebro eletrônico" e o disco "Banda Larga Cordel"_ e no seu trabalho na política.

Entre vários assuntos, Gil falou sobre a lei do senador Eduardo Azeredo, para identificação de usuários na internet:

"Os defensores da tirania, da visão do império da ordem sobre a desordem veem sempre ameaças em tudo. Esses que defendem uma ordem estática e inflexível, rígida, estão sempre achando que qualquer coisa nova pode ser uma ameaça a essa idealização da ordem absoluta. Como se a ordem não fosse o pensamento, a criação contemporânea... As ordens são aquilo que nós fazemos. Acho que o medo e o pânico em relação à internet veio derramar uma série de novos elementos no caos. Esses que defendem essa ordem rígida agora estão com medo da internet. Acham que é o lugar do caos absoluto, ameaça à moralidade, é o paraíso da nova criminalidade _eles defendem uma internet cada vez mais fechada. O projeto de lei do senador Azeredo, por um ordenamento drástico, draconiano, é uma manifestação desses interesses que querem manter o status quo, a ordem tal qual ela esteve na chegada da internet."

Escrito por Daniela Arrais às 17h26

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

É difícil ouvir na Campus Party

Impressões

 

A Campus Party agitada, com gente de um lado para o outro, começou. Entre palestras, debates e, claro, muito "campuseiro" transmitindo o evento ao vivo (ou a si mesmo) na internet, a CP vai escoando sua programação. 

De ontem para hoje, percebi algumas coisinhas que atrapalham o funcionamento do evento.

Nestes tempos em que ser "verde" é legal, espanta a falta de lixeiras no pavilhão _ainda mais as apropriadas para reciclagem de lixo. Elas podem até existir, é verdade, mas desde ontem que eu procuro e ainda não achei uma única.

Outro problema são as lombadas por onde passam os cabos da conexão banda larga de 10 Gbps. É bem fácil tropeçar nelas, tanto é que a organização decidiu colocar umas fitas sinalizadoras para evitar acidentes.

Outro problema, mais grave, é a acústica do pavilhão 3 do Centro de Exposições Imigrantes, que é sofrível. Se você quer ouvir uma palestra no Campus Blog, por exemplo, se esforce muito, porque, provavelmente, o som da área de inclusão digital vai invadir sua área.

E como o grande atrativo da CP é o conteúdo, fica difícil se concentrar para aproveitar os inúmeros itens da programação...

Escrito por Daniela Arrais às 17h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Coelhinha da "Playboy" faz sucesso na Campus Party

Click

As máquinas digitais não param na Campus Party. As garotas que ajudam em alguns estandes são bastante requisitadas para fotos, mas o maior alvo dos flashes é Taís, uma legítima coelhinha da "Playboy" _que está, digamos, vestida a caráter.

Os campuseiros param para tirar fotos ao lado dela. Ela é simpática e vende seu peixe: "As coelhinhas fomos capa da edição de dezembro."

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h02

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dê adeus a Bush

Despedida

E ainda dá tempo de se despedir do ex-presidente George W. Bush _pelo menos se você quiser fazer isso na internet

Basta tirar uma foto, colocar na internet e postar uma mensagem no Twitter com a tag #byebush

As melhores vão aparecer no blog Bye Bush: http://byebush.blogspot.com/

E para aqueles que querem relembrar a "América pedindo desculpas" após a eleição de Bush, vale uma visita ao Sorry Everybody

Confiram: http://www.sorryeverybody.com/gallery/1/

Após a eleição de Obama, o site ganhou uma nova galeria de fotos, com pessoas celebrando a mudança: http://www.sorryeverybody.com/2008/

Escrito por Daniela Arrais às 15h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Casa Branca tem site para novo presidente

Obama

Enquanto o mundo inteiro acompanha a posse de Barack Obama, a Casa Branca coloca seu novo site no ar

Confiram: www.whitehouse.gov

E o novo governo dos Estados Unidos tem um canal de microblog oficial: http://twitter.com/USAgov

Escrito por Daniela Arrais às 15h16

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Começa a Campus Party

Festa nerd

A abertura oficial ocorre às 23h30, mas o Centro de Exposições Imigrantes, na zona Sul de São Paulo, já começou a receber os participantes da segunda edição da Campus Party, evento que reúne nerds, geeks e curiosos por tecnologia até o próximo domingo (25).

Na primeira tarde de evento, as reclamações dos participantes eram duas: faz muito calor no pavilhão e nem todos conseguem se conectar à internet.

O engenheiro de computação Rodrigo Esteves, 24, tentou se conectar à rede, mas sem sucesso. "Acho que é porque tem mais gente, eles [a organização do evento] não estão acostumados", disse.

A internet banda larga de 10 Gbytes será liberada a partir da meia-noite, de acordo com a assessoria de imprensa do evento.

A velocidade é o dobro da edição passada e deve fazer a alegria de quem gostar de baixar músicas, filmes, jogos, entre outros.

Enquanto a conexão não fica estável, os participantes aproveitam para deixar malas e colchões no acampamento e, claro, instalar seus desktops, notebooks, discos rígidos externos e demais parafernálias eletrônicas nas grandes mesas que enchem o pavilhão.

A fila para entrar no pavilhão reunia cerca de 70 pessoas no meio da tarde. Na fila de cadastro, o ritmo corria bem _é preciso registrar todo equipamento que será usado durante o evento.

Na fila para resolver pendências, o principal problema se referia aos participantes que não estavam com o crachá de identificação pronto _segundo um membro da equipe de apoio, o sistema estava fora do ar, o que atrapalhou um pouco o credenciamento.

Mais mulheres

Uma das principais novidades desta edição da Campus Party é o aumento no número de mulheres participantes. Elas já são 32% dos cerca de 6.000 inscritos.

Para Marcelo Branco, diretor da Campus Party Brasil, o número reflete a forte presença das mulheres na internet brasileira. "Em outros eventos, isso não passa de 5%, 7%", disse.

"Se a gente pensar no lado subjetivo, são jovens que se encontram, fazem amigos, namorados. Além do conteúdo, as mulheres se sentiram muito à vontade [na edição passada], não houve constrangimento patriarcal, de que eles [os homens] são os que têm conhecimento. Elas puderam contribuir com conteúdo também", completou.

Confira a programação da Campus Party na Folha Online

Escrito por Daniela Arrais às 17h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

drpeview.com avalia a Panasonic G1

Pequenina

Esta é para os entusiastas de fotografia: o ótimo site especializado dpreview.com acaba de publicar um teste da Panasonic G1.

Manuseei-a brevemente na CES e fiquei muito bem impressionado. A equipe do dpreview.com, que passou muito mais tempo com a câmera, pelo jeito, também.

Segundo a assessoria de imprensa da Panasonic no Brasil, ainda não há previsão de chegada por aqui.

Escrito por Rafael Capanema às 15h00

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Microsoft transforma sua vida em um musical cafona

Quem canta...

O comercial, convenhamos, não é dos melhores. Mas a idéia por trás do Songsmith, novo software experimental da Microsoft, é bem interessante: você cantarola uma canção de sua autoria no microfone do computador e o programa gera sozinho a base da música, com teclado, bateria, baixo etc.

Clique aqui para fazer o download da versão demo, que só pode usada por um período de seis horas. A versão completa custa US$ 29,95.

Pretendo testar o software em breve, postando aqui minhas impressões. Vamos ao vídeo:

Escrito por Rafael Capanema às 15h02

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Executivo-chefe da Apple anuncia afastamento temporário

Sem Jobs

A esta altura, todos já devem estar sabendo: depois de comunicar que sua magreza era resultado de um desequilíbrio hormonal cujo tratamento seria relativamente simples, Steve Jobs admitiu que sua condição é mais complicada e anunciou afastamento temporário da liderança da Apple.

As pessoas com quem conversei na Macworld, como era de esperar, estavam um tanto decepcionadas com a ausência da estrela.

Antes da apresentação de Philip Schiller, porém, o clima era de euforia. Quando abriram-se as portas, a multidão caminhava a passos rápidos para conseguir o melhor lugar possível na platéia.

Ao meu lado, sentou-se um fotógrafo norte-americano super-empolgado. Me perguntava o nome de cada uma das músicas descoladas que tocavam antes do início da palestra, twittava em seu MacBook sobre o evento e festejava cada um dos recursos novos do iLife e do iWork.

Mas quando a palestra chegou ao fim, o clima era de decepção -mais pelas novidades pouco empolgantes do que pela ausência de Jobs, acredito.

O jornalista RAFAEL CAPANEMA viajou a San Francisco a convite da Apple

Escrito por Rafael Capanema às 14h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Twitter é sobre Twitter

Eu, eu mesmo

O site Popacular mostra os sites mais populares no Twitter. E lá fica claro que o Twitter é uma ótima fonte de informação sobre o... Twitter. Nada sobre Gaza, sobre a posse de Obama, sobre crise mundial.

No último mês, por exemplo, dos 25 sites mais mencionados, contei dez que são sobre o Twitter. E ainda tem um monte sobre redes sociais, blogs etc.

*

Os microblogs são legais. Mas, às vezes, me lembram o sensacional "blog mais estúpido do mundo": acabei de amarrar meu tênis; hoje achei uma moeda; tô com vontade de tomar café...

Escrito por Gustavo Villas Boas às 19h13

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Wired lista os gadgets mais amados

Pre?

O blog da Wired fez uma lista com os gadgets mais amados da história: Palm Pre, Sony Walkman, iPod, Game Boy e Polaroid.

Sinceramente, não consigo entender como um produto que ainda não foi lançado, o Pre, pode entrar em uma lista dessa. Também não concordo com a ausência do iPhone.

E acho que o maior de todos os gadgets foi o Walkman.

De quebra, um comentarista deu a dica de um comercial antigo da Polaroid.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vídeo exibido na CES mescla culturas

Trocando as bolas

Vejam que curiosa a trilha sonora deste vídeo gravado no Brasil e exibido na área ecológica do estande da Panasonic na CES:

Escrito por Rafael Capanema às 08h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça o novo ultraportátil da Sony

Não é um netbook

Rafael Capanema/Folha Imagem

Depois de muita especulação, a Sony finalmente anunciou seu netbook que... não é um netbook.

O valor de US$ 899,99, para a versão mais básica do Vaio série P, deixa a máquina de fora da categoria de netbooks, cujos preços giram em torno da metade disso.

Acabei de conhecê-lo no estande da Sony na CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, e fiquei muito bem impressionado.

A maquininha é muito leve: são apenas 635 gramas com a bateria, que, promete a Sony, dura até quatro horas.

A tela ultrawidescreen de oito polegadas, com a inusitada resolução de 1.600x768, tem excelente definição e brilho. Mas quem tiver a visão menos privilegiada provavelmente terá que aumentar o tamanho das fontes em sites.

O teclado permite uma digitação bastante confortável. Como não sobrou espaço para um touchpad, a Sony optou por um TrackPoint, que funciona bem.

Windows Vista, em diferentes edições, é a única opção de sistema operacional. Mas o Vaio série P inclui um modo instantâneo, que carrega em 20 segundos um sistema simples baseado em Linux a partir do qual é possível navegar na rede com o Firefox e fazer ligações com o Skype.

Escrito por Rafael Capanema às 19h07

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Nine Inch Nails libera 400 Gbytes de vídeos em HD de seus shows

Alta definição

O líder da banda Nine Inch Nails, Trent Reznor, colocou um post cheio de ironia no site da banda avisando que "alguém" vazou na internet 400 Gbytes de gravações em alta definição de três shows do grupo.

Ele diz apostar que os fãs que encontrarem um link para o conteúdo vão fazer algo "muito legal" com o material.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tony Bennett leva macmaníacos às lágrimas

Macworld

Rafael Capanema/Folha Imagem

Philip Schiller, vice-presidente sênior para a área de marketing de produtos da Apple, mostra o novo MacBook Pro de 17 polegadas

Não, não houve lançamento de um novo Mac Mini, nem de um esdrúxulo iPhone nano, muito menos uma aparição surpresa de Steve Jobs.

Em missão difícil, Philip Schiller se saiu bem. Não é tão carismático quanto o atual executivo-chefe da Apple, mas é um ótimo apresentador.

Quanto aos lançamentos da Apple, como se esperava, nada revolucionário.

Entre as novidades mais interessantes, os recursos Faces (rostos) e Places (lugares) na nova versão do iPhoto, software de gerenciamento de fotografias para Macs.

O Faces detecta automaticamente rostos humanos em fotos, permitindo a criação -também automática- de álbuns de retratos separados por pessoa e até por grupos de pessoas (família, por exemplo).

Já o Places, integrado com o Google Maps, usa geotagging para organizar fotos tiradas em diferentes lugares do mundo.

O iWork, suíte de escritório da Apple, finalmente aderiu à onda da computação em nuvem. No iWork.com, será possível compartilhar arquivos on-line, que poderão ser acessados em qualquer navegador ou sistema operacional. Mas não é possível editá-los na rede, como no Google Docs, por exemplo.

Schiller também anunciou o abandono gradual do DRM (em inglês, gerenciamento de direitos digitais) na iTunes Store. Assim, as musicas compradas na loja da Apple poderão ser reproduzidas em um número ilimitado de computadores e de tocadores portáteis.

Finalmente, houve o lançamento do novo -e caro- MacBook Pro com tela de 17 polegadas. A Apple promete uma bateria -que não pode ser substituída pelo usuário- com autonomia de oito horas. O notebook vai custar US$ 2799 (cerca de R$ 6.120).

O melhor momento foi o show surpresa de Tony Bennett ao fim da apresentação de Schiller. Cantando as oportunas "The Best Is Yet to Come" e "I Left my Heart in San Francisco", levou às lágrimas alguns dos presentes à última Macworld com participação da Apple.

O jornalista RAFAEL CAPANEMA viajou a San Francisco a convite da Apple

Escrito por Rafael Capanema às 22h26

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Álbum mais vendido na Amazon pode ser baixado de graça

Nine Inch Nails

 

O álbum em MP3 mais vendido no ano de 2008 na megaloja on-line Amazon é Ghosts I-IV, do Nine Inch Nails.

Como diz o blog do Creative Commons, o álbum está sob uma licença livre, e pode ser baixado gratuita e legalmente em qualquer rede de Torrents.

Ou você pode ouvir as músicas direto do navegador no Last.FM.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h08

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.