Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 

iPhone é vendido, finalmente

Chegou!

Após meses de furor de mídia e propaganda, começou a ser vendido, há poucos minutos, o iPhone, mistura de celular e iPod criado pela Apple de Steve Jobs. As agências de notícias mandam frases dos primeiros a comprar o aparelhinho. Em uma loja da Apple em Nova York, havia os exagerados:

"É o melhor dia da minha vida. É Natal, aniversário e Ano Novo, tudo junto. Esse é um evento histórico", disse à Reuters Kristian Gundersen, de 23 anos.

E também os pragmáticos:

"Vou ficar com um e vender os outros dois. Vou tentar conseguir US$ 1.200 por eles", disse Grant Johnson, 41, que ficou na fila por 25 horas e conseguiu comprar três iPhones, apesar de o limite nas lojas da Apple ser dois por pessoa: a garota na frente dele na fila só quis um.

Mais informações sobre quantos iPhones foram vendidos e se os usuários estão satisfeitos com eles devem chegar nos próximos dias. Você acompanha aqui no blog e lê mais sobre o iPhone no caderno Informática, na quarta-feira.

Foto: Greg Packer, que conseguiu comprar dois iPhones em Nova York. Crédito: Don Emmert/France Presse

Escrito por Paula Leite às 19h28

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

NYT tem respostas sobre o iPhone

É hoje

Chegou o dia do lançamento do iPhone. Dentro de algumas horas, o aparelhinho vai começar a ser vendido nos Estados Unidos. Enquanto isso, você pode ler as respostas que David Pogue, do "New York Times", deu para as perguntas mais freqüentes sobre o iPhone.

Confesso que tive algumas decepções lendo a reportagem. Entre elas:

  • Não dá para usar suas músicas em MP3 como ringtones nem dá para baixar novos ringtones
  • O Bluetooth só serve para conectar o telefone a fones de ouvido e sistemas de viva-voz. Não dá para transferir arquivos do computador nem sincronizar o iPhone sem fio; é preciso usar o cabo USB
  • Para usar seus próprios fones de ouvido é preciso um adaptador, na maioria dos casos
  • O browser de internet não tem RSS, Java nem Flash

Escrito por Paula Leite às 12h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Filme dos Simpsons tem site interativo

Bem-vindo à Springfield

Estréia em 17 de agosto "Simpsons - O Filme" --em 2D, como diz o trailler. Até lá, os fãs do seriado podem se divertir no site da produção, que tem versão em português.

Entre as atividades, dá para criar um avatar próprio no estilo Simpson, passear por Springfield e se divertir com algumas opções de jogo, como ajudar o Homer a sair de um globo da morte.

Escrito por Mariana Barros às 16h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Energia vital II

Economia de energia

O colunista Rob Pegoraro, do "Washington Post", fez um interessante texto com dicas para economizar energia dos eletrônicos. O texto, em inglês, pode ser lido por meio deste link.

Escrito por Juliano Barreto às 15h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vale a pena ver de novo

Belas cores

Postamos esta semana sobre a nova (e supercolorida) linha de notebooks da Dell. Mas, com essas novas fotos do lançamento, vale a pena voltar a falar do mesmo assunto.

As fotos foram publicadas originalmente no Gizmodo.

Escrito por Juliano Barreto às 14h30

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

YouTube concentra 60% das visitas a sites de vídeo

O dono do pedaço

O site de compartilhamento de vídeos mais popular da rede não pára de ver sua popularidade crescer. Desde o começo deste ano, aumentou em 70% sua participação no mercado norte-americano, segundo nota publicada no site BluBus, citando uma pesquisa da empresa Hitwise.

A fatia do YouYube chegou a 60,2%, bem à frente do segundo colocado, o MySpace Vídeos, que somou 16.08%, e do terceiro, o Google Video, com 7,81%.

Escrito por Mariana Barros às 13h42

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

AT&T patrocina texto anti-iPhone

Propaganda traiçoeira

Quando for anunciar na internet, muito cuidado com onde seu anúncio pode ir parar. Mesmo empresas grandes da área de tecnologia, parceiras da Apple no lançamento do iPhone, podem acabar vendo seu logo ao lado de um texto inconveniente. Veja:

É um texto interativo da revista "Forbes" sobre razões porque você não deve comprar um iPhone, conforme grifamos em vermelho. Repare no logo da AT&T no canto, circulado em vermelho por nós.

Foto: Reprodução

Escrito por Paula Leite às 17h47

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pirata vai para o xadrez

Lugar de 'Bandido'...

Raymond Griffiths, 44, foi preso há mais de três anos sob a acusação de ser o líder de uma das maiores quadrilhas de pirateiros de softwares da internet. Pego na Austrália, mas respondendo a processo nos EUA, Griffiths demorou um bom tempo para ser extraditado e, só na América, assumiu sua culpa. O resultado final de seu julgamento foi divulgado nesta semana: 51 meses de prisão (quatro anos e alguns quebrados).

Pode parecer muito, mas Griffiths fez por merecer. Usando o nickname de 'Bandido', ele chefiou a quadrilha DrinkOrDie que é acusada de ter causado prejuízos milionários para as indústrias de software, música e cinema.
Leia a história completa aqui.

Escrito por Juliano Barreto às 16h53

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Rádios via internet ficam mudas

Som do silêncio

Em protesto contra a lei que está sendo votada pelo Congresso dos EUA, rádios norte-americanas via internet decidiram passar o dia em silêncio.

A Yahoo! Music e a LauchCast redirecionaram seus links para o site SaveNetRadio, que concentra a campanha contra o aumento da cobrança de direitos autorais pelas canções executadas on-line. 

Se for aprovada, a medida passará a vigorar em 15 de julho e será retroativa a 1° de janeiro de 2006, dando um enorme prejuízo às rádios via internet.

Segundo empresários do setor, as taxas superarão, em muito, o que poderia ser arrecadado com publicidade, tornando praticamente impossível a sobrevivência dessas estações. Entre os participantes da campanha, estão Yahoo!, Rapsody, Pandora e MTV Online.

Escrito por Mariana Barros às 17h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Will Ferrell e Pearl em novo vídeo

Menina má

A bebê malvada preferida de todo mundo está de volta no vídeo "Good cop, baby cop" do site Funnyordie. A pequena Pearl estreou no mundo dos vídeos on-line como a proprietária má do apartamento de Will Ferrell.

O comediante Ferrell, que faz o papel do bandido neste vídeo, é um dos donos do site. Pearl faz o papel de uma policial má.

Good Cop, Baby Cop

Escrito por Paula Leite às 14h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Deu a louca na Dell

Nasce o pinkbook

 

Depois de perder o posto de maior fabricantes de computadores do mundo para a HP, a norte-americana Dell resolveu se mexer e inovar: lançou duas linhas de notebooks com cores berrantes.

Os novos modelos da linha Inspiron virão com as opções de cores "rosa flamingo" e "amarelo sunshine". Entre os modelos, há um notebook supercompacto com tela de 13 polegadas, que deve concorrer com o MacBook, da Apple.

Os lançamentos fazem parte de uma nova campanha mundial da Dell que marca uma guinada na filosofia da empresa. De acordo com analistas de mercado, a empresa quer ganhar espaço no segmento dos usuários domésticos.

Escrito por Juliano Barreto às 14h13

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Blogs cobrem saída de Paris da prisão

Herdeira livre

Um dos assuntos mais quentes da semana para os blogs de fofoca dos EUA é a saída de Paris Hilton da prisão. Os blogs The Lede, do "New York Times", TMZ.com e Defamer têm a cobertura, que começou na madrugada de ontem, quando ela saiu da cadeia.

Paris foi presa por violar os termos de sua liberdade condicional após ser pega dirigindo embriagada.

Você pode ver o vídeo da moça saindo da prisão no site da CNN, aqui. Paris vai dar entrevista a Larry King na CNN, amanhã.

Foto: Kevork Djansezian/Associated Press

Escrito por Paula Leite às 14h06

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Arte nas sombras

Platão

É inacreditável. Mas olhando atentamente, checando os links e, principalmente, com o vídeo abaixo, as ilusões com sombra reunidas neste site impressionam bastante. A foto acima é da instalação HE/SHE, de Tim Noble e Sue Webster.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site faz comparações descabidas

Quantias...

Quer saber quantos Shaquille O´Neals são necessários para completar uma Muralha da China? Ou quantos Tom Cruises pesam o equivalente a uma baleia azul?

A internet, com o site Weird Converter, está aí para isso. No site, essas e outras comparações, úteis e inúteis, podem ser feitas.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quase lá

iPhone chamando...

Nesta semana, será difícil ver notícias sobre outra coisa: o iPhone está prestes a ser lançado, e a expectativa está criando uma exaltação generalizada entre os fãs da Apple. Um exemplo do clima vivido nos EUA é o desenho acima em que Nick Anderson mostra a galera adulando o profeta Steve Jobs. A obra foi publicada no site do "WashingtonPost"

Escrito por Juliano Barreto às 10h50

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vídeo mostra Second Life na vida real

On-life

Esse é muito bom: uma paródia de como seria Second Life com personagens de carne e osso.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 19h57

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hacker invade Defesa dos EUA

Ataque ao Pentágono

Um hacker conseguiu burlar a segurança do Pentágono, o Ministério da Defesa dos EUA, e penetrou em um dos sistemas de e-mail do órgão, que foi obrigado a derrubar 1.500 contas de correio eletrônico.

O sistema de e-mail afetado não tinha informações confidenciais relativas a operações militares, afirmou um porta-voz do Pentágono. Diariamente, afirmou, o órgão repele centenas de tentativas de invasão de seus computadores.

"Uma série de medidas" foi tomada, disse Robert Gates, secretário de Defesa dos EUA, adiantando que a invasão foi detectada ontem à tarde. Ele disse que o sistema "logo" estará on-line novamente.

À pergunta se seu e-mail pessoal foi afetado, Gates respondeu: "Eu não uso e-mail. Sou uma pessoa ‘low-tech’".

Escrito por Rodolfo Lucena às 17h56

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Motorola lança minifone Bluetooth

Pra perder na bolsa

 

A Motorola lançou o H9, acima, fone de ouvido e microfone Bluetooth para falar no celular. Minúsculo, ele parece mais uma prótese auditiva, ou um botão grudado na sua orelha (veja na foto abaixo). Também é perfeito para as pessoas acharem que você é maluco, falando sozinho (coisa que já acontece com os fones Bluetooth "normais"), e para as mulheres perderem na bolsa.

Fotos Divulgação

 

Escrito por Paula Leite às 15h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ondas cerebrais movem trem de brinquedo

O poder da mente

A pesquisa Akiko Obata, da Hitachi, tira seu "chapéu de energia" depois de uma demonstração de um sistema que permite controlar, com o poder da mente, o movimento de pequenos aparelhos eletrônicos.

A interface cérebro-máquina (foto AP) analisa mudanças no fluxo sangüíneo do cérebro e traduz a ação cerebral em sinais elétricos. Por fibras ópticas, os sinais são enviados do "chapéu de energia" para um dispositivo de análise, que, por sua vez, é ligado a um trenzinho de brinquedo. A pessoa pensa, e o trem se move.

Na demonstração, feita nos laboratórios da empresa em Hatoyama, perto d Tóquio, um repórter serviu de cobaia.

Colocou o chapelão cheio de circuitos e, a pedido de um pesquisador, fez alguns cálculos simples de cabeça. Como mágica, o trenzinho andou para a frente, supostamente indicando atividade no córtex frontal.

Segundo os pesquisadores, para colocar o trem em movimento, a pessoa deve fazer cálculos ou cantar. Suspendendo a ação, o trem também pára.

Agora os cientistas querem desenvolver um controle remoto para TV que funcione com o poder do cérebro.

Que outros dispositivos você gostaria de comandar pelo simples pensamento?

Escrito por Rodolfo Lucena às 14h59

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Acuada, empresa suspende lançamento de Manhunt 2

O cerco se fecha

 

Depois de decisões judiciais proibindo a venda de Manhunt 2 e de censura classificatória que dificultaria sua venda nos EUA, a empresa Take-Two Interactive decidiu suspender temporariamente o lançamento do jogo para fazer uma reavaliação de suas opções.

O jogo é acusado de violência excessiva. Na história, um cientista foge de um asilo de loucos e dá início a uma série de sangrentos assassinatos.

Apesar da suspensão do lançamento, a empresa afirmou, na nota em que anunciou sua decisão: "Nós continuamos acreditando nesse jogo extraordinário. Acreditamos na liberdade de criação (...), que é essencial para nossa atividade".

O lançamento de Manhunt 2 (foto acima) para Wii e PlayStation 2 estava marcado para o próximo dia 10 de julho, nos Estados Unidos.

Nesta semana, a Inglaterra e a Irlanda decidiram proibir a venda do jogo em seus territórios. O ministro italianos das Comunicações afirmou que iria propor um estudo para também impedir a venda no país.

Nos Estados Unidos, a jogo recebeu uma classificação prévia de "apenas para adultos", o que tornaria sua comercialização muito difícil.

Na prática, isso tudo parece uma versão disfarçada e edulcorada de censura prévia. Daqui a pouco, filmes violentos, livros com descrição de cenas picantes e peças mais gráficas, digamos assim, também irão para a fogueira.

Ou você acha que não? Mande seu comentário.

Escrito por Rodolfo Lucena às 14h25

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Consumidor enfurecido quebra laptop

Descontrole

O Michael, do vídeo abaixo (em inglês), comprou um MacBook. Lá pelas tantas, o notebook parou de funcionar. Ele tinha um plano de garantia estendida para o bichinho, então não teria que pagar pelo conserto; mas a Apple, segundo ele, disse que havia sinais de derramamento de líquido no laptop e que ele teria que pagar. Ele ficou muito bravo e descontou no MacBook. Veja:

Escrito por Paula Leite às 19h34

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Rádio passa por mudanças

Novas ondas

O ministro das Comunicações Hélio Costa afirmou que, até o final do ano que vem, já estará em funcionamento o sistema brasileiro de rádio digital.

O padrão a ser adotado por aqui deverá ser definido até setembro deste ano e seguirá um dos dois padrões já existentes: o norte-americano e o europeu.

Enquanto isso, o Congresso dos EUA discute se as rádios via internet devem passar a pagar taxas referentes aos copyrights das músicas reproduzidas, taxas estar que estão inclusas na nova lei de direitos autorais daquele país.

Escrito por Mariana Barros às 16h05

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mão santa do iPhone

Mãozinha para a Apple

O blog e "diretório de maravilhas" Boing Boing publica curiosa descoberta: para mostrar que o iPhone é pequeno, a Apple teria contratado um modelo com as mãos maiores. As fotos acima dão munição para a teoria. Será que Steve Jobs contratou Oscar "Mão Santa" ou Sérgio Reis para miniaturizar seu telefone celular?

Escrito por Juliano Barreto às 15h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hub USB japonês

USB que vale ouro!

Para o pessoal da Thanko e da Rare Mono Shop ter um Hub USB, aparelho com conectores-extra para cabos USB, deve realmente ser muito importante. Vide o modelo acima, que tem aparência (e peso) de uma barra de ouro de 2 quilos(!) e possui oito portas para conexões USB 2.0. Um achado. Merece um selo "totalmente excelente"!

Escrito por Juliano Barreto às 16h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

iPhone terá acesso ao YouTube

Onipresença

Depois de estrear sua versão brasileira, o YouTube vai estrear também no iPhone, o mais do que aguardado lançamento da Apple.

A empresa de Steve Jobs anunciou hoje que o aparelho, que já será celular e micro de mão com acesso Wi-Fi, será também um tocador de vídeos do YouTube.

Com estréia marcada para 29 de junho, o iPhone custará US$ 499 (4 Gbytes) ou US$ 599 (8 Gbytes). 

A Apple também aproveitou para colocar no ar o software de atualização gratuito que permite ao Apple TV acessar diretamente filmes do YouTube, sem a necessidade de um computador.

Escrito por Mariana Barros às 14h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Entrevista com Angela Beesley

Os dez mandamentos

Angela Beesley é uma das criadoras do site colaborativo Wikia.com, e participou de um grupo de notáveis da Wikipédia, entre 2005 e 2006. Nesta conversa, ela explica detalhes sobre o Código de Conduta dos Blogueiros, um esforço na direção de uma internet mais civilizada.

 

FOLHA - Qual é a meta do Código de Conduta dos Blogueiros?

ANGELA BEESLEY - Nossa meta é prover vários módulos para que os blogueiros possam criar os seus próprios códigos. Pessoas diferentes têm visões diferentes sobre o que é aceitável em um blog, por isso nós procuramos assegurar que o Código possa ser adaptável para que o máximo de gente possa usá-lo. Assim, a comunidade do blogging.wikia.com fez rascunhos de diferente módulos, que podem ser seguidos por quem concorda com eles.

 

FOLHA – Quantas pessoas estão envolvidas neste projeto?

BEESLEY – Mais de cem usuários registrados já participaram do projeto criando e comentando as suas partes. Também há um monte de discussão em torno do assunto em centenas blogs.

 

FOLHA – Qual é o papel de Tim O’Reilly?

BEESLEY – Tim foi quem propôs o código original. Todo o trabalho que temos no wiki deriva do primeiro rascunho dele.

 

FOLHA – O primeiro item do código, “Seja responsável por suas palavras”, resume o código como um todo?

BEESLEY – De diversas maneiras, essa é um aspecto definitivo do Código. É muito sujeito à interpretações diferentes, mas, essencialmente, a idéia é fazer as pessoas conscientes sobre a responsabilidade do que elas escrevem.

 

FOLHA – Como diferenciar moderação de simples censura?

BEESLEY – Moderar é como dizer que você não quer que alguém diga certas coisas no seu blog. Você não está censurando as pessoas até porque elas têm a habilidade para publicar suas idéias em sites próprios ou em qualquer outro lugar que elas queiram.

 

FOLHA – Você tem conhecimento sobre casos como o de Kathy Sierra? As ameaças on-line são comuns atualmente?

BEESLEY – Sim, existem exemplos similares. Conheço uma porção de casos dentro da Wikipédia, com usuários que ameaçam os outros. Felizmente, a comunidade do site criou uma cultura forte contra esse tipo de comportamento, e a política da Wikipédia é encorajar as pessoas a apagar comentários inadequados para preservar a confiabilidade do conteúdo.

 

FOLHA – Há uma data para o lançamento da versão definitiva do Código?

BEESLEY – Não temos uma data prevista, pois o Código é mais como um trabalho de constante de colaboração do que algo que podemos finalizar. Os blogueiros são bem-vindos para adotar os módulos do Código e aplicá-los agora mesmo em seus próprios blog.

  

FOLHA – Simplesmente ignorar os trolls é a melhor solução?

BEESLEY – Não creio que ignorar os ataques sempre seja a melhor maneira. Algumas vezes é melhor destacar o comportamento inadequado e deixar claro para a comunidade que aquilo não é aceitável.

Escrito por Juliano Barreto às 13h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Compare as comunidades

Orkut e seus amigos

Hoje você lê no caderno Informática uma reportagem sobre o Facebook, site de relacionamentos que já começa a ter participação de brasileiros. Para quem não conhece muito bem o Facebook e o LinkedIn, comunidade on-line voltada para negócios, fiz uma tabela comparando os dois ao Orkut. Vale a pena conhecer os três sites, pois eles têm objetivos e recursos diferentes e podem interessar a você.

Escrito por Paula Leite às 10h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bebê joga Wii

Wii-dada

O simpático vídeo mostra uma criança de 22 meses jogando o Wii; o videogame é famoso por atrair jogadores de todas as idades.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h56

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Grã-Bretanha proíbe venda de Manhunt 2

Fora da prateleira

O game Manhunt 2, da Rockstar Games, não estará mais nas lojas da Grã-Bretanha em 10 de julho, data em que ocorreria sua estréia oficial naquele país.

Depois de uma semana de debates, o governo, por meio da British Board of Film Classification, decidiu banir o título. Foi a primeira decisão do gênero desde 97, quando Carmageddon (em que o jogador deveria jogar carros sobre pedestres) foi censurado no país.

Em Manhunt 2, o jogador tem de escapar de uma instituição de saúde mental, passando por cima de tudo e de todos para alcançar seu objetivo. Movimentos especiais de morte podem ser feitos com o controle sensível do videogame Wii, da Nintendo.

As autoridades consideraram que o game não só incentiva a violência mas também encoraja assasinatos. A produtora Rockstar Games já está escaldada em polêmicas: o também violento e controverso Grand Theft Auto está entre os títulos de sua autoria.  

Escrito por Mariana Barros às 15h23

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Editor de imagens on-line simples

Bem na foto

O Graphita é mais um editor de fotografias on-line. É cheio de recursos simples e divertidos para dar uma enfeitada em uma foto, colocando balõezinhos de diálogo, corações, abelhas, placas. Dá para fazer uma homenagem a alguém ou uma brincadeira com um amigo.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 15h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

AT&T investe em vídeo ao vivo entre celulares

Eu, ao vivo

A operadora de telefonia norte-americana At&T revelou hoje um serviço que promete: a troca de vídeos ao vivo pelo celular. Segundo a notícia, e por incrível que pareça, o recurso não estará disponível para o iPhone, que utilizará uma rede incompatível com o serviço.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 14h52

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

TV Digital no Brasil

Ela está entre nós

Desde hoje cedo, na loja conceitual Samsung Experience, no shopping Morumbi, em São Paulo, é possível espiar como será a qualidade da TV digital brasileira. Em apresentação para a imprensa, a Samsung mostrou imagens transmitidas pela Globo em um televisor LCD Full HD. Ficou evidente que a qualidade de imagem de conteúdo produzido para a TV Digital (em MPEG-4) é algo impressionante. Mas, por outro lado, o conteúdo antigo convertido para o novo padrão fica com qualidade sofrível.

Durante a exibição, a Globo exibiu trechos de jogos da Copa do Mundo de 2002 e da novela Belíssima. Os uniformes dos jogadores da seleção de Felipão eram exibidos com problemas nas cores e com contornos serrilhados. Já o cenário grego da novela, em cenas filmadas já no padrão moderno, era mostrado com perfeição de cores e profundidade.

No evento, a Samsung também mostrou seu plano de vôo para o lançamento dos primeiros receptores de sinal digital, os já famosos set-top boxes. A empresa disse que os aparelhos serão fabricados no Brasil, com tecnologia própria e que devem chegar ao mercado até o final deste ano. O preço e a cara dos aparelhos ainda não foram definidos. As fabricantes esperam definições do Governo Federal em relação a descontos na carga tributária.

A TV Digital brasileira ainda está envolta em um mar de confusão, mas começa a emergir. 

Escrito por Juliano Barreto às 14h10

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Google lidera disparado nos EUA

O Senhor das Buscas

Os residentes dos Estados Unidos fizeram em abril cerca de 3,8 bilhões de pesquisas usando o Google, segundo revelou hoje o instituto Nielsen/NetRatings. Isso dá ao Senhor das Buscas uma fatia de 55,2% do mercado norte-americano.

É seguido de longe pelo Yahoo!, que conseguiu 21,9% das buscas. A Microsoft/MSN não dá nem 20% do Google, amealhando 9% do mercado total.

Em maio, a situação se agravou (pelo menos, da ótica dos concorrentes do Google). Ok, é um outro critério, um outro instituto de pesquisa, uma outra metodologia. Mas, para sua informação, no mês passado, segundo a Hitwise, o Google respondeu a 65,13% das buscas feitas nos Estados Unidos. A empresa avalia o período de quatro semanas encerrado em 26 de maio.

Escrito por Rodolfo Lucena às 13h55

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

YouTube ganha versão brasileira

YouTube.com.br

O site de compartilhamento de vídeos ganhou hoje uma edição nacional. Com canais e informações em português, o YouTube brasileiro ainda traz em sua página inicial os vídeos em destaque em português.

França, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Espanha e Reino Unido estão entre as nações a ganharem versões especiais do site.

Escrito por Mariana Barros às 12h15

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Blogs do Pan

Meia bomba

De acordo com reportagem da Folha, publicada hoje em Esportes, os atletas brasileiros que participarão dos Jogos Panamericanos do Rio poderão atualizar seus blogs durante a competição, "mas serão proibidos de exibir fotos, vídeos e áudios do evento nas páginas".

O Comitê Olímpico Brasileiro já havia proibido totalmente a atividade esportivo-blogueira, mas mudou de idéia e permite que os diários sejam publicados com uma série de restrições. Feio, né?

Escrito por Juliano Barreto às 12h07

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Schmidt, do Google, já tem iPhone

Invejinha

Não é para meros mortais: o vídeo abaixo mostra Eric Schmidt, presidente do Google, com seu iPhone durante entrevista na semana passada. É que o infeliz é membro do conselho da Apple e por isso ganhou o aparelhinho antes do resto. 

Quem também já ganhou o seu iPhone (para testar) foi Walt Mossberg, colunista de tecnologia do "Wall Street Journal"; ele ainda não publicou sua avaliação.

Escrito por Paula Leite às 15h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

YouTube lança editor de vídeo

Mais que amador

O popularíssimo site de compartilhamento de vídeos lançou uma ferramenta on-line para dar uma garibada nas produções de seus usuários.

Trata-se do YouTube Remixer, que contém as funções mais básicas para edição de vídeos. Gratuito, o serviço fica aquém de opções como os programas Final Cut ou Windows Movie Maker.

Por outro lado, dá bem para o gasto se suas necessidades forem as de inserir textos, gráficos ou áudio nos clipes e pular de uma cena para outra.

Escrito por Mariana Barros às 14h58

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Google lança blog sobre políticas internéticas

Política segundo o Google

Na esteira das críticas crescentes, o Google revelou hoje seu blog que trata de políticas da internet; assuntos como privacidade, segurança on-line à infância e direitos autorais são tratados na página.

Segundo o post de hoje, o internauta não deve estranhar as datas de até dois meses atrás do conteúdo do blog. É que o site estava sendo anabolizado e aberto apenas para as pessoas da empresa.

Um detalhe curioso é o tamanho da blogosfera Google; o blog oficial do buscador diz que existem 53 sites desse tipo com a marca, sendo que 18 deles não são em inglês.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 14h50

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

E-mail é indispensável para ingleses

Doidos por mensagens

Metade dos ingleses não sobreviveria sem suas doses diárias de e-mail, constatou uma pesquisa divulgada pela BBC.

Entre os jovens adultos (25 a 34 anos), 50% disseram que não conseguiriam manter seu dia-a-dia numa boa sem as mensagens eletrônicas. E as mensagens são "vitais" para 44% da população de 35 a 44 anos pesquisada.

No geral, mais mulheres do que homens disseram que estariam "perdidos" se lhes fosse negado o acesso ao e-mail.

Com base na pesquisa, analistas acreditam que a nova onda entre os jovens adultos será o e-mail móvel. As gerações mais velhas aos poucos se acostumam às multiplas funções dos celulares e vão passar a empregá-los como ferramenta de trabalho, tal como o e-mail. Hoje os celulares usados com maior desenvoltura pela juventude.

Escrito por Rodolfo Lucena às 09h39

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Estúdios se irritam com YouTube

Demora

Estúdios de Hollywood estão perdendo a paciência com o YouTube, após o site prometer, há dois meses, que teria em breve um sistema melhor para filtrar o conteúdo protegido por direitos autorais.

Apesar de várias empresas, como a CBS e a Warner, terem feito acordos com o YouTube para exibir material protegido e receber parte da receita do site de vídeos, outras companhias estão achando que o YouTube está com má-vontade para filtrar o conteúdo, segundo reportagem do site Cnet.

Outras empresas estão indo diretamente à Justiça. Além da Viacom, que processou o YouTube e pede indenização de US$ 1 bilhão, empresas de conteúdo esportivo da Europa também abriram processo na semana passada.

Escrito por Paula Leite às 11h07

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Windows Home Server tem versão de teste

Uma só rede

A Microsoft colocou no ar ontem seu Windows Home Server, cujo intuito é ligar vários computadores domésticos em uma mesma rede, para que possam compartilhar conteúdos multimídia. Uma versão gratuita de teste com validade de 30 dias pode ser baixada aqui.

A versão oferece navegação facilitada e uma melhor administração do espaço de armazenamento, unificando o acesso a diferentes discos rígidos e tornando mais simples o processo de partição.

A edição final está prevista para ser lançada no final deste ano.

Escrito por Mariana Barros às 16h06

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

iPhone leva 915 mil à AT&T

Novos clientes

Segundo previsão de analista da Bear Stearns, a AT&T deve ganhar 915 mil novos clientes com o lançamento do iPhone, que só será vendido com plano da operadora.

Metade dessa gente virá de outras operadoras, segundo a projeção. A AT&T deve aumentar sua participação no mercado de 25% para 32% com o iPhone. Nada mal para um só modelo de celular, não é? Não surpreende que a Apple tenha tido tanta influência sobre a operadora na hora de desenhar funções para o iPhone.

Só para lembrar, o aparelho, apelidado de "Jesus Phone", chega no dia 29 de junho às lojas norte-americanas. No Brasil, ainda sem previsão.

Escrito por Paula Leite às 19h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vídeo do Microsoft Surface

Mãos à obra

O vídeo abaixo mostra Bill Gates brincando na engenhoca da Microsoft que promete: o Surface. Não é um computador de mesa, mas um computador que é a mesa.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 17h44

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Phishing do Admin

Falso Gmail

Repleto de erros de português, esse e-mail tenta assustar usuários do Gmail. Trata-se de um golpe, o link para baixar a suposta ferramenta contra vírus é, justamente, um programa malicioso hospedado em um site que nada tem a ver com o Google.

Escrito por Juliano Barreto às 13h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Empresa lança analisador de DNA pessoal

CSI delivery

Sabe quando você assiste "CSI" e o Gil Grissom pega um tubinho com sangue, o coloca no analisador de DNA sozinho, liga o treco e, alguns minutos depois, a impressora cospe um papel com os resultados, dizendo se fulano é o assassino ou não? Então, é tudo mentira. Na realidade, mesmo nos EUA, com sua polícia avançada, os exames de DNA muitas vezes levam meses, e é preciso esperar juntar dezenas de tubinhos para colocar a máquina para funcionar.

Mas você pode ter o seu momento Grissom em casa, pelo preço módico de US$ 15 mil. O aparelho acima, o Spartan DX Personal DNA Analyzer, portátil, processa até quatro amostras por vez e mostra os resultados em 30 minutos. Além disso, não é necessário ligar ao aparelho um computador ou uma impressora.

O Spartan DX, porém, não é aprovado nos EUA para analisar evidências em processos judiciais nem para fazer testes clínicos, podendo ser usado só para pesquisa. Mas isso não impede que você o use em casa para descobrir quem está deixando cabelos no ralo do chuveiro.

Para quem gosta da parte mais técnica, o que a máquina faz é uma PCR, ou reação de polimerase em cadeia. Depois é feita uma eletroforese em gel, que faz com que o DNA seja visualizado na forma de bandas. No Spartan DX, os resultados podem ser vistos na tela ou salvos em um cartão de memória.

Comprando até 30 de setembro, você ganha um iPod Nano grátis.

Foto: Reprodução

Escrito por Paula Leite às 18h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

enTREvisTah

O neo-internetês

 

 

Com 10 mil visitas em apenas 15 dias de vida, o conversor lingüístico Miguxeitor já virou um hit da internet nacional, ou melhor, “VIrow 1 HIt Dah NeT NACionau”. Criado pelo programador Aurélio Marinho Jargas, 29, o site transforma frases escritas em português para uma espécie de linguagem própria usada por internautas pré-adolescentes, o miguxês. Abreviações como o “vc”, para “você”, e “tb”, para “também” são consideradas arcaicas.
Na nova gramática, os usuários abusam das letras maiúsculas e abusam da multiplicação do xis e do agá. Jargas, que é autor do livro “Expressões Regulares - Uma Abordagem Divertida”(Ed. Novatec) identificou esses padrões e criou a ferramenta que pode fazer as pessoas normais falarem com seus amigos, migus e MigUxXxUxXx. Confira a seguir, uma conversa com o criador do Miguxeitor.

 

FOLHA – De onde surgiu a idéia do site?
AURÉLIO MARINHO JARGAS – Queria tirar sarro de um amigo meu que escreve desse jeito. Aproveitei um sábado de chuva, e programei o Miguxeitor.

 

FOLHA – Foi fácil assim? Você fez tudo em um dia?
JARGAS –
Sim, eu trabalho com identificação de padrões e expressões regulares. Visitei algumas comunidades do Orkut e identifiquei onde as mudanças são feitas e quais são as expressões mais usadas por esse público.

 

FOLHA – Haverá uma versão para fazer o contrário, traduzindo a linguagem dos pré-adolescentes em português correto?
JARGAS –
Não penso em fazer isso. Daria muito trabalho, e eu prefiro que essa garotada não seja entendida mesmo.

 

FOLHA – Você planeja ampliar o vocabulário do Miguxeitor?
JARGAS –
Já tenho pronto o Engripator, que vai traduzir as palavras como se estivessem pronunciadas por alguém com gripe. Já tenho outras idéias também nesta mesma linha, como fazer conversores para os sotaques caipira, carioca, paulista.

Escrito por Juliano Barreto às 10h19

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Second Life

Artes em SL

 

Se second life é celebrado pela criatividade e a liberdade que dá aos seus usuários (o tema do jogo é “Seu mundo. Sua imaginação”), claro que artistas voltariam os olhos para o mundo virtual. Richard Minsky, um artista plástico norte-americano, é um deles. Ele edita a revista Slart que fala sobre florescente mundo das artes no metaverso e converseu com o blog por e-mail.

FOLHA - Quais características em Second Life atraem os artistas?

RICHARD MINSKY - Second Life tem algumas características importantes que o torna diferente da vida real. Artistas podem facilmente fazer esculturas que desafiam a gravidade, que estão em escala monumental, que são fantasmas (vocês pode passar através delas, ou elas podem passar através de você), que são interativas de uma
forma que não funcionaria na vida real.

Um exemplo de arte interativa é um trabalho no código de programação, que quando você clica, ela anima seu avatar [personagem].

Eles podem expor seu traballho para uma audiência internacional, encontrar artistas ao redor do mundo e encontrar colecionadores que sustentem seu trabalho.

Um artista que eu conheço deixou seu trabalho diário para ser artista em tempo integral por que está vendendo muito arte da vida real por meio de contatos que ele fez em SL. Ele já fez exposições reais em alguns países por causa dos contatos feitos em SL.

FOLHA - Na sua revista, há um artigo sobre a questão da reprodutibilidade das obras. Quais problemas os artistas enfrentam em SL?

MINSKY - A questão “o que é uma edição limitada?” tem um significado diferente em Second Life. Eu escrevi dois editoriais sobre isso que teve muitas respostas de artistas e donos de galerias. Como reproduzir o trabalho (quais permissões a cópia ou o original vão ter). No blog Slart esses e outros assuntos como o roubo de propriedade intelectual são discutidos.

FOLHA - Artistas de países periféricos podem se aproveitar especialmente de Second Life?
MINSKY - Se eles não puderem ter um computador com uma boa placa gráfica e uma conexão de alta velocidade à internet, SL não está disponível para eles. Second Life ainda é para a elite tecnológica. Mas, dado essas condições básicas, artistas de qualquer lugar podem ter o mesmo acesso para o mercado global.

                                                   #######

Quem se interessa pelas artes em SL, embaixo vão alguns lugares com boas surpresas para conhecer. Para acessá-los, você deve ter o jogo instalado e colar os endereços abaixo em um navegador.

Galeria Um – exposição de reproduções de obras reais de artistas brasileiros
secondlife://Stheno/106/5/34

Vomit Comet no Zero Point – passeie entre túneis psicodélicos
http://slurl.com/secondlife/Kelham/164/75/502

Jardim de esculturas - Esculturas interativas visuais e auditivas
http://slurl.com/secondlife/Marni/220/199/23/

Entre dentro da escultura
http://slurl.com/secondlife/Marni/237/198/21

Passeie por uma torre dedicada às artes
http://slurl.com/secondlife/Limantour/227/172/50/

Toque instrumentos musicais exóticos
http://slurl.com/secondlife/Solaris/233/122/93

Escrito por Gustavo Villas Boas às 07h35

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Obras têm links na internet

Navegar é artístico

Na edição de hoje do caderno de Informática, estão apresentados obras e artistas ligados à arte eletrônica.
Abaixo, alguns dos links que levam a imagens e informações sobre seus trabalhos:

Gilbertto Prado
autor, entre outras, de
"Acaso30" - Instalação interativa
"Desertesejo" - Ambiente virtual multiusuário
"9/4 Fragmentos de Azul" - instalação interativa

Sandro Canevazzi de Abreu
Instalações
Projeto VOID

Outros trabalhos

Suzete Venturelli
Fluidos
Soprar
Vozes
Visita de alunos
(ver vídeo a partir de 4:30min)
"Gameart" hubbub
"Gameart F69

Escrito por Mariana Barros às 06h41

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mac OS é criticado por ter funções que já existem no Windows

Vista X Leopard

[Atualização: desculpas a todos, não sei por que sumiu o preço do Vista Ultimate. Agora já está corrigido.]

Depois de Steve Jobs anunciar algumas novidades que virão no Mac OS X "Leopard", que chega em outubro, uma blogueira do ZDNet, Mary Jo Foley, argumenta que não viu muita novidade em relação ao que já existe no Vista. Leia o texto aqui, em inglês.

Foley destaca como ponto positivo do Mac OS X o fato de que vai haver só uma versão dele e que vai custar US$ 129 (cerca de R$ 250), enquanto o Vista tem seis versões com preços entre R$ 299 (atualização do Home Basic) a R$ 989(versão "full" do Ultimate).

Já o Vista, quando foi lançado, recebeu o mesmo tipo de crítica: as novidades seriam copiadas da Apple, do Linux, do Google etc.

Eu já acho que o importante é o pacote, já que são sistemas operacionais: o que vale é qual dos dois funciona melhor e dá mais satisfação ao usuário a longo prazo, e não os recursos X, Y e Z e quem inventou primeiro. E você, leitor? Acha que Apple e Microsoft estão se copiando mutuamente? Ou acha que isso não importa, desde que os sistemas fiquem melhores?

Escrito por Paula Leite às 20h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Flickr no Brasil [2]

Descontinho

Quem comprou uma conta Flickr Pro e pagou em dólar, se deu mal. Com a recém-lançada versão em português, o portal Flickr passou a aceitar pagamentos em reais. Na conversão, os novos assinantes ganharão um descontinho interessante: os preços em reais são menores do que os em dólar.

São R$ 45.90, para a conta de um ano, e R$ 89.90, para a conta de dois anos. Quem paga em doletas tem que desenbolsar US$ 24.95 e US$ 47.99, respectivamente.

Escrito por Juliano Barreto às 16h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Flickr agora em português

Poliglota

O Flickr, a super-comunidade de fotos sob o guarda-chuva do Yahoo!, pode ser acessado, a partir de hoje, em sete idiomas além do inglês. A boa notícia é que o português está contemplado e, aparentemente, o português como é escrito no Brasil.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 13h45

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Leilão vende peças do Atari

Pac Man para chamar de seu

A empresa de leilões Southeby´s está leiloando peças da época de ouro do videogame Atari, de 1981 a 1983, como essa aí ao lado, do popularíssimo Pac Man.

Imagens de acetato, peças mecânicas, comunicados internos, diagramas de telas, caixas, manuais, rascunhos gráficos de personagens e cenários, entre outras preciosidades, compõem o catálogo são 2.000 itens da marca. 

É possível dar lances --e levar-- via internet. Mas, antes disso, é preciso fazer um rápido cadastro no site da empresa.

Confira abaixo a lista de títulos com itens à venda no leilão e aproveite para fazer um pequeno tour mental por sua adoscência.

Adventure
Air Sea Battle
Asterix
Asteroids
Backgammon
Berzerk
Bowling
Brain Games
Breakout
Canyon Bomber
Casino
Choplifter
Circus
Codebreaker
Cookie Monster
Counter Measure
Defender
Dig Dug
Dodge Em
Donkey Kong Jr.
Golf
Gremlins
Hangman
Haunted House
Homerun
Human Cannonball
Hunt and Score
Indy 500
Joust
Jungle Hunt
Kangaroo
Mario Bros.
Math Grand Prix
Maze Craze
Millipede
Miniature Golf
Missile Command
Moon Patrol
Night Driver
Othello
Outlaw
Pac Man
Pele Soccer
Pengo
Phoenix
Pole Position
Pong
Qix
Raiders of the Lost Ark
Real Sports Baseball
Real Sports Basketball
Real Sports Football
Real Sports Tennis
Robotron
Rubiks
Skydiver
Slot Cars
Slot Machine
Slot Racers
Soccer
Space Dungeon
Space Invaders
Space War
Starship
Steeplechase
Street Racer
Super Breakout
Super Pong
Super Pong Ten
Superman
Surround
Sword Quest: Earthworld
Sword Quest: Fireworld
Sword Quest: Waterworld
Video Chess
Video Olympics
Video Pinball
Warlord

Escrito por Mariana Barros às 12h35

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site recria Roma antiga

Mais bonito que Russell Crowe

Foto: Reprodução

Para provar que nem só com gladiadores boa-pinta se reconstrói Roma antiga, entrou no ar hoje o projeto Roma Reborn, ou Roma renascida.

Concebido pela Universidade da Virgínia, nos EUA, o site é resultado de dez anos de trabalhos de arquólogos, arquitetos e profissionais ligados à ciência da computação.

Clique por clique, é possível percorrer locais históricos como o Coliseu e olhar de perto cerca de 7 mil construções da época do imperador Constantino, como estruturas baseadas em arcos, além de acessar aquivos de áudio e de vídeo.

A simulação, que custou US$ 2 milhões, também permite que os internautas conheçam por dentro 30 obras arquitetônicas, como o senado e a basílica erguida pela imperador Maximus.

O projeto só fica mesmo devendo uma versão virtual de Russell Crowe.

Escrito por Mariana Barros às 17h57

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Apple lança Safari para Windows

De volta à ativa

Alguns dias depois de sentar junto com Bill Gates e falar sobre lembranças felizes de colaboração entre Apple e Microsoft, Steve Jobs voltou ao normal. Ele anunciou hoje o navegador Safari para Windows, que será concorrente direto do Explorer da Microsoft.

Jobs diz que o Safari 3, ainda em versão beta, carrega páginas duas vezes mais rápido que o Explorer. O programa é gratuito e pode ser baixado aqui.

Foto: Divulgação

Escrito por Paula Leite às 17h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Inclua calendários públicos na sua agenda

Tirando o atraso

O Google Calendar agora tem agendas públicas que você pode adicionar ao seu calendário, para manter-se a par de algum tema de interesse. Entre os calendários disponíveis estão as agendas de times de futebol americano dos EUA e programação de TV.

Vale lembrar que o Yahoo! Calendar tem função semelhante há tempos, com opções de agendas como a de eventos financeiros e a de esportes, que você adiciona à sua.

Foto: Reprodução

Escrito por Paula Leite às 16h54

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Teste os seus limites

Dedo no gatilho

Simples e legal: o jogo Fingerjig registra a velocidade com que você digita no teclado. O desafio é grande, pois as palavras aparecem em um ritmo acelerado e são em inglês, há abundância de construções com Y, H, W. As pontuações mais altas ficam registradas no site.

Escrito por Juliano Barreto às 10h42

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site dá dicas de games para encontros

Dividindo o joystick

Mais uma para os technosexuais: o site Nerve.com, através de Peter Smith, deu dez dicas de jogos de videogame que podem ser usados em um encontro a dois. Não é nada como o jogo com controles bastante alternativos mostrados aqui, mas a lista é curiosa.

Um exemplo do humor de Smith: "Algumas das minhas relações mais próximas foram formadas por meio de games. Infelizmente, todas elas foram com homens, mas isso não significa que você possa ter um encontro com videogames, efetivamente."

Escrito por Gustavo Villas Boas às 10h11

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ainda o Google a (falta de) privacidade

Esqueletos no armário?

Informação e contra-informação se chocam no caso da baixíssima avaliação do Google na pesquisa feita pela ONG Privacy International sobre (des)respeito à privacidade dos internautas.

Ainda no sábado, quando lançou a pesquisa, a ONG denunciou em seu site de que pessoas ligadas ao Google estariam fazendo uma campanha para desacreditá-la. A ONG teria conflitos de interesse e não poderia ter feita tal pesquisa, pois pessoas em sua diretoria seriam ligadas à Microsoft (que, como se sabe, é a grande rival do Google).

Ontem, o presidente da Privacy International divulgou carta aberta ao presidente do Google, Eric Schmidt, discutindo a questão e solicitando um pronunciamento oficial da empresa.

Vamos ver se o Google se manifesta.

Escrito por Rodolfo Lucena às 09h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Google agora é o vilão

Face oculta desvendada?

O Google não se cansa de receber elogios da mídia e de aparentar ser o maior bom-moço do mundo da tecnologia. Mas você e eu sabemos quem nem tudo é o que parece. Já surgiram vários dossiês condenando práticas comerciais e critérios de uso do mecanismo de busca pela empresa.

Até mesmo um livro em geral elogiativo, como "The Search", de John Baltelle, traz restrições a algumas ações da empresa.

Ontem, um grupo de defesa da privacidade dos cidadãos divulgou uma pesquisa dizendo que o Google é a pior das empresas analisadas no que se refere á proteção da privacidade dos seus usuários.

Ao contrário, afirma a Privacy International, que tem em sede em Londres, o Google faz contínua e ampla fiscalização das atividades on-line dos consumidores e apresenta clara hostilidade aos defensores da privacidade.

Nenhuma das 22 outras empresas analisadas recebeu avaliação tão baixa. Entre as fiscalizadas pelo grupo, estavam o Yahoo!, a Microsoft e a AOL.

Ainda que várias tenham práticas que podem ferir a privacidade dos internautas, nenhuma chegou ao nível do Google, de "representar uma ameaça endêmica à privacidade".

A empresa respondeu dizendo que, ao contrário, protege a privacidade de seus usuários. No ano passado, por exemplo, enfrentou e derrotou na Justiça norte-americana uma solicitação do Departamento de Justiça para que fornecesse informações sobre milhões de buscas feitas por seus usuários.

A empresa afirmou estar desapontada com o relatório do Privacy International, afirmando que o trabalho é baseado em interpretações erradas dos serviços do Google. E lamentou que a pesquisa viesse a público antes que a empresa pudesse discutir o assunto com a ONG.

A Privacy International, por seu lado, informou que procurou, sim, o Google para que a empresa esclarecesse as questões, mas não obteve resposta.

Mas os problemas do Google não ficam apenas no disse-que-me-disse. A Comunidade Européia está fazendo uma investigação para verificar se a empresa respeita as leis européias de defesa da privacidade.

E nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio avalia se a compra da DoubleClick não fere a lei antitruste. Além disso, três ONGs de defesa dos interesses dos consumidores estão tentando obter do governo ordens para que o Google modifique algumas de suas práticas em relação á privacidade dos internautas. As preocupações cresceram depois do negócio com a DoubleClick, pois a empresa fiscaliza o comportamento dos internautas e mantém registros das rotas navegadas on-line.

Escrito por Rodolfo Lucena às 15h06

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

YouTube chegará aos celulares

Vídeo de bolso

Steve Chen, co-fundador do superpopular site de compartilhamento de vídeos, afirmou que, a partir do ano que vem, o YouTube estará disponível nos celulares dos habitantes de várias partes do mundo.

Os clipes poderão ser vistos por todos os que estiverem em trânsito: produções de 30 a 60 segundos seriam assistidas por usuários de ônibus e metrô, enquanto filmes de até 10 minutos contemplariam os usuários de trens.

Segundo Chen, o avanço das tecnologias de internet levarão os sites para uma nova fase, com conteúdos aprimorados e maior mobilidade.

Escrito por Mariana Barros às 09h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Como evitar uma praga de e-mail

Cinco dicas

Manoel Netto é consultor web e autor do blog Tecnocracia. Recentemente ele colocou no ar o Balela, site que, como o nome antecipa,é uma biblioteca com os chatos e-mails/spams que tentam lubridiar o internauta para instalar programas nocivos nos computadores e reúne alertas para evitar cair no conto do vigário. Veja abaixo cinco dicas que Netto dá para não ser pego nas armadilhas da internet. Os grifos são meus:

1. Premissa básica e essencial: tenha sempre um bom antivirus instalado, ativo e atualizado. A maioria dos sotwares possui proteção para e-mails e alertas de mensagens suspeitas.

2. Nunca clique em links de e-mails sem conferir muito bem o destino do mesmo. Links falsos podem confundir o usuário, fazendo parecer que direcionam para um domínio de empresa confiável. Se o link começar com números, contiver "@" ou ":", tem grande chances de ser fraudulento.

3. Todo mundo tem amigos que gostam de repassar mensagens com arquivos aparentemente inofensivos em anexo. Os criminosos virtuais sabem disso, e abusam da curiosidade alheia enviando arquivos executáveis disfarçados, contendo softwares maléficos como vírus, trojans ou spywares. Atenção redobrada nos anexos. Nunca abra arquivos "exe", "com", "bat", "reg", "scr", "pif" entre outros. Se o tipo do arquivo for desconhecido, não clique para tentar descobrir. Ah! Sempre confirme com o destinatário sobre o envio de um arquivo anexo e do que se trata. Na dúvida, lixeira.

4. Desconfie ao receber mensagens fora do padrão - aquele seu amigo super-sério te enviando fotos de mulher nua - ou anúncios de empresas, ameaças, avisos extra-judiciais ou qualquer "comunicado". Mensagens legítimas irão possuir formas de identificação, como seu nome completo, seu id de usuário no serviço, seu e-mail cadastrado, o número do seu celular ou conta e principalmente, um meio de contatar o remetente. Não hesite! Ao receber um desses comunicados, confirme o envio do mesmo por telefone de preferência.

5. Chegou na sua caixa um anúncio seríssimo sobre um remédio proibido que pode causar câncer? Por favor, não o encaminhe a todos os seus amigos. Se você não tiver paciência de verificar se é verdade, encaminhe o e-mail para algum veículo de comunicação ou empresas de anti-virus. Se a mensagem for legítima, tenha certeza de que a divulgação por rádio, TV e grandes portais da Internet surtirá muito mais efeitos que espalhar o boato. Sim, na grande maioria das vezes é meramente um boato. Então, contenha a vontade de salvar seus entes queridos aumentando o tráfego de hoaxes [boatos] na rede.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h00

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Jogo on-line terá 'democracia'

Política virtual

O jogo Eve Online, em que pilotos de naves estrelares disputam o controle de planetas e sistemas solares, terá um comitê de jogadores eleitos democraticamente que supervisionará a empresa criadora do game.

Isso porque a companhia, a islandesa CCP, foi acusada por uma guilda, a Goonswarm, de favorecer outra, a Band of Brothers.

Os jogadores do comitê vão à Islândia regularmente para supervisionar as operações da empresa.

O Eve Online é uma exceção entre os MMORPGs (RPGs on-line multi-jogador massivos), porque todos os 200 mil usuários jogam no mesmo universo; geralmente, há cerca de 30 mil usuários on-line ao mesmo tempo. Em outros jogos, existem vários servidores, cada um com até 20 mil jogadores, e cerca de 5.000 on-line ao mesmo tempo.

E você, leitor? Acha que os jogos on-line precisam de maior controle por parte da comunidade? 

Escrito por Paula Leite às 14h46

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Jogo mede funções cognitivas

Desafiador

O jogo da Lumosity que, segundo o site, mede algumas das principais funções cognitivas é bastante divertido e curioso, além de difícil pacas. É daqueles testes de QI que vira e mexe aparecem na internet (ou seja, provavelmente não dizem nada de relevante), mas vale a pena para brincar um pouco.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 17h38

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Asus lança minilaptop

Guerra dos pequenos

Alguns dias depois de a Palm lançar o Foleo, uma espécie de laptop que complementa os smartphones da marca, a Asus lança o Eee PC. O minicomputador vem com tela de sete polegadas, pesa 890 gramas e tem um modo "fácil", que é um sistema operacional básico com foco em navegação na internet.

O computador também roda Linux ou Windows XP normalmente, diz a fabricante. Completam o pacote o Wi-Fi b/g, a memória de 512 Mbytes e o disco rígido de memória flash com até 16 Gbytes de capacidade. O Eee vai custar cerca de US$ 200, diz a Asus.

Foto: Reprodução

Escrito por Paula Leite às 17h18

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Spam no YouTube

Veja essa

A 'nova' moda do YouTube é para lá de irritante: spam! Para divulgar vídeos ou simplesmente ganhar audiência em outros sites, muitos usuários e empresas começam a usar o portal de vídeos do Google como desculpa para mandar e-mails não-solicitados. Você já recebeu um aviso desses? O que fez?

Escrito por Juliano Barreto às 16h27

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Soft de TV pela internet ganha upgrade

Quase lá

O Democracy, na  minha opinião o projeto de distribuição de TV pela internet mais avançado, chegou a versão 0.9.6. O buscador e tocador de conteúdo multimídia é em código aberto, permite que pequenas produtoras distribuam os vídeos --não controla o conteúdo-- e busca e faz downloads em vários sites, até mesmo sites de arquivos .torrent, ou seja, dá bastante liberdade ao internauta.

Uma das ferramentas mais interessantes é a possibilidade de transformar uma tag do YouTube em canal. Fazendo isso com a palavra Brasil, por exemplo, todos os clipes que entrarem no site de vídeos com essa marcação são baixados automaticamente para o computador do internauta. O programa ainda avisa quais conteúdos são novos e pode apagar os filmes depois de vistos ou depois de alguns dias que eles estão no computador.

Diferentemente do Joost, o Democracy faz download e exibe o conteúdo, não é para transmissão direta por streaming. O cardápio de canais é bastante variado: vai de animações e desenhos animados a filmes clássicos. São 16 canais em português.

A versão 0.9.6 é a última versão beta, ou seja, de testes. A próxima mudança mostrará aos usuários a primeira versão definitiva, que vai receber o nome de Miro 1.0.

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, o programa já foi chamado pela revista "Wired' como "o futuro da TV na internet".

Escrito por Gustavo Villas Boas às 14h04

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Folha Informática

Memória Importa


Andy Paul, CEO da Corsair, mostra pentes de memória

Na edição desta quarta, mostramos algumas das informações importantes para quem pretende comprar um dos computadores que figuram nas ofertas mais tentadoras. Faltou espaço para falar sobre a escolha do tipo de memória RAM que equipa as máquinas baratas, mas aqui vai o texto com algumas dicas.

Com Linux ou com o Windows XP, micros com 512 Mbytes de memória funcionam de maneira razoável. Com o Vista, mesmo nas versões básicas, isso não ocorre. Pensando no futuro, essa cena se repete. Os programas mais populares deverão ser mais pesados do que as suas versões atuais, e o mínimo de memória disponível deverá ser de, pelo menos, 1 Gbyte.


A boa notícia é que o consumidor não precisa comprar uma máquina com esse poder de fogo agora. É possível adquirir um micro com configurações mais modestas e fazer o upgrade depois. O detalhe que não pode passar despercebido é o tipo de memória usado pelo computador. Atualmente, o mercado já estabeleceu o DDR2 como padrão, mas ainda existem ofertas da versão anterior dessa tecnologia.

Além de ser mais lenta e amarrar o desempenho geral do sistema operacional, a memória DDR não é compatível com a sua sucessora. Assim, quem comprar uma máquina com a tecnologia mais antiga não conseguirá fazer a atualização facilmente, precisará trocar outros componentes e terá que gastar mais dinheiro.

Leia a matéria sobre eletrônicos baratos na edição desta quarta do Informática

Escrito por Juliano Barreto às 17h17

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Site elege camiseta anti-DRM

Clô digital

O site TorrentFreak lançou um concurso de desenho de estampas de camisetas anti-DRM. A minha preferida foi essa ai embaixo, mas no blog você pode votar (ou não, se apoiar os softwares que limitam os arquivos de aúdio e de filmes) em outros 39 modelos.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 16h34

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

iPhone chega em 29 de junho

Garanta já o seu

Em um alvoroço que promete ser digno de fãs de banda de rock esperando por seus ídolos na porta do hotel, consumidores norte-americanos já se preparam para encarar longas filas na porta das lojas AT&T Wireless. 

Será nelas que, em 29 de junho, os primeiros iPhones, da Apple, serão postos nas prateleiras. Dois modelos estarão disponíveis: de 4 Gbytes (US$ 499) e de 8 Gbytes (US$ 599).

Para adquiri-los, no entanto, será necessário contratar um plano da At&T (que não é boba nem nada). O custo de um plano típico é de cerca de US$ 60 mensais.

E US$ 5 bilhões deverá ser o montante embolsado por Steve Jobs depois de vender os 10 milhões de iPhones programados para o primeiro ano de vida do produto, que combina telefone celular, tocador iPod e acesso à internet.

Segundo um analista ouvido pelo jornal "USA Today", as primeiras unidades devem estar esgotadas já pela hora do almoço. A publicação, que prevê dias de balbúrdia por conta do esperado portátil, pergunta a seus leitores: com quanta antecedência você estaria disposto a entrar na fila para comprar o seu iPhone? Um dia? Dois? Cinco?

No Brasil, ainda não há previsão de lançamento do aparelho.

Escrito por Mariana Barros às 15h40

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Star Wars 30 anos

O Vader em você

Acordou com vontade de explodir uma galáxia e de enforcar subalternos?  Não se sinta mal, todo mundo vive dias de Darth Vader. Agora, em comemoração aos 30 anos da estréia de "Star Wars", Lord Vader foi homenageado com pinturas personalizadas em seu capacete . É um toque mais humano no vilão. 

Um blog de fãs da série divulgou a exposição, que tem ampla galeria no Flickr. Confira algumas das obras de arte.

Escrito por Juliano Barreto às 19h21

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Repetidor Wi-Fi usa energia solar

Espertinho

Esse não é um produto revolucionário, mas é uma ótima idéia. O repetidor Wi-Fi Meraki Outdoor pode ser comprado com um pequeno painel solar, que carrega o aparelhinho. Assim, o repetidor pode ser instalado do lado de fora de uma casa, por exemplo, sem a necessidade de uma tomada, para levar o Wi-Fi a casas e espaços vizinhos.

Funciona assim: você coloca um roteador Meraki dentro da sua casa, ligado à sua banda larga. O repetidor, do lado de fora da casa, espalha a conexão Wi-Fi para um raio de até 200 metros.

É uma boa idéia porque a instalação de um eletrônico do lado de fora da casa que precisa de uma tomada nem sempre é prática. Além disso, a idéia de aparelhos sem fio que não precisam nem de fio de energia é muito legal.

Foto: Divulgação

Escrito por Paula Leite às 19h16

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Filmes gratuitos contam a história do Ocidente

História na rede

O site Learner.org colocou em uma página 52 vídeos de meia hora que completam um pretenso documentário sobre a história do Ocidente --os filmes começam na origem do ser humano, passam por Egito, Roma, Revolução Industrial, entre outros temas, e acabam com os assuntos do futuro, que, no caso, são bastante atuais.

 Os vídeos, em inglês, são apresentados pelo historiador e professor da Universidade da Califórnia  Eugen Weber, e possuem 2.700 imagens do Museu Metropolitano de Arte, de Nova York, segundo o site.

A página traz, ainda, recursos para professores, como um programa de aulas.

Para acessar a página com os vídeos, clique aqui.

Escrito por Gustavo Villas Boas às 18h09

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Um amor de golpe

Trambique emocional

Atenção pombinhos e pombinhas! Tem gente por aí aproveitando o amor que está no ar para aplicar golpes. Acima, um exemplo de phishing que apela para o lado emocional. Além do ursinho fofo que aparece apertando um coração, o e-mail traz o link para download do suspeitíssimo arquivo kfgjdoefjsdkgjfdhgh00000df00ejkf0d00dfg00000fggd0.exe. O nome longo é usado para esconder a extensão, que revela a finalidade do documento.

Escrito por Juliano Barreto às 09h51

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Spam oferece milhões de e-mails por R$ 60

Endereços à venda

No mesmo dia em que o megaspammer americano Robert Soloway foi preso, recebi por e-mail um spam oferecendo 50 milhões de e-mails pela bagatela de R$ 60. Repare que dá até para receber um CD pelo correio com os e-mails (você nem precisa ter internet!). Veja reprodução de parte do e-mail:

Golpe? Ferramenta para spammers amadores? Venda legítima de mala direta? Não vou me arriscar a descobrir, mas o fato é que não é difícil espalhar mensagens sobre venda de Viagra ou sobre africanos pedindo ajuda para receber fortunas.

Em vários cantos da internet são oferecidas essas listas, que não são tão caras e são necessariamente grandes, já que você precisa mandar milhões de mensagens para pegar alguns incautos. Enquanto isso, a praga das caixas lotadas de e-mails inúteis continua.

Escrito por Paula Leite às 19h22

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Trambique social

Novo golpe do Orkut

Depois de dizer que o Orkut ia cobrar seus usários, os falsários estão espalhando e-mails que convidam os incautos a assumirem uma vaga de administrador do site. Aceitar o convite resultaria em poderes amplos e irrestritos para o usuário. Mas, quem tentar fazer o download do formulário terá uma surpresa desagradável.

 

Escrito por Juliano Barreto às 13h01

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

O Blog de Tec é uma extensão da cobertura sobre tecnologia da Folha. É produzido por Alexandre Orrico, Emerson Kimura e Rafael Capanema.

BUSCA NO BLOG


SITES RELACIONADOS

RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. � proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.