Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Circuito Integrado deseja um feliz Natal

RoRoRo

Amigos do blog,

Todos nós desejamos um grande Natal, com luzinhas piscantes que prenunciam um 2009 brilhante.

Obrigado a todos que passaram por aqui e que nos presentearam, ao longo do ano, com críticas, dicas, sugestões e informações.

Em 2009, nos econtramos por aqui e, quem sabe, por aí!

Abraços e beijos.

Abraços e beijos.

 

Escrito por Gustavo Villas Boas às 14h37

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Gerente do Google responde a críticas sobre rotas de transporte público

Outro lado

Entrei em contato com o Google a respeito das rotas de transporte público do Google Maps. Eis a resposta de Marcelo Quintella, gerente de produtos:

"O sistema contempla sim o Metrô. Ocorre que os tempos estimados para os ônibus estão mais curtos, o que resulta na preferência do sistema para resultados de informações de ônibus. É algo que está sendo verificado para ter o máximo de precisão possível. Estamos trabalhando para resolver isso em duas frentes: a primeira é com a própria SPTrans, que é quem nos fornece as viagens e tempos estimados. A segunda é realizar uma pequena mudança na interface na qual sempre retornaremos ao usuário uma opção de viagem no "outro" meio de transporte. Isso significa que mostraremos todas as opções para o usuário -- em outras palavras, mesmo que seja verdade que o tempo estimado de ônibus seja melhor que o de metrô, ainda assim mostraremos a viagem de metrô. A estimativa de tempo de viagem da SPTrans precisa ser aprimorada. Eles estão trabalhando para aperfeiçoar as estimativas. Devemos ter novidades já no início de janeiro.

Vale ressaltar também que o serviço não foi lançado com falhas, mas com um nível razoável de precisão. Além disso, esses problemas, apesar de muito relevantes, não afetam 100% dos usuários. De qualquer forma, como acontece com todos os produtos do Google já lançados até hoje, nós trabalhamos com o conceito de "beta perpétuo". Ele funciona para praticamente todos os nossos produtos, inclusive os mais amadurecidos, como Orkut, Gmail e YouTube. Isso significa que o produto nunca está pronto: ele está constantemente e ininterruptamente sendo aprimorado. É política conhecida do Google lançar produtos e receber comentários de usuários. Poderíamos ficar em testes internos por muito tempo sem nunca chegar a 100% de perfeição. A maneira de descobrir os problemas que mais afetam os usuários é simples: ouvindo deles próprios. O usuário é quem mais entende dos dados, mais do que a SPTrans ou o Google. Por isso aprimoramos nossos produtos por meio dos comentários dos usuários. Os bons e os ruins, como acontece sempre."

Escrito por Rafael Capanema às 16h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O velho Joost morreu

Novo Joost

O Joost, programa para transmissão de TV pela internet, já tem data marcada para morrer.

A partir do dia 19 de dezembro, o Joost é apenas um portal de vídeos, que transmite por streaming e requer Flash. Resumindo: é um YouTube com conteúdo controlado.

Para ver os clipes, é preciso ter uma conta. É possível embutir os filmes em blogs. No meio de um monte de lixo e insignificâncias, tem algumas coisas legais.

Vejam aqui o filme brasileiro "Quase dois Irmãos"

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h11

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Rotas de transporte público do Google Maps ignoram o metrô

Caminhos tortuosos


Sugestão de trajeto do metrô Tatuapé à av. Paulista usando transporte público

Acompanho sempre as novidades do Google Maps. Primeiro foram as rotas de carro, depois os trajetos a pé e, agora, as rotas de transporte público em São Paulo e Belo Horizonte.

Morador de São Paulo e usuário de transporte público, fui logo testar o novo recurso.

Meu veredicto: o sistema ignora quase completamente as linhas de metrô da cidade. Notória que é a qualidade do trânsito de São Paulo, o metrô, apesar da malha minúscula, é quase sempre uma opção infinitamente superior aos ônibus quando o trajeto permite escolher uma dessas duas alternativas.

Relato minhas experiências:

A primeira tentativa foi partir de uma rua do Tatuapé (zona leste) em direção à TV Cultura (zona oeste). Apesar de origem e destino serem relativamente próximos a estações da linha vermelha do metrô (Tatuapé e Barra Funda, respectivamente), o Google Maps sugeriu que eu pegasse inacreditáveis quatro ônibus, sem mencionar nenhuma estação de metrô.

Segundo teste: saindo do mesmo lugar no Tatuapé, em direção à Folha (centro), o Google Maps me aconselhou a tomar três ônibus, e, mais uma vez, nem sinal do metrô. O sistema ignorou aquele que é possivelmente o melhor trajeto neste caso: ir de ônibus ou a pé até o metrô Tatuapé, descer na estação Santa Cecília (na mesma linha, a vermelha) e caminhar por cerca de três minutos até a Folha.

Terceiro teste: partindo do mesmo local no Tatuapé em direção à avenida Paulista, 900. O trajeto melhor seria caminhar ou pegar um ônibus até a estação Tatuapé, tomar o metrô e descer na estação Trianon-Masp ou na Brigadeiro, que ficam na avenida Paulista. Mas o Google Maps quis me colocar em mais uma odisséia busológica: quatro ônibus, nenhum metrô.

Tentei facilitar as coisas para ele. Coloquei "metrô Tatuapé" como origem e "metrô Trianon-Masp" como destino -ou seja, duas estações de metrô. Nem assim! Em vez de recomendar o óbvio -que eu usasse o metrô para ir de uma estação à outra-, o Google Maps sugeriu que eu descesse na estação Barra Funda e, de lá, tomasse um ônibus até a avenida Paulista!

Sorte a minha que conheço São Paulo. Agora, pense no sujeito que vem à cidade pela primeira vez e se fia no serviço para se locomover por aqui usando transporte público. Ele pode até chegar a seus destinos, mas vai sofrer em ônibus superlotados e perder muito tempo no trânsito.

Leitores que moram em Belo Horizonte e São Paulo testaram o recurso? Tiveram experiências melhores que as minhas?

Espero que, com o tempo, o sistema fique mais inteligente. E aguardo ansiosamente a estréia do sensacional Street View (vista da rua) no Brasil, sugerindo que comecem pelo Rio de Janeiro. :)

Escrito por Rafael Capanema às 15h37

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Você conhece frases geek?

Ditados

Esse site tem uma listinha com frases geeks. Reproduzo duas, acrescento a terceira e peço para vocês escreverem outras nos comentários

  • Existem 10 tipos de pessoas no mundo: Aquelas que entendem binário e aquelas que não entendem*


  • Eu adoraria mudar o mundo, mas eles não me dão o código fonte


  • Não existe patch para a estupidez humana**

(** É sobre segurança no computador e engenharia social. Quem me disse foi o Luiz efffn Eduardo. Segundo ele, a camiseta com a frase faz certo sucesso entre especialistas em segurança da informação.)

*A do binário, muito popular, só entendi hoje..

Dos leitores:

  • Um sistema é tão veloz quanto o mais lento de seus componentes (sugestão de Rique)
  • 95% de todos os erros dos computadores ocorrem entre o teclado e a cadeira (sugestão de Luís Perles)
  • Problema de BIOS: Burro Ignorante Operando Sistema (sugestão de Marcus)
  • Existem *11* tipos de pessoas: as que entendem o código binário, as que não entendem, e as que dizem que entenderam a piada... (sugestão de Bicarato; não entendi)
  • Mainframe (substantivo) : um dispositivo obsoleto ainda utilizado por milhares de companhias obsoletas servindo milhões de clientes obsoletos e fazendo enormes e obsoletos lucros para seus acionistas obsoletos. E o modelo deste ano é duas vezes mais rápido que o do ano passado. (sugestão de Junior)
  • #define QUESTION (bb || !bb) Shakespeare (sugestão de Renê)
  • Os computadores surgiram para resolver problemas que antes não existiam.
  • Lei 90/10 do download: você gasta 90% do tempo de espera para baixar os 10% restantes do arquivo. (Essa e a anterior são sugestões do Roberto Takata)

Escrito por Gustavo Villas Boas às 18h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Surgem rumores sobre netbook da Apple

MacBook nano?

Reprodução - www.gizmodo.com


As fotos são de um MSI Wind modificado rodando Mac OS X, sistema da Apple

O analista Ezra Gottheil, da Technology Business Research, disse à "Computerworld" que a Apple lançará um netbook na Macworld 2009, em janeiro. O especialista, porém, admitiu que não tem nenhuma informação confidencial, e que seu palpite é fruto de "triangulação".

Questionado recentemente sobre o assunto, Steve Jobs deu a entender que o iPhone é o netbook da Apple. Ele considera a categoria de laptops ultraportáteis ainda incipiente, mas afirmou que a Apple tem "idéias bem interessantes" para o caso de ela continuar evoluindo.

"Não sabemos fazer um computador de menos de US$ 500 que não seja uma porcaria", disse ainda.

Enquanto isso, muita gente está colocando o Mac OS X, o sistema operacional da Apple, em netbooks como o MSI Wind, o Dell Inspiron Mini, o Samsung NC10 e o Asus Eee PC 1000H.

Um dos maiores problemas em instalar o Mac OS X em máquinas que não tenham sido feitas pela empresa de Cupertino -além, claro, do fato de que a prática é proibida pela Apple- é a falta de drivers para placas de Wi-Fi.

Não mais, pelo menos para usuários do MSI Wind,um dos netbooks mais populares entre os fãs de Hackintosh: um funcionário da Realtek vazou o driver para Mac OS X da placa Wi-Fi que é usada nesse netbook.

Ou seja: ainda que a Apple nunca lance um laptop ultraportátil (de baixo custo?), sempre haverá por aí netbooks com Mac OS X. Mesmo que o design deles seja um pouco mais grosseiro do que algo que sairia da equipe liderada por Jonathan Ive -caso das imagens que ilustram este post.

Escrito por Rafael Capanema às 16h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Wikipedia, StumbleUpon e o arremesso de sapato

Número 41

O StumbleUpon é mesmo excelente para descobrir sites interessantes sem nem sequer saber o que você procura.

Ontem, clicando aleatoriamente no meu, cai nesse importante artigo sobre arremeso de sapato --já devidamente atualizado com os acontecimentos recentes...

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cão tenta salvar outro em rodovia

Melhor amigo

Um filme triste e bonito que tá bombando no YouTube.

Eu sou fã de vídeos e fotos de animais na internet.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 19h22

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Frase em URL de portal pode ter sido trote

Trote?

O portal de notícias G1 pode ter sido vítima de um trote. Circula pela internet uma URL (endereço) no mínimo esquisita sobre a morte de Marcelo Silva, ex-marido da atriz Suzana Vieira.

Confira no endereço da página

O boato começou a se espalhar pelo Twitter. Logo, alguns usuários mostraram que a URL pode ser modificada a partir de certo ponto _é possível escrever qualquer coisa nela.

Em uma outra foto, foi escrito "Leitores caem como patinhos em nosso Rick Roll", em alusão a outra espécie de trote, que consiste em direcionar o usuário para o vídeo "Never Gonna Give You Up", do cantor Rick Astley.

O Circuito Integrado fez contato com a assessoria de imprensa do G1, mas ainda não obteve resposta.

ATUALIZAÇÃO: Às 17h58, o G1 publicou uma notícia, informando que o link não foi escrito pela redação. Leia aqui

Escrito por Daniela Arrais às 16h50

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Filmes clássicos depois do Photoshop

Filmeshop

Esse site tem algumas cenas marcantes de filmes famosos alteradas no Photoshop.

a diferença é bem sutil ;)

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Propaganda mostra antigo Atari

Game

Achei no Vintage Ads

Escrito por Daniela Arrais às 15h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

TV digital não permite experiência uniforme

Gol contra

Quem quer uma experiência uniforme, de ponta, como é esperado com a TV digital em alta definição, esqueça por enquanto.

A programação normal, até das emissoras que alardeiam a alta qualidade por todo um horário, ou em toda a programação, nunca é nessa qualidade inteiramente.

Mas o problema maior não é a perda da definição. O que irrita é que, a cada momento, um formato de imagem diferente aparece na tela.

Além do conteúdo de arquivo, a publicidade dificilmente tem a melhor resolução. O mesmo acontece com câmeras fora do estúdio.

Em três minutos, você consegue ver a telona inteira da TV ocupada, um retângulo flutuando no meio do aparelho e uma simulação do formato 4:3, com aquelas faixas pretas chatas ao lado da imagem.

Uma salada de tamanhos e qualidades.

Ok, eu já sabia disso.

Mas ontem fui ver o jogo decisivo do campeonato brasileiro em alta definição pela Globo.

As coisas ficam lindas quando a partida é transmitida nessa qualidade. Jogadas em profundidade, cores vivas, expressões dos atletas, grama com detalhes etc. e tal.

Mas é inacreditável: alguns ângulos são transmitidos em resolução convencional.

Um repórter é acompanhado por alta definição. O outro é relegado ao passado.

Às vezes (reconheço, a maior parte delas), você assiste a um lance ocupando a tela inteira da sua TV, detalhes vívidos.

De repente a imagem fica com faixas pretas laterais, no formato convencionalíssimo 4:3 das TVs de tubo. Mudança nada bem-vinda.

Mas sejamos pacientes. Até a Copa de 2010, tudo se resolve

Escrito por Gustavo Villas Boas às 11h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O melhor e o pior do ano

2008

O ano está acabando. Acho que podemos fazer uma lista com o melhor e o pior de 2008 na informática, na tecnologia etc.

Vocês podem dar sua opinião e fazer as listas nos comentários. Favor evitar palavrões (ainda que merecidos).

Depois organizo tudo e faço um post. Abaixo, a minha lista.

MELHOR:

  • Ascensão do mercado de netbooks no mundo e no Brasil --mais opções de hardware, mais opções de sistema operacional
  • Câmeras digitais com superzoom para o usuário comum
  • Fabricantes de telefone celular investindo em usabilidade
  • Comedy Central coloca os episódios de "South Park" on-line pouco dias depois de irem ao ar na televisão
  • Orkut melhorou bastante neste ano

PIOR:

  • Serviços 3G são caros, limitados e instáveis no Brasil
  • Banda larga é cara e limitada no Brasil
  • Um ano depois de lançada, TV Digital é cara, limitada, burra e instável no Brasil. Cadê o Ginga?
  • Apagão da internet em São Paulo
  • Wii Fit. Como jogo, é asqueroso. Como exercício físico, é patético
  • O preço e os planos para o iPhone 3G no Brasil

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h21

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Netbook com tela sensível vai ter sistema com boot em poucos segundos

gOS

Os desenvolvedores do gOS (Good OS, antes era Green OS) anunciaram que vão lançar, em parceria com a Gigabyte, um sistema para netbooks que vai de desligado a ligado em pouquíssimos segundos.

O sistema oferecerá apenas o navegador Chrome, aplicativos básicos e controle do computador --o objetivo é o acesso imediato à internet. Ajuda a economizar energia e paciência.  Quem quiser algo mais sofisticado pode carregar o Windows XP.

Não por acaso, o sistema foi batizado de Cloud. Para ser útil, vai ser preciso estar na nuvem de servidores da internet.

O primeiro netbook com o Cloud (a Asus tem algo parecido) também contará com o Windows XP e tela sensível ao toque.

E, pelo jeito, vai ter na cor marrom...

Escrito por Gustavo Villas Boas às 19h26

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Próximo Google Phone já está no forno

Kogan

A empresa australiana Kogan já aceita encomendas de seu Agora, telefone inteligente que carregará o Android, sistema operacional desenvolvido por um consórcio que tem o Google à frente.

O produto chega em 29 de janeiro, custa 299 dólares australianos, tem tela (miserável) de 2,5 polegadas e teclado QWERTY.Parece um BlackBerry.

O mais legal é que ele NÃO é bloqueado por operadora. Mas não custa lembrar: como não é homologado pela Anatel, o uso é irregular no Brasil.

 

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h39

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Songbird finalmente chega à versão 1.0

Canário

O Songbird, software de código aberto de gerenciamento de músicas e navegação na internet feito com a base do Firefox, chegou à versão 1.0.

Eu recomendo que quem gosta de música e do Firefox dê uma chance ao programa. A coisa mais legal do Songbird é que ele é personalizável, com um monte de extensões, como a MediaFlow (foto abaixo).

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h12

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Plug-in simula cartaz da campanha presidencial

Vire o Obama

Sabe o cartaz clássico do Barack Obama feito por Shepard Fairey e usado durante a campanha à Presidência dos Estados Unidos?

Em vez do presidente eleito dos Estados Unidos, a estrela agora pode ser você!

Acesse http://www.dubster.com/obamafy/ e experimente

Aliás, o plug-in do Photobooth só serve para Macs...  =/

Escrito por Daniela Arrais às 15h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hacker faz boot de Linux no iPhone

Pingüim janta maçã

Os hackers fizeram de novo.

PLANETBEING anunciou, no blog Linux on the iPhone, que eles conseguiram executar o Linux no celular da Apple. O port ainda é irrelevante para o usuário comum --não tem touchscreen, não tem acelerômetro--, mas o blog conta com instruções de como fazer (serve para as duas versões de iPhone e para o iPod Touch) e vídeo. Confira:


iPhone Linux Demonstration Video from planetbeing on Vimeo.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 18h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.