Software entrega notícias no celular

Noticiário a jato

John Goodall é um dos criadores do LiteFeeds (www.litefeeds.com), um software em Java para telefones celulares que exibe notícias que chegam via RSS. Você lê mais sobre o LiteFeeds na edição de hoje do caderno Informática. Ele falou à Folha, por e-mail, sobre o programa e sobre como é criar software para aparelhos móveis.

Folha - Por que você criou o LiteFeeds?

John Goodall - O LiteFeeds foi criado para prover um modo melhor de receber conteúdo personalizado em seu aparelho móvel. Os usuários não querem digitar URLs ou navegar páginas bagunçadas e lentas em um browser WAP. O Litefeeds é um jeito fácil e rápido de navegar. Você recebe só as últimas notícias e o software sincroniza com suas assinaturas [de RSS] on-line, então

Folha - Quais são as vantagens de criar software para celulares? E quais os problemas que você enfrenta?

Goodall - Não há vantagens :) Softwares para celulares são difíceis de criar e, por que cada telefone é único, é muito difícil garantir que o seu software vá funcionar em todos os celulares. Além disso, nem todas as operadoras permitem que o LiteFeeds se conecte diretamente à internet. É por isso que também criamos o LiteFeeds WAP, para o caso de o software LiteFeeds Java não funcionar.

Folha - Quais são as principais limitações de hardware que você enfrenta ao criar software para celulares?

Goodall - O hardware dos celulares é muito menos poderoso, então o software precisa ser criado de forma a ser muito eficiente e mantido simples, ou ele vai funcionar de modo ruim em aparelhos móveis e pode até "congelar" por causa de vazamentos de memória. Limitações de memória e de CPU são importantes.

Folha - A integração com outros sites como o del.icio.us e o Blogger atrai usuários?

Goodall - Sim, isso atrai usuários mais conhecedores de tecnologia, enquanto outros usuários podem não precisar desses recursos. Nós temos muitas funções extras como essas que nos diferenciam de outros serviços similares.

Folha - Quais são algumas das funções que vocês pretendem acrescentar ao LiteFeeds? Vocês recebem muito feedback dos usuários? Em caso afirmativo, o que eles mais pedem?

Goodall - Nós recebemos muito feedback, principalmente dos usuários de Blackberry e de Palm. Muitos querem integração mais próxima com o software nativo dos seus celulares. Nós planejamos adicionar recursos que aumentarão a integração com aparelhos específicos.

Folha - Por que você acha que as pessoas não usam seus celulares para acessar a internet com mais freqüência? Ainda há uma idéia de que ela é lenta e limitada?

Goodall - A internet móvel é lenta, muito cara e difícil de ser navegada e mostrada nas telas dos aparelhos. O LiteFeeds comprime, faz um cache e formata as notícias em RSS para que elas sejam rápidas, exibidas melhor, sejam fáceis de navegar e custem menos para o usuário.

Folha - Você acha que o uso de software em celulares vai crescer nos próximos anos?

Goodall - Sim, com certeza. Conforme o software melhora, os custos se reduzem e as pessoas se acostumam com seus aparelhos móveis, você verá um grande aumento na quantidade de dados que as pessoas consomem no celular. Isso simplesmente porque você pode consumir os dados em qualquer lugar e não precisa ficar amarrado em um grande desktop "geeky".

POR PAULA LEITE