Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

Bytes viram bonecas

Da Rússia

Quer maneira mais lúdica de entender o mundos dos bytes? O estúdio Art Lebedev fez a releitura das tradicionais bonecas russas, as matrioshkas, inspirando-se no mundo da tecnologia.

O conjunto é formado por seis bonecas e, em cada uma delas, está escrito bit, byte, kilobyte, megabyte e terabyte.

Escrito por Daniela Arrais às 14h43

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Beijo gay banido bomba no YouTube

Viagem na maionese

A marca de condimentos Heinz tirou do ar, no Reino Unido, um comercial de maionese que mostrava um beijo na boca entre dois homens.

Como relata essa matéria da Folha Online, internautas protestam e convocam ao boicote da marca no Facebook e, óbvio, lotam o YouTube com o comercial banido.

Será que a empresa vai tentar tirar os vídeos também do YouTube? Acho que não. Ela estaria condenando o outro lado da moeda que já gastou. A empresa já fez promoção, no site, para que internautas criassem o próximo comercial da marca.

E a propaganda é até simpática...

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h53

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sem SMS nas eleições

Alerta

Silvio Meira, professor de engenharia de software e cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), dá o alerta:

os tribunais regionais eleitorais estão considerando [muito seriamente] a possibilidade de exigir que as operadoras de telefonia móvel desliguem o serviço de SMS na semana antes das eleições, como forma de impedir que torpedos eleitorais atinjam a população. segundo um dos juízes eleitorais, “às vésperas da eleição, fica impossível para os candidatos se defenderem de propaganda negativa”.

com todo respeito, senhores juízes: é inimaginável que se desligue um serviço da utilidade [pública] do SMS, que permeia toda a sociedade brasileira, talvez no papel de principal instrumento de inclusão digital [cobrindo os mais de 130 milhões de celuares que há por aí], porque políticos em campanha vão mandar mensagens difamatórias sobre outros candidatos.

Leia o texto completo no Terra Magazine

Escrito por Daniela Arrais às 16h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mande seu nome para o espaço

Mundo da Lua

Você pode não ter milhões de dólares para garantir sua viagem à Lua. Mas um projeto bem simples pode levar o seu nome para lá. É o Send Your Name to the Moon, que vai coletar nomes e colocá-los na superfície da nave espacial LRO, que terá a missão histórica de levar a Nasa de volta à Lua.

Entre no site, escreva seu nome e receba um certificado como esse aí acima _dá para imprimi-lo e salvá-lo na versão PDF. O meu certificado foi o número 1.561.371. Haja espaço para tanto nome, hein? O prazo se encerra na próxima sexta-feira.

Escrito por Daniela Arrais às 14h56

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Primeira gravação de música gerada por computador

Muito antes do Kraftwerk

No caderno de Informática da Folha desta semana há uma notinha sobre as gravações de música gerada por computador mais antigas ainda preservadas. "Baa Baa Black Sheep" e "In the Mood" foram registradas em 1951 na Universidade de Manchester, Inglaterra, e divulgadas neste ano pela BBC. Para ouvir, acesse esta página e clique no play em "Hear the computer's music".

Escrito por Rafael Capanema às 22h28

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Músico faz álbum pirata com verba anti-pirataria

"Frauds"

Mr.Suitcase é o nome artístico de Billy Rimgard. O sueco, no ano passado, lançou o álbum "Guidelines for an Emerging Century" e, por causa dele, recebeu dinheiro da Stim, a entidade que cuida dos direitos autorais na Suécia.

No país, existe uma taxa, apelidada de taxa de pirataria, sobre cada megabyte de mídia regravável vendida, como tocadores de MP3 e CDs. O bolo é dividido entre os artistas, como forma de compensar a pirataria.

"Eu pensei que deveria usar o dinheiro da pirataria para música pirata", disse Mr.Suitcase, em troca de e-mails com o Circuito Integrado.

Leia abaixo mais:

CI: Como "Frauds" teve início? Quais seus objetivos?

Mr.Suitcase: No começo, eu queria fazer uma seleção de músicas para meus amigos. Alguma coisa que poderia ser a trilha sonora para o verão. Meus planos eram usar algumas faixas não lançadas e combiná-las com canções de outras pessoas para uma seleção comum. Mas daí eu recebi dinheiro da taxa de pirataria da entidade que cuida de direitos autorais da Suécia, Stim. E eu percebi que os amigos para quem eu pretendia fazer a seleção eram aqueles que na verdade pagaram pelo dinheiro quando compraram tocadores de MP3 etc. Então eu pensei que eu tinha que usar aquele dinheiro em particular para gravar a seleção de músicas, e foi aí que o projeto cresceu desde ser apenas uma seleção de músicas para ser a gravação de um álbum regular.

CI: Como você usou o dinheiro da Stim?

Mr.Suitcase: Quando eu recebi o dinheiro, eu decidi que eu deveria basear todas as gravações em faixas originais de outras pessoas. Eu amo bandas como The Avalanches, Saint Etienne etc. e eu pensei que deveria usar o dinheiro da pirataria para música pirata.

Então, com o dinheiro, eu foi e comprei instrumentos musicais antigos, como efeitos de guitarras e semelhantes. Eu comprei um pedal de eco antigo que poderia ser realmente inútil, mas que faz barulhos maravilhosos quando você coloca instrumentos nele.

Tornou-se uma coisa conceitual; os loops e os instrumentos apenas tinham que ir através desses efeitos antigos de um jeito ou de outro. Eu realmente queria que esse motor musical que eu comprei deixasse suas pegadas e fizesse uma marca em "Frauds", e eu acredito que ele fez, porque "Frauds" realmente tem um som distinto que eu nunca ouvi antes.

Agora, eu acho que tenho que destruir todas essas caixas de efeitos para concluir o projeto "Frauds", porém isso pode ser muito artístico. :)

CI: Você não teme o Prince? Você usou algumas coisas dele, certo? Ele ameaça processar YouTube, PirateBay, e-Bay e até seus fãs por causa de direitos autorais...

Mr.Suitcase: Sim, eu usei pedaços de duas músicas dele. Eu tenho conhecimento desse assunto, e eu tive um trabalhão para ver o que ele poderia fazer sobre isso.

Se eu parasse de distribui meu torrent, eu acho que nada aconteceria por a ter distribuído. Mas, oh, espere, os advogados dele teriam que identificar os samples primeiro, se eles quisessem parar a festa, e isso seria um pouco difícil de fazer.

Ele é bem-vindo para me ligar se ele tiver qualquer coisa que queira discutir :)

CI: Quantos downloads "Frauds" teve até agora? A internet ajuda a divulgar sua música; mas como ganhar dinheiro com música no mundo da pirataria?

Mr.Suitcase: "Frauds" está recebendo um inacreditável número de downloads agora. Não dá saber para quantos, por que ele está no bittorrent, mas eu acho que ele está chegando aos 10 mil.

 A internet é um meio fantástico de promover música. Meu primeiro mini-hit aqui na Suécia, chamado "While We‘re Learning to Forget", que foi apenas colocado em um blog no verão de 2005 e de lá espalhou-se como fogo.

Eu fiquei surpreso e muito, muito feliz. Torrents, MP3-blogs, redes P2P etc. são frutos da mesma tecnologia que permite que artistas se conectem aos seus fãs por sites, blogs, marketing viral, redes sociais etc. É loucura condenar um lado da moeda e explorar o outro.

No mundo da pirataria, existe com certeza dinheiro a ser feito. Você apenas tem que abandonar a idéia de que ser músico é vender pedaços de plástico com seu nome neles. E a cena musical nunca esteve tão boa como agora.

-----------

Gostaram? Então, ouça, abaixo, músicas do cidadão:

Mr.SuitcaseWhile We're Learning To Forget

Mr.SuitcaseYou Don't Smile Anymore

Mr.SuitcaseMissionaries

Mr.SuitcaseOurs is a Time for Falling in Love

Escrito por Gustavo Villas Boas às 18h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja fotos de Bill Gates

História

Sabe quem é a criança aí da foto? O todo-poderoso Bill Gates, fundador da Microsoft. Na sexta, ele se despede da empresa como presidente-efetivo. E, por conta disso, diversas homenagens estão sendo feitas.

A foto acima faz parte da seleção da revista "Fortune". Em áudio, o executivo comenta cada uma delas.

Veja:
http://money.cnn.com/magazines/fortune/storysupplement/gates_microsoft/index.html

Já a "Newsweek" faz um antes e depois da equipe da Microsoft. Menos cabelo, roupas mais sérias...

Escrito por Daniela Arrais às 18h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Decore ambiente com fita adesiva

Pixel


Se você quer marcar o território com uma fita bem nerd, tente a Message Tape, que lembra os pontinhos do pixel. À venda na gringa Suck UK

Escrito por Daniela Arrais às 18h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

YouTube lança sala de cinema

Na telinha

O YouTube lançou uma nova sala de cinema, que vai mostrar filmes de produtores (mais ou menos) independentes. Entre as obras da estréia, estão um vencedor do Oscar, um concorrente da premiação, e "a primeira ópera animada da Suécia" (veja abaixo).

O anúncio do YouTube Screening Room convoca produtores do mundo todo a entrar em contato para emplacar suas obras no que é, sem dúvida, uma bela vitrine.

Mas... apesar de dizer que todos os vídeos estarão disponíveis em alta qualidade, há de se lembrar que é alta qualidade do YouTube. Ainda bem que não é aquela tosqueira, mas abrir o vídeo em tela cheia vai acarretar, sim, em imagens quadriculadas.

É bem pouco, é verdade, mas se você quiser ver alta qualidade por streaming de verdade, corra para o Vimeo.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 22h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Do tempo do modem de 14.400

Mestre da internet em 1994

"Master the Internet" é um dos vídeos mais engraçados que eu vi nos últimos tempos. Trata-se de um infomercial falso de um curso em VHS que promete te transformar em um mestre da lenta e incipiente internet de 1994. Destaques para a reprodução minuciosa da estética dos anos 1990 e para a performance hilária do ator principal (Jonah Ray). O filminho, de 2008, foi escrito e dirigido por Peter Atencio.

Escrito por Rafael Capanema às 18h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Suécia aprova lei de espionagem de e-mails

O grampo é livre

Na proclamada libertária Suécia, o parlamento aprovou um lei autorizando as autoridades a espionar conversações telefônicas internacionais, assim como transmissões de fax para além-fronteiras e mensagens de correio eletrônico.

A decisão levantou uma grita de entidades de defesa das liberdades civis, que dizem que a medida é a mais ampla já aprovada na Europa.

Em contrapartida, os apoiadores do projeto (que, como se vê, são majoritários --pelo menos, no parlamento) dizem que a espionagem é necessária para proteger a segurança nacional.

Peter Fleischer, do Google, diz que o grampo sueco segue o exemplo dado por programas de vigilância eletrônica dos governos dos Estados Unidos, da China e da Arábia Saudita.

O governo sueco afirma que vai espionar apenas as comunicações transfronteiras, e não as domésticas. E, com a nova lei, não precisará de autorização judicial para realizar o grampo.

Escrito por Rodolfo Lucena às 16h33

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pague para usar conteúdo

Do contra

A Associated Press quer que blogueiros paguem taxas para usar citações de suas reportagens. Se usar até 25 palavras, o blogueiro paga US$ 12,50. Acima de 251 palavras, paga US$ 100. Uma fortuna! Veja a tabela aqui.

A medida é polêmica, principalmente se considerarmos ações feito a do "New York Times", que abriu todo seu conteúdo e anunciou que vai liberar a sua API para que qualquer usuário possa mexer na programação do site.  

Para saber mais, leia o artigo "Can Associated Press Control the Blogosphere?"

Via The J-Walk Blog

Escrito por Daniela Arrais às 15h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

8 milhões baixam Firefox em 24 horas

Recorde é da Mozilla?



Até o momento desta postagem, mais de 8 milhões de pessoas haviam baixado o Firefox 3 no Download Day, que ainda não terminou – o contador de downloads continua registrando os dados em tempo real. O número é quase o dobro da meta inicial da Mozilla, de 5 milhões. Foram mais de 3 mil downloads por minuto.


O site de divulgação da façanha informa que os avaliadores do Guinness estão analisando a tentativa da Mozilla. O livro dos recordes tem categorias como "a mais rápida moldagem de balão em forma de cachorro feita com as mãos atrás das costas" e "maior número de pregadores de roupa no rosto", mas não "software mais baixado em um período de 24 horas". A categoria tem que ser criada para agraciar o navegador.


A versão anterior do Firefox teve 1,6 milhão de downloads durante o lançamento, mas não havia campanha para quebrar recordes.

Escrito por Rafael Capanema Fernandez às 19h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Lakers versus Celtics and the NBA Playoffs

Nostalgia

Ontem, em sua casa, o Boston Celtics venceu os Los Angeles Lakers por humilhantes 131 a 92 e fechou em 4 a 2 a série de jogos da final da NBA.

A rivalidade entre os dois times é bem conhecida pelos fãs de basquete: são 11 finalíssimas (contando a de 1959, quando os Celtics venceram por 4 a 0 a série contra os então Minneapolis Lakers), com nove títulos para o time de Massachusetts. As duas únicas vitórias dos Lakers foram nos anos 80.

E daí?

Daí que a volta desse clássico depois de 11 anos – a última disputa foi em 1987, com vitória dos Lakers por 4 a 2 – lembrou-me de um dos melhores games de basquete da história: Lakers versus Celtics and the NBA Playoffs.

A rivalidade era tão marcante que foi parar no título do jogo, ainda que a última finalíssima entre os dois times tivesse sido em 1987. (O campeão dos campeonatos de 87-88, 88-89 e 89-90 foi o Detroit Pistons.)

Muitos não sabem, mas a primeira versão do jogo saiu para DOS, em 1989. Tinha gráficos simples, com poucas cores. A tela não fazia scroll lateral na quadra toda, acompanhando a bola – as câmeras eram fixas em cada metade da quadra.

Mas era um bom game, com vários detalhes que chamavam a atenção à época. Primeiro título licenciado pela NBA, tinha oito equipes da temporada 88-89, mais os All-Stars de cada conferência, tudo com jogadores reais e algumas de suas jogadas mais famosas, como certas enterradas de jogadores como Michael Jordan e Charles Barkley.

A versão para Mega foi um dos primeiros jogos que adquiri para o console, em uma versão “alternativa” – um cartucho com três jogos (os outros dois eram World Cup Soccer e Super Volleyball).

Contava com oito equipes dos playoffs de 89-90 (mais os All Stars) e gráficos e sons bem melhores, incluindo uma trilha sonora que jamais esqueci. Tinha animações detalhadas – inclusive para o técnico, que do banco esbravejava, pulava de alegria, batia palmas – e boa jogabilidade.

Algo não muito agradável era a obrigatoriedade de jogar quatro quartos de 12 minutos cada no modo de torneio, ou seja, a duração de uma partida real! Jogar na defesa também exigia certa paciência, pois selecionar o jogador mais próximo da bola não era muito fácil.

Lakers versus Celtics and the NBA Playoffs foi o primeiro predecessor da famosa série NBA Live e um dos primeiros games de esporte de sucesso da Electronic Arts. Esse e outros títulos (como os das linhas NHL Hockey, Madden NFL e PGA Tour) fizeram da empresa um nome forte em esportes, o que levou à criação da EA Sports. Há quem diga que parte do êxito do console de 16 bits da Sega – pelo menos nos EUA, onde recebeu o nome de Genesis – deve-se aos games de esporte da EA.

As duas versões (DOS e Mega Drive) podem ser facilmente encontradas para download (é só usar o Google).

Tela de apresentação da versão para DOS, com James Worthy, 42 dos Lakers

Apesar do título, o Celtics não é o primeiro time listado na conferência leste – provavelmente porque as finalíssimas de 87-88 e 88-89 foram entre os Lakers e os Pistons

Estatísticas aparecem em tela dividida

Único momento em que a câmera mostra o centro da quadra; logo após um dos times pegar a bola, a tela repentinamente muda e mostra apenas metade

Michael Jordan enterra para os Bulls; o uniforme preto indica o jogador controlado

John Stockton (12 do Utah Jazz) loiro! Note como o placar se move lateralmente

Kareem Abdul-Jabbar (33 dos Lakers) e seu famoso e quase indefensável (http://latimesblogs.latimes.com/kareem/2008/02/how-to-shoot--1.html) skyhook (http://www.youtube.com/watch?v=lLzKKIyfrkQ); o lendário pivô abandonou as quadras após 88-89 e por isso não aparece na versão para Mega Drive

No intervalo, resultados de outros jogos da rodada

Logo antigo da Electronic Arts

Tela de apresentação da versão para Mega Drive

Times diferentes dos da versão para DOS

Escalação é apresentada antes de cada partida

Times All Stars tinham jogadores exclusivos, como os pivôs Pat Ewing (então no New York Knicks) e Hakeem Olajuwon (no Houston Rockets)

Tela de estatísticas mostrava apenas um time por vez

Larry Bird (33 dos Celtics) enterra; ao fundo, treinador olha a jogada; ao lado, cheerleaders e fotógrafos

Tom Chambers (24 do Phoenix Suns) no meio de sua enterrada maluca (http://www.youtube.com/watch?v=UDyBSTQDwH8), que se inicia quase na linha de lance livre

Durante o intervalo, os apresentadores da EASN (Electronic Arts Sports Network) apresentam lance de outro jogo

Visão central da quadra; os tênis pretos indicam o jogador controlado

Marcação de faltas conta com voz digitalizada]

Placar final de jogo com quatro quartos de dois minutos

POR EMERSON KIMURA

Escrito por Daniela Arrais às 13h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vídeo pergunta qual é o navegador preferido

Disputa

 

Joanne Colan, do Rocketboom, fez uma enquete na rua para saber qual é o navegador preferido: Firefox ou Explorer? O resultado está no vídeo acima. E vocês o que preferem?

Escrito por Daniela Arrais às 18h29

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Assista a documentário sobre o Tumblr

Microfilme

 

"A blog website for idiots and assholes" (algo como uma ferramenta de blog para idiotas e imbecis). É assim que começa "tumblr. - The Documentary", documentário sobre a ferramenta de microblog Tumblr.

O diretor, DaveAOK, entrevistou alguns usuários do site e, até mesmo, seus idealizadores. O filminho é curto e bem divertido.

Escrito por Daniela Arrais às 17h32

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quadrinho sobre o Download Day

Firefox

Enquanto a página inicial do Firefox fica instável por conta de inúmeros downloads neste Download Day (que tem como objetivo colocar a Mozilla no "Guiness", com o navegador mais baixado em um período de 24 horas), tem gente que aproveita para fazer uma brincadeirinha   =)

Escrito por Daniela Arrais às 16h01

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Blogar é muito perigoso

Mouse na cadeia

Nos últimos cinco anos, 64 pessoas foram presas por causa de informações ou opiniões que publicaram em seus blogs, diz estudo realizado pela Universidade de Washington.

E a pressão é crescente: basta dizer que 36 dessas prisões foram feitas no ano passado.

Os autores do estudo prevêem para 2008 um número ainda maior de blogueiros presos, por causa do crescimento da importância da blogosfera, do aumento das restrições ao uso da internet e das eleições nos Estados Unidos, na China, no Irã e no Paquistão, que devem aquecer a temperatura política.

Além das prisões, pelo menos 30 países impõem restrições técnicas às atividades on-line da população.

Escrito por Rodolfo Lucena às 12h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Saiba mais sobre fontes

Neo-grotesca e Garaldes

Não são palavrões. São modelos taxônomicos para fontes encontrados em apostila gratuita de A Casa do Tipo, site indicado pelo leitor Heric Dehon em post mais ou menos sobre fontes, mais ou menos sobre logos.

No On-line Journalism Review esses dias teve enquete sobre o assunto; a pergunta era qual a sua fonte preferida para a internet. Venceu, sobrando, a Verdana.

em editor de textos eu costumo digitar com Verdana 14.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 10h55

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Brincadeira entre pais e filhos

Troca-troca

O site ManBabies reúne uma brincadeira divertida: pais e filhos trocam de rosto em fotos de família. O resultado fica bem engraçado!  =)

Escrito por Daniela Arrais às 14h57

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Chega versão final do Firefox

Número 3

A Mozilla anunciou que a versão final do Firefox 3 chegará na próxima terça-feira (17/6). Para divulgar o novo navegador, a fundação criou o Download Day, que tem como objetivo colocar o Firefox no "Guiness", como software mais baixado em um período de 24 horas.

Para se cadastrar, entre na página: http://www.spreadfirefox.com/en-US/worldrecord/

Escrito por Daniela Arrais às 13h07

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Campeonato de arremesso de celular

Joga fora

Você sofre todos os dias por conta do seu telefone celular? Então aproveite o 1º Campeonato Brasileiro de Arremesso de Celular para se livrar dele! O evento ocorre no próximo sábado (14/6), em São Paulo.

Para saber mais: www.arremessodecelular.com.br

Escrito por Daniela Arrais às 12h59

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

USB para quem gosta de vinho

Etílico

O designer Arwye Wan inventou um USB em formato de rolha de vinho, com capacidade de armazenamento de 1 Gbyte. O mercado de nicho agradece, né?

Escrito por Daniela Arrais às 19h29

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Alerta sobre a saúde de Steve Jobs

Magrelo

Enquanto Steve Jobs anunciava o novo iPhone, com 3G e GPS na Worldwide Developers Conference, diversos sites e blogs comentavam sobre a sua aparência física. Tirando o fato de que estava com a mesma roupa (parece que ele é adepto do guarda-roupa estilo Turma da Mônica), a magreza do todo-poderoso da Apple chamou a atenção.

Segundo o "Wall Street Journal", uma porta-voz da Apple disse que Jobs foi acometido por uma bactéria nas últimas semanas, mas, mesmo assim, achou importante participar da conferência. Ele continua tomando antibióticos. Ainda segundo o "WSJ", a saúde de Jobs vira assunto porque, há alguns anos, ele foi diagnosticado com um raro tipo de câncer no pâncreas.

Leia a matéria completa aqui.

Escrito por Daniela Arrais às 18h28

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ouça "1984", de George Orwell, na internet

Clássico

"1984", clássico de George Orwell que apresenta o Grande Irmão, e livro que consta em 11 de 10 listas de "livros que mudaram minha vida", pode ser ouvido, em inglês, direto da internet ou baixado. Quem traz a obra é o sensacional site archive.org.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 14h57

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Alto-falante de quadrinhos

HQ

Para os fãs de quadrinhos, o designer Sherwood Forlee criou o Speak-er, que reproduz um balão de texto. Infelizmente, é só um conceito, e não um produto.

Via Yanko Design

Escrito por Daniela Arrais às 19h53

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sabonete para geeks

Banho

Geek que é geek leva a tecnologia até para o banheiro! Olhem só estes sabonetes que reproduzem o logotipo de feeds! Foram feitos pela Srta. Bia.

Vejam mais no Flickr

Escrito por Daniela Arrais às 19h36

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Louca pelo Twitter

Twit

 

O Twitter gera comoção na rede, né? Agora apareceu essa menina aí fazendo uma paródia sobre o hábito (ou vício) que acomete tanta gente...

Via Gafanhoto

Escrito por Daniela Arrais às 19h26

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Você já viu o novo ícone do Google antes?

Quase gêmeos

Quando a Everex anunciou um desktop de baixo custo com o sistema gOS embutido, algumas pessoas cogitaram que o g seria de Google, que estaria investindo na área que em a Microsoft domina amplamente.

Não era isso, aparentemente, e o g era de Green, verde, palavra na moda até na tecnologia.

Agora que o Google mudou o favicon, a figurinha que fica ao lado do endereço da página, para um G todo estilizado, deu para sacar que gOS e Google tem algo muito mais parecido do que simplesmente as duas letras.

Com vocês, as identidades visuais dos dois:

 

E, para os Macmaníacos não dizerem que eu só deixei a Apple de fora da historinha, que tem design, ainda por cima, o projetista do logo do gOS é um ex-apple, Thomas Meyerhoffer.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Para twittar a qualquer hora

Para viciados

Se você usa bastante o Twitter, deve ficar em pânico quando o serviço sai do ar _o que tem acontecido com freqüência nas últimas semanas. Mas parece que seus problemas acabaram, pois foi criado o Twiddict, uma ferramenta que permite aos usuários enviar mensagens mesmo quando o microblog estiver fora do ar. A ferramenta salva as mensagens que você ia mandar e, quando o Twitter volta ao ar, elas são publicadas.

Escrito por Daniela Arrais às 14h01

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sim, meus amigos, a Terra é azul

Visão terrestrial

Na imagem acima, retirada de um vídeo feito pela TV Nasa e distribuída pela AP, um astronauta caminha no espaço hoje, durante a missão da STS-124. Ao fundo, o azul da Terra.

Os passeios espaciais foram programadas para a realização de trabalhos de manutenção na estação espacial.

A foto abaixo, que parece cena de "Guerra nas Estrelas" ou, quiçá, de "2001", foi feita por um mebro da equipe da estação espacial.

No primeiro plano, a espaçonave não esconde a escuridão do espaço e o horizonte terrestre (Nasa/Reuters).

Escrito por Rodolfo Lucena às 17h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O que você espera do próximo iPhone?

iPhone Novo

Parece que em 9 de junho o bicho é anunciado e logo depois chega às lojas. A segunda versão do telefone da Apple é 3G (será que vai ter novela do desbloqueio, como o primeiro?).

Mas o que mais ele vai ter? As especulações não param. Vão desde ser movido a energia solar (duvido, mas quero estar errado) até uma câmera com capacidade de fazer vídeo.

Todo mundo espera que a câmera de fotografia melhore. As pessoas pedem GPS. Preços menores são cogitados. Entre sonhos e realidade, diz aí uma coisa que você gostaria de ver nele.

Eu gostaria que ele viesse com a opção do Windows como sistema operacional. (piada, macmaníacos)

Eu voto na liberdade de escolher a operadora. E na regulamentação pela Anatel, claro :).

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h00

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Brasileiros querem participar de recorde da Mozilla

Brega e pop

O Firefox é um ótimo navegador e a Mozilla é boa de marketing.

Apesar de eu achar muito, muito brega querer entrar no Livro dos Recordes, qualquer que seja o motivo, acho que a campanha para tornar o Firefox 3.0 o mais baixado software do mundo em um único dia vai vingar. A Mozilla está com uma campanha com esse objetivo.

E, atenção: o Brasil, até agora, é o terceiro país com mais adesões. São pouco mais de 59.000 cadastros, um pouquinho atrás da Polônia (?), o segundo lugar. Estados Unidos estão disparados na frente.

Funciona assim: você vai no site da promoção e coloca seu e-mail. No dia do lançamento do programa, ainda neste mês, eles vão mandar mensagens lembrando para você baixar o seu. Até agora são mais de 814 mil adesões.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h41

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Obama faz jogo na internet

Conectado

Depois de confirmada a nomeação de Barack Obama a candidato democrata às eleições presidenciais dos EUA, surgiu na rede o Click 4 Obama. O jogo educacional contém perguntas e respostas sobre a história política dos Estados Unidos. Cada resposta certa gera 500 pixels, que são doados para a campanha de Obama.

Para jogar, clique em http://www.click4obama.com/

E sabe que Obama acabou de escutar suas músicas em MP3 e dedicou uma música a você? É o que diz o site Barack Obama Is Your New Bycicle, que conta com frases divertidas sobre o candidato.

* A ilustração é do Flickr de Seetwist

Escrito por Daniela Arrais às 15h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Linguagem de sinais para nerds

Mãos

Linguagem de sinais para "geeks gangsta" _e sabe se lá o que isso siginifica!

Via @biagranja

Escrito por Daniela Arrais às 15h12

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Decore sua casa com peças de Lego

Mobília

Se você adorava brincar com pecinhas de Lego na infância, vai gostar dos LunaBlocks, invenção de Thierry Nahon e Philippe Landecker.

Via Geek Sugar

Escrito por Daniela Arrais às 14h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Animação aberta está disponível na rede

Big Buck Bunny

A animação open source feita com o Blender está disponível para download e para ser visto por streaming.

Dá para baixar em formatos diferentes e, o principal, em qualidades diferentes _isso significa alta definição, abrangendo a tão falada Full HD. Pode baixar a vontade, queimar discos para os amigos etc. que o filme é feito para isso mesmo. Quem quiser, pode comprar o DVD, com extras, dicas de produção, arquivos usados no Blender etc.

O que é mais legal: dá para ver em alta qualidade por streaming (transmissão tipo a do YouTube, que não armazena no disco), no site de vídeos Vimeo. Se você tem um monitor razoável e uma conexão rápida, eu aconselho entrar no site e ver lá; as imagens impressionam.

A versão abaixo, apesar de bonitinha e em widescreen, não está em alta.


Big Buck Bunny from Blender Foundation on Vimeo.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 14h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Teclado pintado a mão

Tec-tec-tec

Esse teclado foi pintado a mão! Acho meio brega, mas vale pela paciência de quem o decorou, né?

Via Geek Stuff 4 U

Escrito por Daniela Arrais às 14h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Miniamplificador para iPod

Vintage

Já viram o miniamplificador que serve de caixa de som para o iPod?

Via Red5

Escrito por Daniela Arrais às 14h25

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Estudo segue usuários de celulares fora do EUA

Big Brother é fichinha

Foi tudo secreto. Pesquisadores norte-americanos mapearam a posição de 100 mil usuários de telefones celulares que moravam fora dos EUA e secretamente acompanharam suas movimentações.

Apresentado como o primeiro do gênero, o estudo realizado por pesquisadores da Northeastern University levanta um série de questões éticas e legais --invasão de privacidade é apenas uma...

A grande descoberta é que a maioria das pessoas raramente se movimenta mais do que alguns quilômetros de casa. Cerca de três quartos da amostra ficaram basicamente em um círculo de mais ou menos 32 km durante meio ano.

Os pesquisadores não revelam o país onde o mapeamento foi feito, mas informaram que usaram as torres de celular para estabelecer a posição de cada indivíduo cada vez que o sujeito recebia uma chamada ou uma mensagem de texto.

Uma outra amostra envolveu o monitoramente de 206 celulares que tinham equipamentos GPS. Nestes, pegaram registros da localização do personagem a cada duas horas durante uma semana.

O estudo, publicado na "Nature", foi baseado em registros de celulares de um companhia telefônica, cujo nome não foi revelado.

Esse monitoramente não-consensual seria ilegal nos Estados Unidos, disse um porta-voz da Federal Communications Commission.

E a questão segue levantando pano para manga, pois os pesquisadores não discutiram seu trabalho, previamente, com uma comissão de ética. Foram fazendo e pronto.

"Nas mãos errados, os dados poderiam ter uma utilização nociva", disse um dos pesquisadores, Cesar Hidalgo. Mas eles são cientistas procurando grandes tendências, alegou: "Nós não estamos querendo fazer nenhuma maldade. Nós estamos tentando tornar o mundo um pouco melhor".

Então tá.

Escrito por Rodolfo Lucena às 14h47

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja a velocidade da sua digitação

Dedada

O site Dedada Rápida (que nome é esse?!) é um joguinho para medir a velocidade da digitação. Achei que eu fosse mais rápido, rerere

Escrito por Gustavo Villas Boas às 14h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.